terça-feira, abril 15, 2008

FUTEBOL FEMININO



É com imenso prazer que hoje inicio a minha rúbrica sobre Futebol Feminino.

Neste rúbrica abordarei, preferencialmente, o Futebol Feminino Português, uma vez que penso que assim será mais um passo para aumentar o conhecimento, de todos, sobre ele e consequentemente o seu desenvolvimento.

Várzea

2

2

Escola

1º de Dezembro

4

0

Boavista

Odivelas

3

3

Murtuense

O 1º de Dezembro, já campeão, venceu por 4-0 o Boavista, 2º classificado. Este resultado, embora nada tenha de supreendente, podia por em causa o 2º lugar do Boavista, não fosse o empate do 3º classificado, Várzea.

Com este empate o Várzea fica a 6 pontos de distância do 2º lugar, por sua vez o Boavista terá uma óptima oportinidade para garantir o 2º lugar quando no próximo jogo receber em sua casa o Várzea. Este duelo entre estas dua equipas, é mais definitivo para o 3º classificado do que para o 2º, uma vez que se o Várzea não ganhar fica arredado do 2º lugar.

A equipa do Escola, que tem vindo a baixar de rendimento na últimas voltas depois de um ínicio onde até empatou com o 1º de Dezembro, empatou 2-2 fora de sua casa, um ponto precioso para o Escola que vem duma derrota por 6-0. Este empate concerteza será motivador para esta equipa, que tem visto algumas atletas de fora, por estarem lesionadas.

Com um empate a três, num jogo em que muito se discutiu a arbitragem, o Murtuense, mantêm-se em 4º lugar com 1 ponto de vantagem sobre o 5º classificado.

O Odivelas, que ainda não desitiu de lutar pela manutenção no escalão máximo do Futebol Feminino Português, na próxima jornada terá vida muito complicada, uma vez que visita o 1º de Dezembro e caso o resultado não seja positivo, vê a descida de divisão concretizada.

Aliás, a próxima jornada, será decisiva para as restante equipas. Como já referido em cima, o 2º lugar vais estar em disputa no Boavista-Várzea, assim como o 4º lugar que pode estar perto de conhecer o seu dono, no jogo entre o Escola e o Murtuense.

Portugal na Europa...

A equipa do 1º de Dezembro será a única representante portuguesa nas Competições Europeias, e todos esperamos, para bem do Futebol Feminino Português que possam ter bons resultados.

Realmente a equipa do 1º de Dezembro tem que ser uma equipa, que tem que pensar mais à frente. E explico porquê. Com a qualidade das suas jogadoras e sem muita complexidade estrutural, seriam campeãs. Mas precisam de ser diferentes, para as Competições Europeias!

Dada a inferioridade das equipas Portuguesas em relação a esta equipa, o 1º de Dezembro necessita ter um jogo com muita largura, para depois conseguir ter qualidade na sua profundidade, para as suas avançadas, Edite e Carla Couto. Para isso, optam por um 4-4-2 clássico.

Com o título já assegurado, o 1º de Dezembro no jogo com o Boavista, alterou um pouco o seu sistema de jogo, para talvez, começarem a preparar a aventura Europeia.

Nese jogo, optaram por um 4-4-2 Losango, o que lhe trás configurações diferentes, preveligiam espaços diferentes e obrigam a uma mobilidade diferente.

Por exemplo, esta equipa no Campeonato Português não precisa de ter uma rápida resposta á perda da posse, assim como não precisa de ter uma transição ofensiva rápida.

Mas penso que será essencial terem isto bem assimilado para jogarem na Europa.

Mas as jogadoras não tendo este facto como PROBLEMA identificado no jogo, será que estão motivadas para melhorar, treinando, estes aspectos?

Só com subida de alguns patamares, por parte das restantes equipas, poderá o 1º de Dezembro evoluir, e fazer com que o nosso Campeonato evolua.

Sem comentários: