domingo, maio 24, 2009

Alemanha - A sensação afinal foi outra


Depois de uma primeira volta em que, surpresa das surpresas, o recém-promovido Hoffenheim conquistou o titulo de Campeão de Inverno, a segunda começa com a trágica noticia de que a equipa sensação perdera até final da época dois dos seus melhores jogadores, o seu cerebro do meio campo e o seu melhor marcador que também era melhor marcador da Liga, com 18 golos em 17 jogos.

Parecia que estava acabado o sonho de termos uma surpresa ou uma novidade como vencedor da Bundesliga mas a verdade é que apareceu do “nada”, o Wolfsburg, que andou sempre atrás de equipas como Hamburgo, Hertha Berlim e Bayern Munique, mas que teve uma recta final incrivel, subindo à primeira posição perto do final e aí se mantendo até ao fim.

No último jogo em casa frente ao Werder Bremen, bastava-lhes um empate, e se os seus adversários directos esperavam uma escorregadela puderam logo desanimar quando aos 15 minutos já venciam por 2x0, para um resultado final e 5x1.

Foi assim que pela primeira vez na história do campeonato alemão, antes e após a criação da Bundelsiga em 1963, que o Wolfsburg ganhou o titulo maior.

Aliado a esse facto ainda bateu o recorde de ter a dupla de atacantes com mais golos no campeonato numa só época Graffite 28 golos e Dzeko com 26 num total de 54. O anterior recorde era de 53, sendo que só a Gerard Muller couberam 40 desses 53 golos.

Eis a lista de todos os campeões alemães (sem contarmos com a Republica Democrática Alemã) num campeonato que começou em 1903 e que tem a curiosidade de ter o Rapid Viena como um dos seus vencedores na altura da II Guerra Mundial quando a Austria já tinha sido anexada ao território alemão:

Bayern Munique –21
Nuremberga –9
Schalke 04 –7
Hamburgo –6
B. Dortmund –6
Estugarda –5
B. Moenchengladbach –5
Werder Bremen – 4
Kaiserslautern –4
Colónia –3
VfB / Lokomotive Leipzig –3
Greuther Furth –3
Hertha Berlim –3
Viktoria Berlim –3
Dresdner SC –2
Hannover 96 -2
Karlsruher –1
Holstein Kiel –1
TSV 1860 Munique –1
Fortuna Dusseldorf –1
Eintracht Frankfurt – 1
Blau Weiss Berlim –1
E. Braunschweig –1
Rot Weiss Essen –1
Freiburg –1
Phoenix Karlsruhe –1
VfR Manheim -1
Rapid Viena –1
Wolfsburg –1


Será possível a revalidação deste titulo ou para o ano regressará a normalidade a este campeonato que este ano foi dos mais espectaculares de sempre?

Sem comentários: