quarta-feira, maio 20, 2009

Titulos na Ucrânia e Rússia


Na Ucrânia temos uma vez mais o grande campeão Soviético e Ucraniano de volta ao titulo. Dinamo Kiev.

Internamente o único adversário directo é o Shakhtar Donetsk (a minha equipa preferida) e que era o anterior campeão mas cedo se percebeu que seria uma corrida sem parceiro, uma vez que a equipa laranja andou a primeira parte da época numa tentativa de se reeencontrar.

Assim desde cedo o Dinamo Kiev ganhou uma vantagem que foi aumentando até chegar a uma vantagem que lhe permitiu gerir o campeonato até final, sagrando-se campeão. Já o Shakhtar vendo o campeonato desde cedo perdido centrou forças na Europa e chegou à final da Taça UEFA, tendo-a conquistado.

Um campeonato com apenas 18 anos de existência em que os vencedores são apenas 3 e por esta ordem:

Dinamo Kiev –13

Shakhtar Donetsk –4
Tavriya Simferopol –1


Parabéns ao Dinamo num campeonato cada vez mais emotivo, onde há várias equipas a aparecer e capazes de incomodar na Europa, mas dificilmente o titulo deixará de andar entre Dinamo Kiev e Shakhtar Donetsk pelo menos nos proximos 5 a 10 anos.

Na Russia, embora já tendo começado à pouco nova época, a última acabou em Dezembro e o campeão foi uma grande surpresa, o Rubin Kazan.

O Rubin Kazan nunca foi uma equipa grande seja na URSS seja na Russia, onde andou apenas pelos escalões inferiores, estando apenas na Primeira Divisão à seis anos, tendo já conseguido um terceiro lugar, e agora o titulo.

Andou desde o inicio nos primeiros lugares, tendo obtido a meio da época uma vantagem pontual muito grande sobre os perseguidores, que só viram o “perigo” já na segunda volta, tendo o CSKA Moscovo encetado brilhante recuperação mas infrutifera.

O treinador é Gurban Berdiýew, um Turquemene, que foi jogador e começou a sua carreira de treinador ainda no tempo da URSS. Andou sempre por equipas de divisões inferiores na Russia, e no Cazaquistão, tendo sido campeão no Turquemenistão (país onde nasceu), passando por ser seleccionador do mesmo país.

Em 2001 pega no leme do Rubin, ainda na Segunda Divisão, conseguindo o primeiro lugar e a subida em 2002, e é por isso o grande obreiro desta equipa revelação e sem duvida a sua maior figura, de tal modo que no “11 do Ano do Campeonato Russo” não figura nenhum jogador do clube, o que não deixa de ser uma grande imagem do clube que vale em absoluto pelo seu colectivo.

O campeonato da Russia também é recente com apenas 18 anos, e tem como vencedores os seguintes clubes:

Spartak Moscovo –9
CSKA Moscovo –3
Lokomotiv Moscovo –2
Alania Vladikavkaz –1
Zentih St. Petersburg –1
Rubin Kazan –1


Cada vez mais é um campeonato de grande emoção e interesse com várias equipas de várias cidades e regiões capazes de discutir o titulo.

Parabens ao Rubin por esta grande campanha, mas que dificilmente ganhará novo titulo, agora que as outras equipas já estão avisadas do seu poderio. Moscovo está pela primeira vez dois anos seguidos sem ter um campeão e sem o respectivo titulo, será este ano que voltará o titulo para a capital da Russia?

Sem comentários: