sexta-feira, maio 08, 2009

Uma vez mais vamos ter um campeão europeu da treta (Barcelona) na Liga dos Campeões!!!

Para quem ande mais ou menos distraído não sei se repararam que as duas competições de clubes da Uefa estão divididas da seguinte maneira, ( isto claro tudo “por baixo da mesa”) : A Liga dos Campeões será sempre disputada nas fases mais avançadas por clubes do Centro/Oeste europeus, e a Taça Uefa ou a nova Taça/Liga Europa será ou terá cada vez mais as grandes equipas do Leste na final ou a partir das fases mais adiantadas.

Isto porque o "Velho Poder Capitalista" do futebol europeu que tem e detém ainda grande peso na Europa conseguiu primeiro acabar com a Taça dos Campeões onde entravam e só todos os campeões de todos os países e modificar a ideia aparecendo uma Liga dos Campeões onde entram todos os grandes clubes da Europa Central/Ocidental, quase sem excepção, com países como Espanha. Alemanha, Itália e Inglaterra a colocarem 4 equipas nessa competição, entre outros países com 3, sendo que os países do leste normalmente só colocam 1 ou 2 e nos grupos acabam por se ficar quase sempre pelo 3º lugar que os beneficia com a tal ida à Taça Uefa.

A Taça Uefa que assim detém quase um recorde de clubes do Leste porque é preciso captar o dinheiro do "Novo Poder Capitalista“ e isso só sucede se os seus clubes chegarem longe, cada vez mais longe, começando a ganhar novamente esta competição.

Aliado a isto a Uefa ainda lhes concede a maioria da organização das finais destas duas competições para que cada vez mais o “novo dinheiro” entre em força nos cofres/bolsos da Uefa, ou de quem “vive” de cargos uefeiros.

Para quem não sabe decorre uma investigação sobre a campanha do Zénith na última Taça Uefa, porque afinal não é todos os dias que um Zenith despacha alguns clubes alemães com “uma perna as costas”, tipo Bayer Leverkusen ou Bayern Munique ( o principal jogo que está sobre investigação é o Zenith 4x0 Bayern Munique, e não é sobre o árbitro e sim sobre os jogadores alemães que recai a suspeita). Claro que vai ser mais uma a ser arquivada sem culpados.

Pergunta: Alguma vez alguma equipa do Leste ganhará a Liga dos Campeões? Duvido muito...

E quem viu muito bem isso foi o oligarca Roman Abramovich, fanático por futebol que sabe que se quizer ser vencedor da Liga dos Campeões terá de apostar numa equipa do Centro/Oeste Europeu... e assim surgiu como novo "manda chuva" do Chelsea.


Vamos então ao essencial deste artigo opinativo:

As “segundas” meias finais deste ano das competições europeias trouxeram-nos não só o pior da arbitragem como uma nova suspeição desta vez mais descarada de equipas que são empurradas para ganharem as provas uefeiras, ou para pelo menos chegarem o mais longe possível.

Para que saibam o que eu considero as “segundas” meias finais são o segundo jogo da Liga dos Campeões ( Chelsea – Barcelona) e o segundo jogo da Taça Uefa ( Hamburgo – Werder Bremen).

Assim e começando pelo jogo da Taça Uefa, há pelo menos uma jogada extraordinária. O Hamburgo perdia por 1x2 e obviamente era eliminado, mas eis que beneficia de um canto. Do canto a bola sobrevoa a área e o que vemos na imagem? Um defesa do Werder Bremen faz uma gravata a um jogador do Hamburgo empurrando-o até ao chão, mas a bola segue normalmente até à cabeça de um avançado da casa que marca e bem um grande golo de cabeça... Que faz o árbitro? Interrompe o jogo e marca falta, quando ainda se pensa que ele vai marcar pénalti eis que o que ele diz é que o jogador do Hamburgo que levou uma gravata até cair no chão fez falta...

O 2x2 dava a passagem ao Hamburgo que logo de seguida sofre o 1x3 que acabava com o sonho dos jogadores da casa...

Parabéns ao árbitro.

Agora o vergonhoso jogo da Liga dos Campeões:

Não é preciso dizer grande coisa porque todos vimos o que se passou em Stamford Bridge, durante o jogo.

Uma vez mais o Barcelona foi empurrado para a final, como tinha sido no ano em que ganhou a última Liga dos Campeões, onde até José Mourinho se queixou publicamente não só do jogo dele no Chelsea como do golo anulado ao AC Milan, nas meias finais, em pleno Camp Nou sem se perceber porquê... até hoje.

Eu, ao contrário de Guus Hiddink, não acho que a Uefa não queira outra final entre ingleses, o que está em jogo é algo chamado Bola de Ouro... Como é que a Fifa pode justificar o ir dar a Bola de Ouro ao anão argentino que joga no clube catalão, e que por acaso fez formação no Barcelona desde os 14 anos (esteve nos Newell’s da Argentina dos 8 aos 13 anos) ao contrário do Cristiano Ronaldo que passou por Andorinhas, Nacionais e Sportings até entrar já como sénior no Manchester United e que mesmo assim não consegue ser melhor que o madeirense em nada, nem a nivel individual nem colectivo, senão basta contar os titulos individuais e colectivos de cada um e até da preponderância de cada um na sua equipa.

Cristiano Ronaldo marca os livres directos e os penaltys da sua equipa e o Leonel Messi? Não!

Cristiano Ronaldo tem marcados golos decisivos? Sim, por exemplo o golo na final da Liga dos Campeões do ano passado ou este ano no Dragão que deu a passagem ao Manchester United.

Golos decisivos do Leonel Messi... Não me lembro de alguma vez ter visto um. Golos bonitos ou de fintas contra equipas como o Getafe vi alguns mas mais que isso não.

As duas equipas já se encontraram e já se defrontaram os dois jogadores? Sim. O Manchester United empatou a zero no Camp Nou e ganhou 1x0 no Old Trafford tendo-se apurado e sido Campeão Europeu!

Faço uma proposta, tirem o Henry e o Eto'o do ataque do Barcelona e vejam se o Messi "sozinho" ganha jogos como os ganha o Cristiano Ronaldo no Manchester United.

Por isso voltemos à grande questão. Quem é que tem mais merito até ao momento para ganhar nova Bola de Ouro? Qualquer jogador do Manchester United já tem como titulo deste ano o serem Campeões do Mundo de Clubes em Toquio, e os outros? E se o Manchester ganhar novamente a Taça dos Campeões e a Premiership vão dar a Bola de Ouro a quem que não alguem do clube inglês? E não quero dizer que entreguem ao Cristiano, pode muito bem ser ao Wayne Rooney ou ao Ryan Giggs, que fica bem entregue, por isso como justificaria a Fifa a Bola de Ouro que está preparada para o anão argentino?

Por isso aposto que o Barcelona será Campeão Europeu novamente e novamente cheio de treta como da última vez...

Parabéns à Uefa e à Fifa!!!

Já agora, só mais uma farpa. Portugal perdeu no Brasil um particular por 2x6 com Cristiano Ronaldo em campo, mas a Argentina perdeu um jogo de apuramento por 1x6 na Bolivia com o Messi em campo!

Ps: Se o Cristiano Ronaldo fosse brasileiro ganhava a Bola de Ouro 3 ou 4 anos consecutivos sem ninguém questionar as suas qualidades quase diáriamente!!!


Sem comentários: