quinta-feira, julho 24, 2008

A melhor jogada do mundo!

Segundo uma votação online, realizada por um site ingles, a defesa do guarda-redes colombiano, René Higuita, denominada "Scorpion Kick", ou Pontapé do Escorpião, foi considerada e votada pelos internautas a melhor jogada de sempre do futebol mundial.

Ficou inclusive, à frente de jogadas maravilhosas de Ronaldinho e de Cristiano Ronaldo, que ficaram por esta ordem no segundo e terceiro posto, com alguns dos seus famosos malabarismos.

René Higuita, que muitos alcunhavam de "El Loco", e outros diziam ser amigo pessoal de Pablo Escobar, o mais famoso barão da droga mundial - e chegou a ser preso por implicação num caso de rapto - era um guarda-redes que infelizmente ninguém parece querer imitar. Pode-se dizer que é de uma escola unica antes e após ele próprio, porque não há memória de nada no genero do que fazia este guarda-redes, nem antes dele nem após o semi-termino da sua carreira em 2005 quando acusou Cocaina num controlo anti-doping.

"El Loco" tem uma paixão intensa pelo desporto rei, que o levou a retomar a carreira em 2007 aceitando a proposta dos venezuelanos do Guaros de Lara FC, sendo que acabou de assinar o mês passado, um contrato com uma equipa habitual da primeira divisao colombiana, o Deportivo Pereira, isto com a idade de 41 anos, onde pensa retomar o seu posto na selecção nacional colombiana, que deixou em 1999, após 12 anos, onde o ponto mais alto foi o famoso "Ponatpé Escorpião" de 1995, e o mais baixo no Mundial de 1990, quando perdeu a bola perto da linha de meio campo para o camaronês Roger Milla que assim marcou golo numa baliza deserta. Conta ainda com três golos pela selecção.

Nunca foi um guarda-redes acima da média, apenas era espalhafatoso nas defesas ( e no corte de cabelo tipo cantor pimba rasca) e na sua "mania" de sair a jogar a bola com os pés desde a sua área até ao meio campo ou mais além. Contudo era um personagem que fazia com que qualquer adepto de futebol (como eu) ansiasse por ver jogos da sua equipa ou selecção, exactamente pela sua postura.

Porque não considerá-lo o guarda-redes do "futuro" em que todos têm papel activo no jogo? Dantes também não era normal os defesas subirem no campo, hoje em dia já são bem vistos os defesas que conseguem fazer jogadas e progredir no terreno ( relembro aqui o golo do Pepe contra a Turquia no Euro 2008).

Porque há-de ser o guarda-redes um mero "boneco" entre os postes, que só se mexe quando a bola ronda a sua area? Muitos guarda-redes começaram a despontar nos anos 90 como marcadores de livres e penaltys ( Rogério Ceny leva mais de 80 golos na carreira), quem sabe se no futuro não teremos guarda-redes a realizar e a concluir jogadas com golo? Muito futurista/fantasista? Também nos anos 50 ou 60 o eram os defesas a passarem o meio campo e agora há imensos defesas goleadores.

Seja como for René Higuita será sempre o ponto de partida e a referência para um guarda-redes do futuro na sua posição.

Podemos rever aqui a famosa jogada, ocorrida em 1995, num particular da Colômbia em Wembley contra a Inglaterra (1-1). Reparem em camara lenta que a bola é tocada exactamente no ponto de inflexão maior, ou seja, com os braços completamente esticados e com as pernas no maximo para trás, até nisso a jogada se torna fantastica de ver... e de ouvir.

Deixo-vos com as palavras do comentador inglês:

"Do you ever seen anything like that in your life, from a goalkeeper?"



" The most remarkable piece of goalkeeping i've ever seen. From the Master of the unpredictable."

Sem comentários: