segunda-feira, julho 14, 2008

Reconhecimento público

Olá a todos.

Várias pessoas já nos têm questionado sobre a "morte" do Futebol de Ataque, devido ao abandono que se tem sentido por estas bandas. Pelas mais variadas razões o que é um facto é que o Futebol de Ataque deixou de ser o espaço que outrora centenas de pessoas passavam diariamente para comentar, ler e até divulgar. Não importa agora discutirmos essas mesmas razões nem sequer pensar no que o futuro nos reserva. O Futebol de Ataque continuará a ser um espaço aberto para qualquer um dos seus membros colocar a sua opinião livre e aberta a críticas. Deixemos claro que não é nossa intenção encerrar o Futebol de Ataque, embora tenhamos a consciência que é muito complicado conseguirmos a actualização que tínhamos há um ano atrás.

Podemos também dizer que é graças a artigos como o que passamos a transcrever, escrito no Jornal "Jornada", que nos fazem ter força para continuar a ter este nosso espaço. Ao autor do artigo, João Mesquita, o nosso muito obrigado pelas palavras elogiosas. Aos nossos leitores (os que ainda existirem), um muito obrigado por ainda passarem por aqui.

Até breve!

In Jornada
"Já passou pelo "Futebol de Ataque"?
Um blog plural que não pode desaparecer


Muitas vezes se criticou aqui o recurso ao anonimato por parte de muitos bloguistas. O dever número um de quem acha ter alguma coisa a dizer a mundo é dar a cara. Por isso, o primeiro elogio devido ao blogue desta semana, o Futebol de Ataque, prende-se com a completa identificação dos seus autores.

No caso em análise, eles, os autores, nem se limitam a dizer-nos o nome. Entre vários outros elementos, confessam-nos a sua simpatia clubística. A nacional e, até, a internacional. O que tem uma vantagem extraordinária, num meio em que a opinião é quase tudo: o leitor sabe exactamente de que ponto de vista parte o escriba.

Sem que ninguém lho tivesse pedido, aliás, os nossos "atacantes" vão ainda mais longe: informam-nos que muitas das suas crónicas sobre jogos correspondem à "opinião portista",ou à "opinião leiriense", ou à "visão boavisteira". O que, num domínio em que, frequentemente, se tenta vender "gato por lebre", quase corresponde a uma lição de ética.

Esta assumida exposição pública dos bloguistas permite-nos, ainda, chegar a outras conclusões interessantes, todas elas positivas. Desde logo, a de que o "Futebol de Ataque" (http://futeboldeataque.blogspot.com) é um blog plural. Dos seus seis fundadores - um dos quais entretanto falecido -, dois são do FC Porto, outros dois são do Benfica, um é do Sporting e um último é do Estrela da Amadora.
Tal pluralidade aumenta se analisarmos a filiação clubística da vintena de opinadores "residentes". Entre eles encontra-se gente do Estoril-Praia, do Marítimo, do União da Madera, do Guimarães, do Varzim, e - quem adivinharia? - do CRI (Clube Recreio e Instrução) de Alhos Vedros, do Santar e do Pampilhosense. Resultado: tal como a quantidade de colaboradores permite o tratamento de uma extensa lista de assuntos, que vão desde o futebol jogado nos países do Leste europeu até ao Futsal, essa diversidade de simpatias viabiliza, de modo que julgo não ter paralelo em blogues do género, o acompanhamento de desafios da principal Liga portuguesa um pouco por todo o país.

Se a isto acrescentarmos os três bloguistas brasileiros que, como está bom de ver, se ocupam do futebol na terra do presidente Lula da Silva, verá o leitor como o pluralismo tem, realmente, muitas vantagens... Será difícil de atingir, não duvida quem percebe a trabalheira que dá encontrar tanto e tão disponível "pessoal". Mas lá que é compensador, isso parece evidente.

Mais três palavrinhas. A primeira, para enaltecer o número de mulheres que participam no blogue. Entre fundadoras e "estrangeiras" (aí está outra coisa que dificilmente saberíamos se imperasse a regra do anonimato), são cinco. O que, não consentindo que se fale em paridade, dá, mesmo assim, para comprovar como é antiquada - se é que alguma vez não o foi... - essa ideia de que o futebol é coisa de homens.

A segunda palavra serve para registar a componente afectiva que perpassa todo o "Futebol de Ataque". Logo na página inicial do blogue que diz nunca jogar para o "zero-zero", presta-se tributo a Daniela Godinho, publicando uma fotografia da fundadora falecida há dois anos. Uma consulta mais aturada, permite ler a carta que ela deixou aos companheiros, quando sentiu que a morte se aproximava. E ver algumas das crónicas que escreveu, as últimas das quais sobre o Europeu de futebol feminino de 2005, ganho pela Alemanha. Assim se humaniza um meio que, pelas suas próprias características, tem um perigoso lado impessoal.

Finalmente, anote-se a singularidade de peças como "Referências estrangeiras do nosso futebol", "Crónica cor de rosa" ou "Tribunal Atacante". Uma são mais conseguidas do que outras, mas, mesmo assim, não se assuste o leitor: a segunda é, apenas, uma prosa inocente e bem humorada; a última não pretende julgar ninguém, mas tão-somente analisar alguns casos de arbitragem (e não só).
Tudo somado, seria uma pena que este blogue desaparecesse. A atender à falta de actualização de várias rubricas, ele parece estar a atravessar uma crise. Mas o "post" mais recente que li - uma crítica, esta bem actual, ao dirigismo desportivo - permite acalentar a esperança de que, provavelmente ao contrário do país, os piores tempos já lá vão. Oxalá continuemos a ter "Futebol de Ataque" por muitos e bons anos, porque não são assim tantos os blogues do género com as qualidades deste."

Sem comentários: