sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Considerandos...

Mais uma vez os jornais e as situações do futebol não me deixaram "descansar", e assim recolhi mais algumas noticias que mereceram alguma da minha atençao, esta semana.

Comecemos por Jokanovic, treinador do Nacional, que a semana passada no final do jogo Nacional x Vitória, foi a correr ao banco adversário gesticular à frente de Manuel Cajuda, treinador dos minhotos.
Segundo parece, ir a correr para o adversário e gesticular à frente dele é uma atitude de lesa patria, uma vez que para já e sem se apurar nada o treinador foi suspenso por 45 dias. Nem imagino se começassem a fazer o mesmo com os jogadores que fazem o mesmo ao àrbitro ou aos auxiliares, quando não gostam de uma decisão.
Pergunto eu, na minha ignorâcia, mas que raio fez o Jokanovic para levar 45 dias de suspensão? Foi da corrida? Foi do gesticular? Foi do mau hálito para cima do Cajuda? Gostaria de ser elucidado nesse ponto, por quem de direito.
Gostaria também de saber ( e nesse caso acho que deviam por um colete de forças ao treinador do Nacional) se nao se terá passado nada nos encontros anteriores, entre as duas equipas, com o Manuel Cajuda e o Jokanovic, porque se nada aconteceu é óbvio que o sérvio está demente.
Por sinal, li que o Cajuda lhe tinha dito que lhe partia a cara, mas pelos vistos fui só eu e o Jokanovic e como tal o Cajuda não merece 1 minuto sequer de suspensão, e no fim somos todos malucos...


Passemos para António Oliveira, que cada vez mais surpreende os sócios do clube do qual é presidente, e mais uma vez surpreende pela positiva. Não tendo chegado o dinheiro da trasnferência do Tiago Gomes, até ao dia aprazado, o próprio se deslocou de carro a Espanha na tentativa de resolver a questão, ou trazendo o dinheiro ou trazendo o jogador... Se duvidas houvesse quanto à maneira como um presidente do clube deve funcionar para um clube, ou dar de si a um clube, acho que esta é apenas mais uma, e só merece que lhe bata palmas. Mais uma vez digo que, ainda bem que não temos um presidente que só perde uma hora por dia com o clube, senão uma hora de carro de Lisboa a Espanha não chegava e ficava pelo caminho... assim como o clube fica quando no inicio da época se candidata a ganhar tudo.


A noticia ou a frase idiota da semana, acabou por ser a de José Peseiro depois do Panathinaikos, o qual é treinador, ter empatado a 0-0 em Glasgow frente ao Rangers.
A frase reporta que Peseiro disse preferir ter perdido por 1-2 do que empatar 0-0. E eu pergunto, qual é a diferença? Empatando a zero ou perdendo por 1-2 não equivale a ter de se ganhar em casa por 1-0 nas duas situações? O empate a 1-1 nas duas situações não elimina a equipa na mesma? E já agora não é preferivel empatar em casa do adversário, transmitindo com isso mais confiança à sua equipa e desânimo ao adversário? Ou se calhar os gregos deviam era pensar noutro treinador para o comando psicologico da equipa porque a ver pelas suas palavras, ou ele é muito bom tacticamente ou... faz o que fez no Sporting e que a cada derrota por 0-3 dizia que a equipa estava cada vez melhor.


Seguimos com um exemplo de jornalismo mentiroso ou de gajo com cunha para estar onde está. Senão vejamos o que diz Alexandre Pereira na pagina 19 do Jornal A Bola de ontem, na sua coluna de opiniao "Incomestível": "O Egipto cancelou os desafios de jovens com a Dinamarca devido às caricaturas de Maomé. Nos Jogos, aposto, não devem poder falar."

A verdadeira noticia é que a federação egípcia cancelou os jogos contra a Dinamarca porque não se responsabilizava pela segurança dos dinamarqueses no seu território, até porque estamos a falar de um país muçulmano (com as suas condicionantes) e não num pais religiosamente tolerante. Portanto é dificil prometer ou comprometer a segurança, quando qualquer um dos milhões de cidadãos do pais, pode ser um potencial suicida bombista. Assim evita-se uma possível desgraça, e mais vale prevenir que remediar.
Das duas uma, ou o jornalista em questão não se inteirou com cuidado e na totalidade da noticia e com isso é um mau jornalista ou não conhece a realidade de um país muçulmano, e é um mau jornalista, ou então sabe disso tido e resolveu inventar, e é um mau jornalista. Portanto, ou é um mau jornalista, ou é um mau jornalista, ou é um mau jornalista... E induz de proposito ou indirectamente os leitores em erro.

E depois há aqueles que acabam os cursos de jornalismo, e não têm lugar em lado nenhum, porque estão "tapados" por estes pseudo-jornalistas.


Passamos para piadas de mau gosto que se escrevem nas partes humoristicas dos jornais, e a de hoje sexta-feira no jornal Record.
Numa fotografia, um jogador do Sporting (que não me lembro quem seja) corre lado a lado com o Stojkovic, (g-redes sérvio), e pergunta-lhe se ele não se incomoda com a independência do Kosovo. Ao qual o sérvio responde que só se incomoda com as decisões do Paulo Bento.
Isto é humor badalhoco, uma vez que o Kosovo e a Sérvia e o resto do mundo, pode não ser nada de importante para quem escreveu esta piada de muito mau gosto, mas para alguém que tem familia e nasceu na localidade e está na iminência de viver uma nova guerra civil ou genocídios indescriminados, é uma falta de consideração muito grande, para não dizer pior. Urge acabar com piadas deste tipo, até porque não me parece ter piada alguma, pelo contrário.


Queria agora falar de Joseph Blatter o tal que diz que é presidente da FIFA, mas parece perceber pouco de futebol, ou estar mais interessado no dinheiro que ganha (por dentro e por fora) com a escolha dos locais para organizar grandes torneios.
Diz este senhor que, se o governo espanhol, nao muda a lei que obriga as federações do seu pais a irem eleiçoes de imediato, porque não se apuraram para as competições olimpicas, ele prórpio em 6 horas impede os clubes e selecções espanholas de jogarem provas oficiais.
Aqui há duas questões importantes a reter. Primeiro, a Fifa criou as leis que criou e só é filiado quem quer e porque as aceitou. Segundo eu sendo um governante não me posso rebaixar a uma qualquer entidade não governamental, ainda por cima estrangeira.
Portanto acho que aqui não há muito a fazer ou a dizer, o governante tem de cumprir o que manda a lei do meu pais, caso contrário se se rebaixa a esta organização então vai rebaixar-se a todas as que quiserem, ou ameaçarem com o que quer que seja, e abre-se um precedente perigoso.
Sendo presidente da Fifa tenho que cumprir o que manda a lei da Fifa e excluir a Espanha das competições, mas sem fazer alarde despota de "ou voces mudam a lei do pais ou eu tiro-os daqui", até porque me parece uma ingerencia completamente fora do contexto, eu presidente de uma entidade qualquer pôr e dispôr da governação de um pais qualquer. Há pessoas que o poder lhes sobe à cabeça de uma maneira... digamos que esquisita.


Vem ainda hoje no jornal Record, a velha glória do Sp. Farense, Pitico, que à parte dizer que foi prejudicado pelo clube algarvio, e o ainda jogar com 44 anos, no São Marcos, ainda diz que não percebe como é que certos jogadores não vingam nos clubes grandes, até porque não teem nada a perder. E a verdade é essa, não percebo como é que um jogador é muito bom num clube e chega a outro e joga péssimamnte, fica nervoso? afinal não presta? Nervoso com o quê? Quando muito dispensam-no e volta a jogar no clube que lhe deu realce e torna-se uma estrela e amado por esses adeptos, tipo o Bock do Freamunde. Não presta? então mas dantes no clube dele marcava 20 e tal golos por época, porque é que agora só marca 3 ou 4 por época e quando remata o faz para fora em vez de rematar para a baliza, e aqui temos como exemplo o Anselmo do Estrela Amadora?
Estas são questões que muito estranho num jogador qualquer que é a maior vedeta de um clube e chega a outro e não vale um décimo... sinceramente e estou como o Pitico, não percebo.

Por fim deixo-vos a frase da semana da autoria de ... voces sabem de quem é que eu estou a falar: " Preferia ter perdido este jogo por 1-2 do que empatar 0-0".

Sem comentários: