sábado, fevereiro 09, 2008

Futebol Feminino Ano III Nº5



Selecção Nacional A supostamente de Futebol de 11

A seleccionadora Mónica Jorge convocou 18 jogadoras para os jogos com a Eslováquia(Rio Maior, dias 16) e Ucrânia(Abrantes, dia 21) a contar para a qualificação do Campeonato da Europa de 2009 na Finlândia. Como já é habitual lá estão as jogadoras de Futsal. Destaque também para o facto de terem sido somente convocadas 18 jogadoras para uma jornada dupla. Esperamos que não existam lesões ou castigos!!!

Eis a lista de covocadas:
C.P.Martim: Carole Costa;
Escola F.C.: Neide Simões;
FC Puebla: Kimberly Brandão e Sónia Curvelo;
I’R: Ana Rita e Liliana Martins;
NJ WildCats: Lissette Brandão;
Prainza Zaragoza: Emily Lima;
S.C. Maria da Fonte: Mélissa Antunes;
S.U. 1.º Dezembro: Ana Valinho, Carla Couto, Edite Fernandes, Inês Borges, Sílvia Brunheira, Sónia Matias e Tânia Pinto;
U.A.C. Lagos: Cláudia Neto e Jamila Marreiros.

Portuguesas lá por fora:
Começamos hoje uma nova secção na rubrica Futebol Feminino. Em colaboração com Frank Cunha do Talksoccer.net vamos procurar dar a conhecer jogadoras com Nacionalidade Portuguesa a jogar lá fora(essencialmente América do Norte). Uma vez por mês será dado aqui destaque a uma jogadora. Começamos com Amanda Costa.


Nome: Amanda Costa
Idade: 19 anos
Localidade: Katonah, N.Y.
Posição: Meio Campo

Filha de Adelaide Costa(Portuguesa) e de Rui Costa(Moçambicano), Amanda foi uma surpresa, pois logo no primeiro ano chegou à final do campeonato Universitário. Apesar da paixão pelo futebol, Amanda tem-se também evidenciado por ser uma excelente aluna.

As meias-finais do campeonato Universitário foram transmitidos em directo pela cadeia ESPN e fiquei admirado pela sua juventude e pelo seu talento. Amanda poderá representar a selecção Portuguesa ou a selecção dos EUA. Já integrou a selecção de sub-17 dos EUA, e actualmente foi convocada para as sub-20, mas neste momento ainda poderá ser opção para a selecção Nacional.

Deu nas vistas pela equipa do Sommers High School, jogou pelo Arsenal NJ, onde venceu a Taça do estado. Representou ainda o Quickstrike FC, pelo qual chegou às meias-finais em 2007.

Já no final do ano de 2007, Amanda Costa foi votada como a jovem “freshmen” do ano pela Universidade Florida State.

Espera-se muito do segundo ano e a seleccionadora Mónica Jorge já tem estes dados sobre a jogadora, ficando a faltar fazer o trabalho fora das quatro linhas. O futuro é risonho.

Isto só mostra que temos qualidade, mas e preciso dar condições às jogadoras, que é isso falta ao nosso futebol feminino em Portugal. Elas seriam tão boas como os nossos craques de futebol masculino.
Frank Cunha


Campeonato Nacional Feminino – 1ª Divisão
14ª Jornada

1º Dezembro – Várzea 2-0
Odivelas – Escola 1-0(ver comentário ao jogo)
Boavista – Murtoense 3-1

A 14ª jornada do campeonato trouxe uma enorme surpresa. O Odivelas conseguiu finalmente vencer. Na recepção ao Escola a equipa que ocupa o último lugar venceu por 1-0. Este resultado prolonga a má sequência da equipa de Viseu, que não vence desde a jornada 9, curiosamente 9-2 ao Odivelas e nas últimas 5 jornadas apenas conseguiu 1 ponto.
Nos outros jogos não existiram surpresas. O 1º Dezembro venceu e está cada vez mais próximo de renovar o título, enquanto o Boavista conseguiu a habitual vitória caseira(com excepção para os jogos com o 1º Dezembro).

Próxima jornada: 15ª – 10/2/08
Escola – Boavista
Várzea – Odivelas
Murtoense – 1º Dezembro

2ª Divisão Nacional – Fase Final – 3ª jornada
Ponte Frielas – Albergaria 2-0
Avintes – Beira Mar de Almada 1-3
Oliveirense – CP Martim 2-2


Inglaterra
(Tesco Women’s Premier League)

Birmingham - Leeds 2-3
Blackburn - Arsenal 1-3
Bristol - Everton 1-3(Veja o vídeo)
Chelsea - Doncaster 3-4
Liverpool - Cardiff 2-0

Até para a semana

Sem comentários: