sexta-feira, fevereiro 01, 2008

MakuGula


A contratação de Ariza Makukula marca indubitavelmente o mercado de inverno da presente época. O Benfica precisava de reforçar o sector atacante da equipa, dadas as exibições irregulares dos seus homens mais avançados (apesar de tudo, Cardozo apontou 7 golos na Liga, e Nuno Gomes 6...). A falta de um extremo-direito de qualidade foi notória durante toda a 1ª volta: Maxi Pereira não tem velocidade para o lugar, Di Maria só rende na ala esquerda, Nélson ou Luis Filipe (este último ainda estou para saber como veio parar à Luz - não seria melhor apostar num jovem???) estão rotinados à defesa, Rui Costa ou Nuno Assis são médios ofensivos centro / nº 10 e ponto final. Depois de gorada a contratação de César Delgado, o Benfica parece ter ignorado a grande lacuna na ala direita e decide avançar para a posição mais avançada do terreno, garantindo Makukula no penúltimo dia de inscrições.

A forma actual do ponta-de-lança luso-congolês não está em causa (7 golos pelo Marítimo, estreia na Selecção, ainda por cima com um golo importantissímo, frente ao Cazaquistão) e as suas qualidades são evidentes: excelente jogo-de-cabeça (qualidades que faltam a Cardozo, Nuno Gomes, Mantorras, Bergessio, etc), boa presença na área, muito difícil de marcar, remate forte e espontâneo... Mas será que o Benfica fez bem em gastar 4 milhões (3.5 para o Sevilha e 0.5 para o Marítimo, segundo consta) num só jogador (esquecendo Sepsi, pois falo apenas em atacantes), ao invés de contratar um extremo-direito de qualidade, capaz de municiar bolas para Cardozo (a subir claramente de forma) ou Nuno Gomes?

Estamos perante "uma faca de dois gumes". Por um lado, o clube da Luz fica com 3 avançados de grande calibre (dois deles poderão estar no próximo Europeu a representar a nossa selecção), com Makukula a destacar-se por ter características que Cardozo e Nuno Gomes não possuem, por outro lado, a ala direita continua frágil e a precisar de sangue novo.

A minha esperança, também partilhada por alguns membros do Futebol de Ataque, é que Camacho aposte nos juniores (será mais fácil agora, com o plantel mais reduzido), e que o jovem Coelho, emprestado pelo Inter ao Benfica, tenha a sua oportunidade na equipa principal.

Sem comentários: