sábado, fevereiro 02, 2008

Futebol Americano - Super Bowl XLII

Hoje não vou escrever sobre o nosso futebol, escrevo sobre o futebol que se joga com as mãos...

O próximo domingo (dia 3 de Fevereiro) é o dia mais esperado do ano pela maioria dos norte americanos, o dia do Super Bowl, a grande final da NFL, durante um fim-de-semana o país concentra a sua atenção numa cidade, os bares enchem-se de adeptos, as TVs recebem milhões por cada segundo de publicidade, e até os próprios anúncios despertam curiosidade, pois são na sua maioria autênticos sketches que entrariam sem qualquer favor num programa dos “Gatos Fedorentos”...

Há quem diga que é um desporto chato, com muitas interrupções, muito lento, carregado de violência desnecessária e complicado de mais para o comum dos mortais, para mim, é o desporto mais completo ao cimo da terra. Juntem um Asafa Powell, um Mike Tyson, um Lance Amstrong e coloquem um Kasparov a liderar todos estes homens, o futebol americano é mais ou menos isto...

O Super Bowl deste ano será entre os New England Patriots e os New York Giants, os Patriots realizaram uma temporada perfeita até ao momento, 18 jogos corresponderam a outras tantas vitórias, e vão certamente querer fazer história vencendo o último e mais apetecido jogo da época!
Os Giants conseguiram um feito curioso, todas as equipas com quem perderam na época regular derrotaram nos play offs, só faltam os Patriots...

Mas e afinal de contas, em que consiste este jogo?...

De uma forma muito básica, o principal objectivo de cada equipa é chegar em posse de bola ao fim do terreno da equipa adversária (End Zone) e com isso realizar os tão famosos Touch Downs! O objectivo secundário poderá dizer-se que consiste em conquistar terreno à equipa adversária, quanto mais próximos estivermos da sua End Zone mais facilmente lá chegamos.

Mas existem alguns conceitos básicos que convém perceber:

  • Cada equipa tem 4 tentativas para conquistar 10 jardas (first down) à equipa adversária durante uma posse de bola, se no fim dessas 4 tentativas não o conseguir, perde a posse de bola.

  • Numa jogada ofensiva uma equipa tem geralmente 2 opções, ou joga pelo ar (passe do quarter back para a frente), ou joga pelo chão (entregando a bola a um running back que tentará furar a defesa adversária utilizando toda a sua força, agilidade e inteligência para fugir aos poderosos defensores)

  • Se o passe do quarter back for interceptado por um defesa contrário e este ficar com a posse de bola sem a deixar cair no chão, a equipa que ataca perde a posse de bola para a equipa que defende, mas se o defesa interceptar a bola e não a conseguir agarrar deixando-a tocar no chão, a jogada termina ai e a equipa que ataca vai iniciar nova jogada de ataque do mesmo local onde tinha iniciado.

  • O defesa não pode tocar no jogador que se prepara para receber a bola até este ter a posse de bola, o jogador que defende tem assim 2 hipóteses, ou tenta antecipar-se ao atacante na recepção da bola roubando assim a posse de bola à equipa atacante (isto sempre sem tocar no atacante), ou então espera que este receba a bola e depois pode placá-lo.

  • Quando o jogador que tem a posse de bola toca com os joelhos no chão a jogada é interrompida e reinicia-se no mesmo local onde estava a bola, não os joelhos.

  • Se o atacante que tem o controlo da bola por alguma razão a perder, esta ficará na posse do primeiro jogador a conseguir agarrá-la, esta situação é designada por “fumble” e é obviamente uma grande oportunidade para a equipa que defende recuperar a posse de bola.

  • O Touch Down vale 6 pontos, após a conversão do Touch Down cada equipa tem direito a 1 ou 2 pontos extra, se optar por um pontapé aos postes e o converter conquista 1 ponto, se optar por uma jogada normal (passe do quarter back ou corrida do running back) tentará conquistar 2 pontos extra.
    Um pontapé aos postes (Field Goal) no decorrer de uma jogada normal vale 3 pontos, esta situação geralmente acontece quando a equipa atacante não conseguiu progredir as 10 jardas nas 3 primeiras jogadas, de forma a não arriscar perder a posse de bola numa zona demasiado próxima da sua End Zone tenta um Field Goal na 4.ª jogada.

Domingo, pelas 0h de Lisboa não percam este grande espectáculo que deve acabar apenas por volta das 4h/5h da manha...

Para quem tem Sport TV pode acompanhar o jogo em directo na Sport TV1 com comentários em Português, quem não tem Sport TV tem a alternativa do MEO ou da TV TEL que disponibilizam o NASN, um canal que transmite apenas desporto norte americano, desde a NFL, MLB, NHL e NASCAR até às Ligas universitárias...

Para quem não tem nenhuma destas possibilidades, pode ainda tentar apanhar um dos vários canais transmitidos por satélite, difícil será não encontrar um canal que transmita este jogo perdido num qualquer satélite, confirmem neste site.

Sem comentários: