terça-feira, fevereiro 05, 2008

O Schalke 04 está a chegar...


Faltam exactamente duas semanas para o regresso do FCPorto à Liga dos Campeões. O adversário dos azuis e brancos nos oitavos-de-final da Liga Milionária vem da Alemanha e chama-se Schalke 04.

O conjunto de Gelsenkirchen foi fundado no ano de 1904 e desde então já arrecadou 7 campeonatos alemães (sendo que o último deles remonta já a 1958, há precisamente meio século); 4 Taças da Alemanha (duas delas já neste milénio, as de 2001 e 2002) e 1 Taça UEFA, conquistada há mais de uma década, em 1997, diante do Inter de Milão.

E se para o Schalke 04 este jogo vai ser uma novidade – é a primeira vez que se apura para os oitavos-de-final da maior competição de clubes do mundo – o FCPorto já tem por hábito atingir esta fase da prova. Daí que eu considere que a formação portuguesa parte com o rótulo de favorito, quanto mais não seja pelo estatuto maior que alcançou no futebol europeu. Membro do G14, 14º no Ranking da UEFA (o Schalke 04 é só 21º), vencedor de 2 Ligas dos Campeões e de 1 Taça UEFA e uma das equipas mais regulares na Liga dos Campeões (equipa com mais presenças de sempre – 13, como Barcelona e Manchester United), o FCPorto apresenta-se como um nome de peso no panorama internacional e todos temem a equipa do Norte de Portugal.


O FCPorto vem do grupo A, onde se qualificou no primeiro posto, à frente dos vice-campeões europeus, o Liverpool. Apesar do final fulgurante dos pupilos de Rafa Benítez, a equipa portuguesa manteve a liderança e apurou-se, deixando de fora o Marselha (3º) e o Besiktas (4º).

O Schalke 04 jogou no grupo B, composto ainda por Chelsea, Rosenborg e Valência. O Valência tem feito uma época miserável e o último lugar assentou que nem uma luva ao conjunto do Mestalla. Os noruegueses do Rosenborg surpreenderam e faltou-lhes apenas um ponto para ultrapassar os alemães. Caso tivessem ganho o último jogo, marcavam presença nos oitavos-de-final. Só mesmo o Chelsea se superiorizou ao Schalke 04, vencendo tranquilamente o grupo.

A primeira-mão vai ser disputada no dia 19 de Fevereiro no Arena AufSchalke, moderníssimo estádio que acolheu partidas do Mundial 2006, um palco de boa memória para o futebol português. Foi lá que, em 2004, o FCPorto se sagrou campeão europeu, derrotando um surpreendente AS Mónaco por 3-0. Duas semanas depois, no dia 5 de Março, é a vez dos Dragões receberem os Mineiros no seu estádio e, esperamos, garantirem a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

No plantel dos germânicos, os futebolistas de maior qualidade/renome são Manuel Neuer, Heiko Westermann, Marcelo Bordon, Rafinha, Fabian Ernst, Ivan Rakitic, Peter Lovenkrands, Jermaine Jones, Gerald Asamoah, Søren Larsen e Kevin Kuranyi. Mesut Özil, um jovem extremamente promissor, foi vendido ao Werder Bremen no Mercado de Inverno, constituindo menos uma dor de cabeça para o Dragão.



Do lado do FCPorto, já todos conhecem as estrelas: Helton, Bosingwa, Lucho, Raúl Meireles, Lisandro e Quaresma são as mais cintilantes no meio de outros grandes jogadores como Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção ou Tarik.

Acredito que o FCPorto é mais forte e que poderá vencer esta eliminatória. O Schalke 04 tem um futebol vistoso e executantes de grande categoria, em especial do meio-campo para a frente. Porém, a inexperiência a este nível da quase totalidade dos seus jogadores poderá desequilibrar de modo decisivo os pratos da balança em favor do FCPorto. Além disso, a máquina muito bem oleada dos portistas deverá impor-se à defesa menos forte dos alemães. Aliás, na zona mais recuada do Schalke 04, o nome mais sonante é o do lateral Rafinha que nem se destaca tanto pelo rigor defensivo mas principalmente pela sua capacidade ofensiva. Por outro lado, também é no sector defensivo que se encontram as maiores fragilidades dos azuis e brancos. Peter Lovenkrands, Jermaine Jones, Gerald Asamoah, Søren Larsen e sobretudo Kevin Kuranyi serão difíceis de parar, pelo que a defesa terá de estar concentrada e ciente das dificuldades que estes atacantes poderão causar.

Penso que há a destacar um ponto fulcral: a atitude de Jesualdo Ferreira. Sabemos que o Professor tem conseguido bons resultados e tem feito um trabalho positivo ao leme do FCPorto. Porém, sabemos também da propensão que tem para se amedrontar em jogos grandes e descaracterizar demasiado a equipa. Vimos isso contra o Chelsea, no ano passado; vimos isso, mais recentemente, diante do Sporting, para o campeonato. A tendência do treinador portista para alterar o esquema táctico da equipa, retirando um homem da frente para o posicionar no meio-campo é preocupante e parece-me fundamental que a postura do Professor diante do Schalke 04 seja de respeito mas nunca de medo. Fazemos grandes jogos em 4-3-3 e tem sido assim que as coisas têm surgido, tem sido assim que o sucesso tem aparecido. Com efeito, é a mobilidade dos três da frente e a mecanização que estes têm com o meio-campo que faz do FCPorto uma equipa bem construída, evoluída, madura e perigosa. Por favor, Professor Jesualdo, jogue sem receios e com vontade de vencer desde o primeiro minuto!

Hoje, dia 5 de Fevereiro, digo: espero estar a celebrar a passagem do FCPorto aos quartos-de-final da Liga dos Campeões no dia 5 de Março, em pleno Estádio do Dragão!

Sem comentários: