terça-feira, janeiro 08, 2008

Estrelas Atacantes dos Pequenos


15º Capítulo: Hélder Barbosa (Académica)

Idade: 20 anos
Posição: Extremo Direito
Naturalidade: Paredes
Altura: 1,72m
Peso: 67kg
Internacionalizações: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Boavista 1 – 1 FC Porto (06-05-2006)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Coo Adriaansen
Títulos: Campeão Europeu de sub-17; Campeão Português 05/06

Nas últimas semanas fiquei rendido às exibições de um homem: Hélder Barbosa. Um “puto”, assombrado por uma grave lesão, logo na sua primeira época como sénior, mas que confirma todo o potencial que se conferia nele.

Esta vai ser uma das crónicas mais pequenas, pois deste jogador pouco passado existe. Apenas representou dois clubes, em dois anos e meio de sénior, mas três em toda a sua carreira. Este extremo direito junta técnica e finta a uma segurança fantástica e uma facilidade de mobilidade que deixa qualquer um rendido. A forma como segura a bola, para visionar o posicionamento dos jogadores em campo, para saber pensar o jogo, demonstra uma maturidade e inteligência de mestre.

Natural de Paredes, foi lá que deus os primeiro passos como jogador de bola. Com a sua qualidade, não foi difícil subir um degrau na carreira, e aos 14 anos foi jogar para o FC Porto.

No FC Porto mostrou a alto nível nas camadas jovens, chegando rapidamente à selecção nacional das camadas jovens. Foi campeão europeu sub-17 com apenas 15 anos, e aos 16 estreou-se na equipa principal do Porto, na inauguração do Estádio do Dragão, contra o Barcelona. Uma qualidade enorme, que levou um grupo de fãs a criar um blog em sua consideração.
Em 05/06 subiu aos seniores em definitivo para jogar na equipa B. Sendo sempre titular, mostrou-se a alto nível, o que levou Coo Adriaansen apostar nas suas qualidades e deu-lhe uma oportunidade na equipa A.

Em 06/07 foi emprestado à Académica, onde prometia uma grande época. E até começou bem a época, até que me lesão grave o “arrumou” e não pôde ajudar mais a equipa. Em consequência, voltou a ser emprestado para a equipa de Coimbra em 07/08.

Esta temporada foi entrando aos pouco, mas desde que entrou em forma a Académica tem estado melhor, começando a ganhar jogos e Hélder Barbosa lá vai fazendo estragos, na esperanças de chegar à equipa A do Porto. E com o que lá anda, era um crime se isso não acontecesse.

Sem comentários: