quinta-feira, janeiro 03, 2008


14º Capítulo: Fernando ÁVALOS (Nacional)

Idade: 29 anos
Posição: Defesa Central/Médio Defensivo
Naturalidade: Posadas (Argentina)
Altura: 1,84m
Peso: 80 kg
Internacionalizações: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: V. Setúbal 1 – 1 Boavista (22-08-2002)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Jaime Pacheco
Títulos: não tem.

Na Madeira mora um argentino que se tornou uma das figuras do Nacional, estando nos melhores anos dos negro-rubros. Fala-vos de Ávalos, jogador que vai estar ligado aos melhores momentos de duas grandes equipas portuguesas: Nacional e Boavista. O seu profissionalismo, fez dele, um dos jogadores mais respeitados no nosso campeonato. E a chave do sucesso, está no seu imperialismo defensivo, onde comanda de uma forma segura e agressiva a sua defesa.

Tudo começa em Posadas, na Argentina, localidade do central. Começou a dar os seus primeiros passos no clube da terra, onde era conhecido como “Ruggeri de Posadas”, sendo comparado ao grande central argentino. O seu talento despertou atenção de grandes equipas do país, e aos 14 anos transfere-se para o Huracán.

Foi no Hurácan que se estreou como sénior e fez parte das selecções de sub-17 e sub-19 da argentina. Logo na sua primeira temporada como sénior (1999), fez nada mais nada menos que 28 encontros. Este início de carreira fulgurante fez com que chegasse à selecção olímpica do país (mas acabou por não ser convocado), e despertou o interesse de grandes clubes.

Em 2000 transferiu-se para o Corinthians, um dos melhores clubes brasileiros da altura. Na equipa brasileira, poucas oportunidades teve para se mostrar, sendo que a sua juventude relegou-o vezes sem conta para o banco, e apenas realizou 2 jogos.

A meio da época, vai ser emprestado ao Basileia da Suiça, onde dividiu a titularidade e o banco. Jogava um tal de Yakin no clube suíço, que não dava hipóteses. Ainda assim, surpreendeu pela sua maturidade e agressividade, mas o clube suíço não teve condições para o manter no plantel.

Regressou ao Corinthians, onde foi dado como dispensado. Ficou 6 meses sem jogar, e foi em Janeiro de 2002 que o Boavista o fez regressar à competição. O clube do Bessa era o campeão português e surpreendia todo e todos na Champions. O empréstimo de Ávalos foi acordado por 2 épocas, e na equipa do Bessa foi bastante importante. Na primeira época, que foi a 2ª volta de 2001/2002, foi suplente utilizado, quase sempre na posição de trinco.
Na segunda época (02/03), foi o trinco titular da equipa, tendo chegado às meias-finais da Taça UEFA. Para a história vai ficar os dois fantásticos jogos de Ávalos frente a Ronaldinho Gaúcho, que actuava no PSG. O argentino “secou” completamente o futuro melhor jogador do mundo, e o Boavista passou a eliminatória.

Mas os problemas no Bessa em termos financeiros começavam a notar-se, e o Boavista não tinha dinheiro para pagar a cláusula ao Corinthians. Aqui, surpreendentemente, entra o Nacional, que pagou pelo passe do argentino. Foi uma contratação de sonho, a melhor de sempre da história do clube. Nas últimas 4 temporadas, Ávalos chegou a capitão de equipa, tendo sido sempre titular, e chegando por duas vezes à Taça UEFA, mas pouco mais acabou por ganhar.

Mesmo assim o argentino, regularíssimo na equipa, tem imenso mercado e todos os anos se fala de uma transferência. Mas uma coisa é certa: a esta hora os homens do Corinthians muito se arrependem de não ter ficado com o central.

Sem comentários: