segunda-feira, janeiro 28, 2008

Rescaldo do Clássico

Derrota
Perdemos em Alvalade, infelizmente claro.
A ineficácia da nossa Equipa na hora de finalizar, a infeliz "intervenção" de Helton aos 12' da partida, a noite menos inspirada de Ricardo Quaresma e Bosingwa, o silêncio dos nossos 3.000 Adeptos lá presentes e uma enorme dose de azar, contribuiram para a difícil digestão desta derrota, como é absolutamente normal.

Mister
Jesualdo Ferreira, como quase sempre, decidiu colocar Marek Cech no Meio-Campo, na interior esquerda, e assim que o resultado é foi adverso, logo decidiu tentar recolocar a Equipa com o seu Modelo de jogo normal, sem in(ter)venções.
Nem sequer vou colocar em causa o sucesso da inclusão de Cech, até porque Pereirinha foi apenas o melhor jogador do Sporting na 1ª parte, mas que "mensagem" se tenta passar aos seus Jogadores, quando se coloca o Eslovaco numa vaga que deveria ser de um Avançado, por exemplo...? É apenas isto que me interrogo. Fez-me lembrar o jogo de há um ano, em Londres diante do Arsenal, quando chamou ao jogo o Ricardo Costa, por exemplo.
Muito honestamente, considero Jesualdo Ferreira um Treinador muito audaz e inteligente, mas continuo a "bater" na mesma tecla de sempre, precisa de ser mais ambicioso e conquistador, ou seja, falta-lhe o espírito de um Dragão!
Espírito esse, que grande parte dos jogadores que estiveram ontem em campo demonstraram, nunca se entregando, jamais dando o jogo como perdido e lutando contra todo o infortúnio que os atingiu durante todos os 90'. Gostei de ver isso, sem dúvida!
Quaresma
Se dúvidas haviam em relação aos assobios a Ricardo Quaresma, elas ficaram bem esclarecidas e exemplificadas no jogo de ontem. Pode dizer que ama o nosso Clube, pode firmar novos contratos, pode fazer inúmeras assistências e golos, mas não há dúvida que a sua displicência consegue tirar do sério qualquer Dragão, faminto de jogadores com uma atitude competitiva bem acima da média, como Lisandro Lopez, só para dar um pequeno (mas grande) exemplo. O "Ciganito" simplesmente não pode pensar que está acima de clube nenhum no Mundo, muito menos do nosso FC Porto. É com tristeza que o digo, claro, mas as verdades são assim mesmo, nuas e cruas...

Liga Bwin
Pelos vistos o Campeonato está relançado. É sem dúvida interessante esta oscilação de opiniões entre os Adeptos e até mesmo em alguns Jogadores, Treinadores e Presidentes. Já se (ou)viu de tudo! Assim, tão depressa uma Equipa que fica a 7 pontos de distância do 1º Classificado, está arredada da luta pelo Título, como mais tarde reduz para 8 pontos essa distãncia e já está de regresso à luta...
Afinal de contas, há razões de sobra para admitir que essas Equipas "ainda assustam muita gente, apesar de estarem a muitos pontos do topo da Classificação" e agora, com o encurtar da distãncia, "um novo ciclo (mais um) se avizinha"...

Sem comentários: