sábado, agosto 30, 2008

A UEFA e nós! - sorteio

Eis que se realizaram os sorteiosz das competições europeias. Assim na Liga dos Campeões o FC Porto e o Sporting calharam nos grupos E e C, respectivamente.
O que se pode notar à primeira vista é que são dois grupos igualmente fáceis ou dificeis, consoante os jogos forem decorrendo. Senão vejamos: o FC Porto calhou num dos grupos mais equilibrados da competição e é tão simples colocar a equipa "azul" na primeira posição como em qualquer das outras, incluindo o último lugar. Os jogos em casa podem ser um factor de diferença, mas a grande estratégia aqui passará por ir ganhando a qualquer um deles no Dragão e ir conhecendo os resultados alheios entre si para definir posições finais. Com um pouco de habilidade o FC Porto tem condiçoes para fazer o pleno vitorioso em casa e gerir depois os jogos fora.

Previsão atacante: 1º lugar - 25%; 2º lugar - 25%; 3º lugar - 25%; 4º lugar - 25%.

Já o Sporting parte do princpio que a posição mais alta do grupo, para as suas cores, será o segundo lugar, sendo que qualquer dos outros abaixo também seja uma hipótese. No entanto e pegando nas palavras de Grimi publicadas hoje nos matutinos, " O Barcelona não é mais forte que nós", espelha a confiança que reina na casa. A verdade é que esta equipa do Sporting é capaz de ganhar ao Inter e empatar em Munique, e perder em casa com um Gençlerbirligi qualquer...
Partindo do principio que o Barcelona irá "limpar" o grupo, resta aos "leões" ganhar os restantes encontros em casa e pelo menos um dos outros dois fora ( ou em Basileia ou em Donetszk).

Previsão atacante: 1º lugar - 10%; 2º lugar - 50%; 3º lugar - 30%; 4º lugar - 10%


TAÇA UEFA

O sorteio da Taça Uefa foi ums dos mais fortes que há memória para as equipas portuguesas. Curiosidade do representante da UEFA chamar à atenção do publico para duas equipas de nome igual ou semelhante vindas de Portugal, só diferenciadas por nós como o nome da cidade a que pertencem...

Assim, o Vitória SC (Guimarães) calhou jogar com a antiga equipa do seu ex-jogador Pedro Mendes, o que realmente estragou pelo menos metade do interesse da eliminatória, porque seria interessante ver até que ponto o jogador se portava contra a equipa do seu coração. O Portsmouth em principio é uma equipa inacessivel, mas com um pouco de sorte ou de nivel de jogo consistente pode vir a ser a acoontecer uma surpresa agradavel. Para isso é preciso jogar bem melhor que contra o Basileia - arbitragem à parte - em Guimarães foi um autentico jogo para dormir e em na Suiça antes do golo anulado os donos da casa encostaram literalmente o Vitória.

Previsão atacante: Portsmouth 60% - Vitória SC 40%


Já o Benfica tem uma das eliminatórias mais dificeis do sorteio e da representação portuguesa. Este Benfica de Quique Flores é nesta altura (antes do clássico) uma incognita. Dois ou três bons últimos jogos de pré-época e um mau jogo já na época...
O Nápoles depois de uma recente subida à Serie A, consegue agora o apuramento para a UEFA, o que demonstra o crescendo da equipa, querendo reavivar os anos 80 da sua média história. Eliminatória muito interessante e muito equilibrada, verdadeira tripla.

Previsão: Benfica 50% - Nápoles 50%


O outro Vitória, o FC, ou de Setúbal, calhou com um "velho conhecido", já que num passado muito recente (2006/07) as duas equipas se tinham encontrado nesta mesma competição e nessa altura o SC Heerenveen ganhou logo por 3 no Bonfim arrumando a questão, jogando depois descontraida para o zero-zero caseiro. O problema do Vitória FC é a ambição com que partem para os jogos e como fraquejam de uma maneira inacreditável e incompreensível, tão incomprrensível como o 0-3 de à dois anos. Assim prevê-se mais do mesmo entre as duas.

Previsão: SC Heerenveen 70% - Vitória FC 30%


O Maritimo teve talvez a pior sorte do sorteio, uma vez que calhou com o Valencia que dispensa apresentações. Todos os anos os madeirenses calham com equipas fortes e "aterram" logo na ronda inaugural. Assim, e para não variar, a única coisa que está em jogo é o prestigio e os pontos uefeiros, sendo que tanto um como outro serão dificeis de conseguir ou conservar.

Previsão: Valencia 90% - Maritimo 10%


A última equipa portuguesa é o Sp. Braga que ganhou o direito à participação depois de um pequeno treino com os bósnios do Zjrinski. Não teve mais sorte que os outro opositores uma vez que calhou com a "estranha" equipa do Artmédia e do seu "campo de batatas" que é onde joga em casa. Artmédia que veio de perder o acesso à Liga dos Campeões aos pés da Juventus. Um empate a 1-1 em Bratislava contra os italianos pode dar a perceber um pouco o dificil que será jogar em casa do adversário, que fora costuma ser um muro de betão com 11 atrás da bola. No entanto, o Sp. Braga, é das equipas portuguesas com mais chances de ser apurada.

Previsões: Sp. Braga 60% - Artmédia 40%

Sem comentários: