quinta-feira, dezembro 06, 2007

Taça UEFA - Fase de grupos

E cá estamos com mais uma jornada europeia na Taça UEFA. Foi a quarta jornada, e já se conhecem cada vez mais equipas apuradas e eliminadas.

O Sp. Braga também presente nesta edição, voltou a jogar, desta feita indo a terras helénicas, Salónica, arrancar mais um ponto desta feita ao Aris. Jogo que começou de bom tom para os minhotos que aproveitaram a imensa apatia caseira no inicio da partida e em 5 minutos apontaram um golo. A reacção grega foi quase imediata e ainda na primeira parte chegaram ao empate. Como todos sabemos um jogo europeu do Sp. Braga que chegue ao 1-1 está acabado e foi isso que aconteceu.

No outro jogo do grupo o Bolton ganhou em Belgrado ao degradante E. Vermelha que sempre que vem aos grupos da UEFA, inacreditavelmente nunca pontua. Folgaram os alemães do Bayern Munique que jogam em casa na última jornada contra estes gregos do Aris.

Grande curiosidade do grupo é poderem acabar 4 equipas com 6 pontos, e atenção que só passam 3. Bolton já acabou os seus jogos e agora espera que não aconteça uma estranha e bastante possível conjugação de resultados. Que o Sp. Braga não ganhe por mais de um golo e que o jogo de Munique não termine empatado. Se acontecerem estes dois resultados ao mesmo tempo... adeus Bolton. É o grupo mais renhido e interesante desta edição uefeira, e á entrada da última jornada o único em que não há nenhuma equipa ainda apurada. O Estrela Vermelha já está eliminado.


Destaques da jornada:

O maior destaque desta jornada vai para a conclusão do Grupo E. Ainda falta uma jornada para se concluir e já temos as três equipas apuradas, faltando saber a posição final de cada uma delas.

Em relação a jogos os destaques vão para dois jogos realizados ontem. Por um lado o FC Copenhaga que foi surpreendido em casa pelo Atl. Madrid, e assim vai ter que ir a Edimburgo na última jornada discutir o apuramento com a fraquinha equipa do Aberdeen... será que a pressão de não poder perder com uma equipa tão fraca irá tramar os dinamarqueses?
O outro jogo de ontem que merece destaque é a vitória do AEK Athenas em casa dos checos do Mladá Boleslav, trocando as equipas de posição na tabela tornando tudo muito mais fácil. Na última jornada o AEK joga em casa com um Villareal já apurado e o Mladá vai a Itália defrontar a Fiorentina.

Nos jogos de hoje não houve surpresas por aí além, sendo que todos os jogos terminaram mais ou menos com o resultado esperado.

O último destaque vai para dois golos portugueses. Simão marcou o primeiro do Atl. Madrid na Dinamarca e Carlitos marcou o golo da vitória (de livre directo) do Basileia sobre os noruegueses.


Grupo A

Everton 1-0 Zenith FC
Nuremberga 2-1 AZ Alkmaar


Apurado: Everton
Eliminado: Larissa


Grupo B

FC Copenhaga 0-2 Atl. Madrid
Panathinaikos 2-0 Lokomotiv Moscovo


Apurados: Panathinaikos e Atl. Madrid
Eliminado: Lokomotiv Moscovo


Grupo C

Mladá Boleslav 0-1 AEK Athenas
Villareal 2-0 Elfsborg


Apurado: Villareal
Eliminado: Elfsborg

Grupo D

Basileia 1-0 Brann Bergen
D. Zagreb 0-2 Hamburgo

Apurados: Hamburgo e Basileia

Grupo E

Spartak Moscovo 1-0 FC Zurique
B. Leverkusen 1-0 Sparta Praga


Apurados: Spartak Moscovo, FC Zurique e B. Leverkusen
Eliminados: Sparta Praga e Toulouse

Grupo G

Aab Aalborg 1-2 Getafe
Anderlecht 1-1 Tottenham Hotspurs

Apurado: Tottenham Hotspurs
Eliminado: Aab Aalborg


Grupo H

Austria Viena 0-1 Panionios
Bordéus 2-1 Helsingborg


Apurados: Bordéus e Helsingborg
Eliminado: Austria Viena


Será que o Sp. Braga consegue ganhar em casa ao E. Vermelha? E mesmo assim uma vitória por 1-0 pode não chegar para ser apurado. Será que o Bayern é eliminado? Irá acontecer o tal empate em Munique e o Sp. Braga ganhando ao E. Vermelha eliminará o Bolton? Ou será que são os gregos a serem eliminados perdendo na Alemanha e vendo o Sp. Braga ganhar aos Sérvios?

Muita emoção neste e em quase todos os outros grupos reservada para a última jornada, onde destaco só uma partida. A louca partida do Grupo D – Rennes joga em casa com o D. Zagreb e ambas as equipas para se apurarem têm de ganhar por três golos de diferença ao outro... (Pessoalmente espero que passem os noruegueses do Brann Bergen e que para isso nenhum dos dois ganhe por 3 golos de diferença)...

A não perder dia 19 este e outros jogos!

Sem comentários: