quinta-feira, dezembro 30, 2004

Adeus 2004. Olá 2005!

Ao pensar no que de bom e de mau houve no futebol português, no ano que agora termina, vem-me à lembrança 5 coisas: José Mourinho, Futebol Clube do Porto, Euro 2004, arbitragem e dirigentes.
José Mourinho- Quando entrou em vigor a Lei Bosman, toda a gente pensou que as grandes conquistas europeias, iriam apenas para os clubes ricos. A Europa abriu a boca de espanto, quando em 2003, viu o FCP levantar a taça UEFA. O nome deste português, começou logo aí a ser conhecido na Europa do futebol. Mas havia mais e na época seguinte, aí estava novamente o Porto a brilhar, a conquistar a Liga dos Campeões, com um orçamento que, por certo, fez corar de vergonha os ditos grandes clubes. Um dia destes alguém me dizia com certa graça, que ele, José Mourinho, deve ter um pacto com o diabo, mas o certo é que este homem percebe muito de futebol. E esta época vai ter novamente sucesso com o Chelsea. Alguém duvida?
Futebol Clube do Porto- Campeão Europeu, Campeão de Portugal, vencedor da Taça Intercontinental. Contra factos, não há argumentos e o FCP enche de orgulho Portugal ou pelo menos devia encher. Quero aqui também criticar, certos adeptos, que vêem as vitórias do Porto como derrotas para os adeptos do Sporting e do Benfica. E dou um exemplo, Júlio Magalhães, jornalista da TVI. Leiam a coluna de opinião dele no Record e perceberão o que estou a dizer.
EURO 2004- Portugal em festa! Foi muito bonito de se ver. Foi pena " o caneco ", não ficar por cá. O momento que mais me marcou, foi o jogo contra a Inglaterra. A explosão de alegria depois do penalty do Ricardo foi indescritível. Foi engraçado, ver os detratores do Ricardo a festejar o golo por ele alcançado, ironias do destino...
Arbitagem e dirigentes- os dois males do nosso futebol. Na minha opinião os dirigentes são bem piores que os árbitros. Os presidentes dos 3 queixinhas ( Benfica, Porto e Sporting ), calam-se quando são beneficiados, mas quando são prejudicados pedem a crucifixação dos homens de negro. A minha pergunta é apenas uma: Qual dos 3 tem razão? A resposta é óbvia, nenhum.
Para terminar, aqui vai a minha escolha do 11 ideal deste ano no que diz respeito ao campeonato português: Ricardo; Paulo Ferreira, Jorge Ribeiro, Ricardo Carvalho e Jorge Costa; Costinha, Maniche e Custódio; Deco, Liedson e McCharty.
Bons ataques. Até 2005.

Sem comentários: