sábado, dezembro 18, 2004

Memorias futebolisticas I - Estrela Amadora

Vou começar um memorias das minhas primeiras epocas de ir ver jogos no Estadio do Estrela da Amadora, na altura pelado e que se chamava Estadio J.(jota) Pimenta, o grande construtor da Reboleira dos primordios da cidade da Amadora.

Para quem nao conhecia ou nao conhece o futebol da altura, o campeonato nacional portugues estava dividido em 1ª Divisao Nacional, 2ª Divisao Zona Norte, 2ª Divisao Zona Centro e 2ª Divisao Zona Sul, 3ª Divisao com 6 series ( A, B, C, D, E e F).
Nao havia a 2ª Liga de Honra, ainda, nem a 3ª Divisao Serie Açores.
Nao havia tambem a Liga de Clubes e todos os campeonatos nacionais eram realizados pela Federaçao Portuguesa de Futebol.

Epoca 1985/1986 (tinha 10 anos).

2ª Divisao Zona Sul

Estadio Jota Pimenta (pelado) :)

O ultimo jogo q me lembro de ter visto no pelado.

Recebemos o lider da divisao da altura o Montijo.

Resultado final Estrela Amadora 3-0 Montijo, a consequencia desse jogo foi a subida ao 1º lugar do Sp. Farense e nao mais de lá sair tendo subido de divisao no final.

Dessa epoca lembro-me ainda do ultimo jogo em q se definia a 2ª e 3ª posiçoes.

Aqui convem relembrar mais algumas questoes referentes á maneira como estavam organizados os campeonatos nacionais na altura.
Dantes existia uma Liguilha no final da epoca q decidia a passagem ou manutençao de uma equipa na 1ª Divisao Nacional, ou seja, os campeonatos estavam divididos em divisoes de 16 equipas (todos eles) mas o da 1ª tinha a particularidade de ter uma liguilha (como ainda acontece na actual 2ª Divisao B mas noutros moldes).
Entao tinhamos q desciam directamente o 14º, 15º e 16º classificados subindo, tambem directamente, os 3 vencedores de cada zona da 2ª Divisao, o 13º classificado da 1ª Divisao ia disputar uma Liguilha com os 2ºs classificados dessas zonas. Era um torneio a 4, com jogos entre todos em duas voltas (casa e fora) e so o vencedor tinha acesso á 1ª Divisao no ano seguinte.

Esse ultimo jogo foi em casa com o Uniao da Madeira. Resultado 0-0, em que o guarda-redes do Uniao era o Melo ex-Sporting e futuro guarda-redes do Estrela. Consequencias desse resultado Uniao 2º e Estrela 3º.Resta o consolo de que o Uniao tb nao fez grande figura na Liguilha, ou seja, nao conseguiu subir.
Assim se acabou a epoca de 1985/1986 na 2ª Divisao Zona Sul.

Sem comentários: