domingo, dezembro 26, 2004

Memorias futebolisticas II - Estrela Amadora

Nesta segunda versao do memorias sobre as minhas primeiras epocas de ir ver futebol, no caso, do meu clube de sempre, o Estrela Amadora, vou falar da temporada seguinte aquela q falei da ultima vez, ou seja, vou falar da epoca 1986/1987.

Convem nesta altura lembrar uma das equipa mais estranhas do futebol portugues, pela simples razao de que é um historico do futebol portugues e tem sempre uma excelente equipa de futebol todos os anos. Esta equipa nao tem um unico ano q se diga, no inicio do campeonato, q é candidata a descida, e o mais provavel é dizer q sao candidatos a um bom lugar ou espreitar a Uefa. Mesmo assim nao evita surpreender-nos com a descida varias e varia vezes, por mais incrivel q isso possa parecer. Para quem nao descortinou ainda, falo obviamente, do Vitoria Setubal.

Depois do 3º Lugar da epoca passada, a epoca de 86/87 estava como q talhada para a subida do Estrela Amadora, se nao fosse um pequeno promenor e q acima referi, ou seja, o Vitoria esse ano ia disputar a 2ª Divisao Zona Sul.

Como era de prever o Vitoria ganhou a 2ª Divisao "com uma perna as costas". Pra variar tinha uma super-equipa e gosta de vir á 2ª Divisao, volta e meia, talvez pq gostem de humilhar os adversarios secundarios (humilhar no bom sentido claro, com o seu excelente futebol) ou pq nao gostam de estar muito tempo sem ganhar titulos e como isso na 1ª Divisao é praticamente impossivel, fazem-no na 2ª Divisao.

A 1ª enchente de sempre do Estadio J. Pimenta registou-se precisamente no jogo contra a super-equipa. Estava tanta gente q se alguem atirasse um alfinete ele de certeza absoluta q acertaria numa pessoa.
Resultado final 1-1.
Qlq resultado na altura contra o Vitoria e q passasse por pontuar, mesmo em casa, era um excelente resultado, fosse essa equipa Estrela ou Cova da Piedade.
A epoca em si correu sem muitos sobressaltos, acabando o Estrela no 2º lugar, como previsto, tendo jogado a Liguilha de acesso à 1ª Divisao.
La fomos nos disputa-la, tipo premio de consolaçao, mas aquilo nem foi disputado nem nada, aquilo chamou-se fazer figura de corpo presente, tal a luta q demos.
Os outros adversarios eram: Da 1ª Divisao - Rio Ave; Da 2ª DIvisao Zona Norte - Penafiel; Da 2ª DIvisao Zona Centro - Feirense.
Fizemos uma brilhante figura conseguindo ficar em ultimo lugar.
Dos resultados dos jogos em casa temos 0-2 Rio Ave; 1-2 Penafiel (estivemos a ganhar 1-0); e 3-0 Feirense. Sim apesar de tudo conseguimos uma vitoria nesta liguilha. Os resultados fora nem vale a pena lembrar, basta ver pelos de casa.
Apurado directamente foi o Rio Ave (manteve-se na 1ª Divisao), mas como houve qlq imbroglio na 1ª Divisao (pra variar), esse ano resolveram alarga-la para 20 clubes e o Penafiel 2º classificado, foi repescado, subindo tambem.

E assim acabou a epoca de 1986/1987.

Sem comentários: