terça-feira, dezembro 07, 2004

Homens de negro

Esta super liga tem sido manchada pelas péssimas exibiçoes dos árbitros. As equipas evoluíram muito nestes ultimos anos, mas a arbitragem nao acompanhou essa evoluçao. Resultado: boas equipas, bom futebol, péssimas arbitragens. Todos têm razao de queixa. Uns mais, outros menos. Mas a verdade é que nao há nenhum clube que possa dizer que nunca foi beneficiado. Mas errar é humano, e os árbitros também sao humanos. Logo, erram. A unica maneira de combater esse erro humano seria o recurso a imagens televisivas durante os jogos. Isto falando de erro humano, que é como quem diz erros sem intenção, erros em que realmente nao houve intenção de errar, ou em que simplesmente a capacidade do árbitro nao dà para mais. Aqui não critico o árbitro! Dou-lhe o benefício da duvida, porque eu também cometo erros.
O problema está nos árbitros que se deixam comprar! Esses sim, quando descobertos, deviam pagar caro. Tenho para mim que o clube que mais utiliza este sistema é o FCP. Mas isto é só 1 opinião pessoal, baseada nos jogos que vejo. Nos jogos deste clube os árbitros têm medo de expulsar senhores como o jorge costa, maniche, vitor baia....nos jogos deste clube os arbitros têm 1 dualidade de critérios incrivel, os mesmos arbitros nao aplicam as regras de jogo como elas sao...enfim 1 serie de erros cometidos pelos homens que vestem de negro. Para mim estes "biscates" sao pagos, ninguem me tira isso da ideia! Aliás, pelo que se tem vindo a falar sao pagos de uma maneira especial....sao pagos com prostitutas! Que espécie de árbitros sao estes que fazem resultados desportivos em troca de 1 noite com 1 prostituta? Onde está a honra desses homens? Mas serão só os arbitros que merecem castigo? Claro que nao! Os arbitros merecem sem duvida, mas quem "encomendou o serviço" também tem que pagar! E os observadores?Sera que também estao metidos nisso? Claro que sim! Isto é 1 ciclo! De certeza que quando chegava a hora do pagamento ao arbitro havia reserva para 5 quartos! Arbitro principal, os dois adjuntos, o quarto arbitro, e o observador! É triste mas é verdade!
Mas é obvio que nao é so no fcp que existe mafia! Existe mafia no Boavista, no Gondomar, no Marco.....e em mais uns quantos! No Benfica? Talvez, nao sei. Acho que o actual presidente é um gajo muito capaz de desse tipo de coisas, mas como ainda nao me pareceu que o facto de o LFVieira fazer ou nao abilidades de bastidor tivesse 1 efeito pratico na equipa de futebol nao enumerei o benfica como 1 das equipas que usa esse sistema. O Sporting? Não! Muito sinceramente, nao acredito! O Dias da Cunha nao é capaz disso! Ele mal sabe o que é uma bola!Fala do sistema, mas a verdade é que nem ele sabe o isso é! Nem ele nem nehum dos dirigentes do Sporting! São todos muito bons nos numeros, mas de futebol nada entendem! Por isso nao acredito! O que nao quer diser, que nao acredite que no tempo de Sousa Cintra(por exemplo) nao tenha havido esse tipo de jogadas!
Tudo isto, para dizer que o nosso futebol precisa de uma remodelaçao urgente! Precisamos de arbitros jovens, de dirigentes novos, precisamos de profissionalizar os arbitro, de dar condiçoes de trabalho aos mesmos, é preciso implantar o sistema de recurso a imagens televisivas....so assim podemos ter 1 campeonato ao nivel dos melhores; onde possamos dizer que a equipa A ou B ganhou porque foi realmente a melhor! Tudo isto vai trazer gente aos belissímos estadios!

Sem comentários: