sexta-feira, dezembro 31, 2004

Enterra-se 2004, Viva o novo Ano, viva 2005!...

Último dia do ano... Dia especial e vocacionado para balanços. Não podemos deixar de o fazer também aqui no Futebol de Ataque. Seguindo o raciocínio dos meus colegas nos últimos posts, quero fazer o meu balanço de 2004 e algumas previsões pessoais para 2005.
O ano que hoje finda teve claramente o condão de ser um ano intensíssimo ao nível desportivo. Poder-se-ia há um ano atrás pensar que isso aconteceria, mas penso que ultrapassou as expectativas. Isto logo porque temos um campeão mundial e europeu de clubes (algo que não passaria pela cabeça de quase ninguém) e um grande sucesso de organização do Euro 2004 (que calou muitos cépticos da nossa praça).
Sendo assim, para mim temos como grandes vencedores de 2004:
José Mourinho - apesar de não nutrir uma especial simpatia pelo seu carácter como pessoa e por muitas atitudes que tem (e não me venham dizer que ele é arrogante porque pode), tenho de concordar que é neste momento um dos melhores senão o melhor técnico do mundo. Combina inteligência táctica com o estudo perfeito dos adversários, e melhor que isso, consegue transmitir na perfeição aos seus jogadores as formas de os ultrapassar. Além disso é neste momento um dos melhores gestores de recursos humanos que deve existir a nível mundial. Vê-se hoje um jogo do Chelsea e percebe-se que a equipa festeja cada golo como se fosse um golo que decidisse o campeonato. Percebe-se igualmente qual a minha previsão para 2005: Vai ser campeão em Inglaterra e é um forte candidato a vencer a Champions League. O que quer dizer que lá para finais de Maio a malta vai ter de suportar o feitio do Mourinho pois se o ego dele neste momento já é do tamanho do mundo, imaginem se ele ganhar isto tudo este ano... :-)
Futebol Clube do Porto - ninguém poderia imaginar que um clube de dimensão quase "regional" (já estou à espera que os portistas me venham dar na cabeça) conseguiria ombrear com os grandes do futebol europeu. O clube para mim é "regional" porque apesar de uma estrutura ao nível do melhor que tem no mundo, tem um discurso que é ele próprio regional. Se o F.C. Porto quisesse ser um clube de âmbito nacional ou internacional não podia andar a continuar a comprar guerras Norte-Sul, Porto-Lisboa, algo que só diminui a grandeza dos feitos do seu clube. Dizer que a vitória do Porto nas competições europeias é uma vitória contra a maioria do país é fazer com que essa maioria não consiga realmente apreciar os seus feitos e nem sequer nutra uma simpatia especial por eles. Além disso o estilo Pinto da Costa, apesar de ser o principal obreiro do que o Porto obteve nos últimos 20 anos, já começa a estar um bocado gasto. As pessoas já começam a estar cansadas do seu estilo. Previsão para 2005: na minha opinião vão ser eliminados pelo Inter de Milão, mas são os grandes favoritos à conquista do título nacional. Se o conseguirem será muito complicado nos próximos anos o Benfica e o Sporting ombrearem com eles. É um plantel com muitos jovens com qualidade e que daqui a uns anos estarão no topo do futebol.
Scolari - não sou particular adepto do Sr. Scolari. Aliás, penso que ele nem percebe muito de futebol e que existem uns 10 treinadores portugueses, baratinhos, melhores do que ele em termos tácticos e técnicos. Só que não podemos esquecer que, mesmo perdendo a final do Euro 2004 para a Grécia, este Sr. conseguiu devolver a Portugal o patriotismo que há muito faltava. Conseguiu unir um povo por uma causa. Algo que infelizmente falta à maioria das pessoas que devia conseguir isso (os nossos políticos, claro está...). Além de tudo isto ainda conseguiu que a selecção portuguesa fizesse o que nunca conseguiu fazer: estar numa grande final de uma grande competição. Por isso tudo, merece o meu destaque.Em 2005 certamente vai conseguir assegurar a presença no Mundial da Alemanha e começará a preparar aquele que poderá ser o seu grande ano: 2006.
Deco - é sem dúvida o jogador do ano. Por mais fintas que o Ronaldinho faça ou golos que o Shevchenko ou o Henry marquem, não há dúvida que este ano o grande jogador foi Deco. É entusiasmante observar a técnica deste jogador. É de chorar por mais. Só foi pena a injustiça que lhe fizeram. No entanto, agora no Barcelona, será mais fácil repararem nele e não tenho dúvidas que no curto prazo obterá as distinções que merece.
Zerozero.pt - foi uma lufada de ar fresco na comunicação desportiva, em formato digital, que apareceu no nosso país. Não posso deixar de dar uma palavra de apreço pelo trabalho que desenvolvem e pela forma como são neste momento o site desportivo português com mais informação ao nível estatístico. Além disso, toda a parte de comentários a notícias permitem uma interacção entre os utilizadores que é muito atractiva. Parabéns!. Em 2005 continuarão certamente a crescer e a trazer-nos novidades.

Agora os negativos:
Dirigentes - já tive oportunidade de dizer isto várias vezes. É do pior que existe no nosso país. Cenas como as dos chaimites, a do champagne, etc, etc, etc, culminado no Apito Dourado, provam que esta classe de dirigentes portugueses deveria ser afastada do nosso futebol. Só dessa forma estou convencido que as pessoas começam a ir ao futebol, desde o avô até ao neto, quer sejam homens ou mulheres... Abram os olhos, por favor.
Arbitragem - piorou imenso em Portugal. Por força de muita suspeição (cada vez mais) penso que a incompetência está a atingir níveis nunca antes atingidos. Espero que em 2005 melhore consideravelmente, mas infelizmente receio que ainda piore mais... A ver vamos...

Para terminar a minha análise que já vai longa, deixo a minha equipa do ano no campeonato português: Moreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Rossato, Costinha, Maniche, Deco, Simão, McCarthy e Liedson.

Por fim, uma palavra para todos os que nos visitam neste blog e para quem aqui escreve. Começámos há pouco mais de um mês e já conseguimos obter mais de 1.000 visitas. O nosso objectivo era consegui-lo até ao final do ano e conseguimos atingir 1.000 visitas no dia 29 de Dezembro. Conseguimos cumprir a primeira meta. O passo seguinte é fazer crescer o blog e torná-lo algo que seja o dia-a-dia de muitos leitores que gostam de futebol. Para isso pretendemos continuar a apostar na diversidade de opiniões. Por isso mesmo, apesar de não dever ser eu a fazer esta análise, penso que fomos das coisas positivas que por aqui apareceu nete ano que hoje termina. Desejo a todos os que por aqui passam e a quem aqui escreve um 2005 cheio de sucessos pessoais e profissionais e que o nosso Futebol de Ataque continue a marcar muitos golos no panorama bloguístico nacional.
Um abraço e Viva 2005!!

Sem comentários: