terça-feira, novembro 30, 2004

12ª Jornada da Superliga

Olá a todos! Para regressar aqui aos meus comentários, nada melhor para o meu regresso que a liderança isolada do meu FCP!
Esta jornada não foi muito fértil em surpresas, tendo-se destacado essencialmente pela derrota do Benfica, em Leiria e, pela confirmação de várias equipas como capazes de tarvar uma boa luta pelos lugares cimeiros.
1) Setúbal V FC Porto - Vitória justa e muito suada dos Dragões! Os sadinos valorizaram muito o triunfo dos campeões nacionais. A 1ª parte foi inteiramente dominada pelo FCP, com destaque para a grande exibição do Quaresma, Costinha e Jorge Costa. Este último viria a ser determinante, pois marcou o único golo do jogo e, contribuiria (com a sua justa expulsão) para uma 2ª parte de total contenção por parte dos portistas. Nesse período os sadinos tudo tentaram, mas nem uma única situação de grande perigo junto da baliza de Nuno conseguiram. O árbitro foi, em meu entender, demasiado caseiro. Ficou um Penalty por assinalar contra a turma da casa (e respectiva expulsão de Hugo Alcântara), contudo na expulsou bem o capitão portista já no final da 1ª parte.
2) Sporting V Moreirense - Vitória sem grande história dos sportinguistas, merecendo destaque os bonitos golos de Pinilla (pelos vistos agora já é o maior lá para os lados de Alvalade) e Carlos Martins (grande jogador). Liedson voltou também a marcar, no entanto o tento deveria ser invalidado, pois Paíto recebeu a bola de Danny em posição irregular. Que me lembre, foi a única falha do trio de arbitragem, portanto nota positiva para o mesmo.
3) Leiria V Benfica - Resultado lisonjeiro para os da casa, pois o empate seria mais justo. Foi um espectáculo muito pobre, onde as duas equipas se equivaleram, no entanto os leirienses foram mais eficazes. O União de Leiria venceu sem ter feito um grande jogo. O árbitro errou ao não assinalar uma grande penalidade a favor dos encarnados, dado que Sokota foi levemente (é certo) empurrado por Renato, mas... caiu! Se calhar, os árbitros ao verem na televisão os outros jogos do Benfica apercebem-se facilmente da quantidade de vezes que os jogadores do Benfica, nomeadamente Karadas, Nuno Gomes e Sokota se atiram para o soalho... No entanto, desta vez o árbitro interpretou mal o lance, isso é indiscutível.
4) Boavista V Beira-Mar - Sempre disse que o Boavista se tinha reforçado muito e bem! Alvalade foi, sem dúvida, um jogo ocasional e, os panteras aí estão a dar tamanha dôr de cabeça aos grandes. Podiam jogar mais e melhor, no entanto os resultados aparecem, logo... Beira-Mar, que se passa?
5) Belenenses V Braga - Outra das confirmações desta Superliga... O SC Braga está bem e, recomenda-se! É uma equipa muito coesa, que alia essa coesão defensiva a um bom virtuosismo de jogadores bem acima da média, casos de Wender, Jaime, Vandinho e Paulo Sérgio. Venceu com sorte, é verdade, mas igualmente com mérito e contra uma boa equipa, como é a do Belenenses.
6) Marítimo V Gil Vicente - Meia surpresa. Os insulares já não ganham há quatro jornadas e, perderam a oportunidade de se juntarem mais ao grupo da frente. No Gil, a mudança de treinador parece estar a dar resultado, pois com Ulisses Morais a «tal estrelinha» voltou. Foi assim contra o Vitória de Setúbal e, foi agora contra os madeirenses.
7) Rio Ave V Nacional - Eis a melhor equipa do campeonato em futebol jogado - o Rio Ave! Futebol apoiado, bonito, rápido e eficaz. Os vilacondenses perderam Vandinho e Jaime, mas ganharam Ricardo Nascimento! Que grande jogador. Tem 29 anos e jogou, quase sempre nas divisões secundárias! Incrível! Lembro-me perfeitamente de toda a gente me dizer que estava ali um dos melhores médios criativos do nosso futebol, só que, segundo diziam, não queria nada com aquilo... Ainda veio a tempo de podermos desfrutar do perfume do seu futebol, da sua grande técnica, visão de jogo, etc... Nota grande também para o treinador Carlos Brito!
8) Estoril V Guimarães - Triunfo sofrido do Vitória. De facto, parece ser a grande desilusão desta Superliga. Tem bons jogadores, um bom treinador, no entanto vive em constante sobressalto, com muita contestação dos adeptos e, nestas alturas essa é a pior maneira para dar a volta aos resultados. Contudo, a mais valia de alguns dos seus jogadores pode fazer a diferença a qualquer momento e, Nuno Assis fê-lo. Os canarinhos, apesar de não andarem a jogar tão bem quanto já o fizeram, continuam a ter grandes razões de queixa dos postes... Contra a Académica foram 2 bolas e, contra o Guimarães outras tantas acertaram nos ferros! Neste jogo houve grande contestação dos estorilistas em relação ao trabalho do trio de arbitragem, no entanto a falta de mais e melhores imagens dos lances não me permitem dar a melhor opinião em relação ao trabalho do mesmo.
9) Penafiel V Académica - Outro clube onde a mudança de técnico está a dar frutos. Luis Castro parece gerar todo o consenso junto dos penafidelenses e, isso reflecte-se nos resultados. Wesley continua a marcar (apesar de gp) e, destaque para o regresso aos golos de um dos melhores marcadores da Liga de Honra da época passada - Roberto. O resultado parece que acabou por ser justo e, premiou a equipa mais eficaz.

Sem comentários: