segunda-feira, novembro 22, 2004

Que grande Superliga

Sem dúvida nenhuma um campeonato ao rubro...
As minhas previsões não se confirmaram, muito por culpa do valor de algumas equipas que por aqui andam... Tá visto que não há jogos fáceis.
Começando pelo jogo de sábado, vimos um Boavista voltando a jogar à imagem do seu treinador. De qualquer forma, apesar de alguma dureza, se atendermos às estatísticas o Boavista fez "apenas" 24 faltas, o que para os axadrezados até não é mau... :-)
O Porto foi superior na maior parte do tempo, mas se pensarmos bem foi mais com o coração do que com talento. Ao contrário do que acontecia nos outros anos, o Porto é hoje bastante mais vulnerável a lesões, castigos, etc. Ainda por cima o McCarthy fez o favor de ajudar à festa e o Boavista aproveitou. Penso que com esta derrota mostra-se que este Porto este ano é vulnerável e é apenas para consumo interno. Penso inclusivé que, infelizmente para nós portugueses, dificilmente o Porto conseguirá ainda estar a jogar nas competições europeias em Março próximo. Quanto à arbitragem (infelizmente esta semana terei de falar nela em todos os jogos), quanto a mim há apenas uma certeza: o Sr. Lucílio Baptista é muito mau árbitro. Quanto aos lances em concreto, na minha sincera opinião, esteve bem apenas na expulsão do McCarthy. Nos amarelos teve um critério que ninguém percebeu, principalmente a prejudicar o FC Porto. No lance do eventual penalty que os portistas reclamam, para mim não é sequer falta, mas a marcá-la terá de ser penalty. Quanto aos foras de jogo é o Boavista que se pode queixar mais pois há 2 foras de jogo tirados ao Zé Manel e ao Cafu que são inacreditáveis. Ah, esqueci-me de um lance em que o fiscal de linha esteve bem: o do golo anulado ao Boavista. Foi o único lance em que acertou. No entanto penso que os portistas não podem vir dizer que perderam pelo árbitro. Perderam mas foi por falta de talento.
Quanto ao Sporting, um empate fora de horas, num jogo morno. Tenho dificuldade em falar desta equipa do Sporting. São capazes do melhor e do pior. Continuo a afirmar que o Sporting não tem equipa para lutar pelo título. E apenas ainda está onde está porque Benfica e Porto fartam-se de desperdiçar oportunidades de se distanciar. Além do mais o treinador é para mim o pior dos três grandes... Neste jogo a arbitragem também teve um erro clamoroso. Penalty não assinalado contra o Sporting por derrube a Tanque Silva... Onde anda, Sr. Dias da Cunha??
Na Luz, a desilusão total. Não entendo porque é que os jogadores do Benfica não conseguem resistir a uma mera pressão de ganhar um jogo em casa, para passar para líderes da classificação. É já a 3ª vez que não conseguem aproveitar perdas de pontos do Porto, em jogos após o término dos jogos dos dragões. Que tal sermos obrigados a jogar sempre em primeiro lugar na jornada??... Talvez assim fosse mais fácil. O que eu vi foi um Rio Ave quase sempre superior em jogo jogado, com bom toque de bola, e um Benfica que na primeira parte se limitou a aproveitar 3 lances para se balancear para a vitória, e que depois na segunda parte ficou a dormir, à espera que os vilacondenses chegassem à igualdade. Um candidato ao título não pode sofrer um golo como o terceiro golo do Rio Ave... Na marcação de um canto, a ganhar 3-2, com o jogo tremido, sofre-se um golo assim em contra-ataque???... Meninos, acordem!!!!... Quanto a opções do mister Trapattoni, penso que cometeu o erro de arriscar no Miguel quando se viu perfeitamente que ele não está ainda nem sequer a 50%...
Quanto à arbitragem (esta semana isto foi realmente uma desgraça), erro clamoroso no lance do segundo golo do Benfica visto que o Simão estava em claro fora de jogo. De qualquer forma, não se pode vir agora tirar conclusões que se o golo fosse anulado o Benfica perderia 3-2... Isso é pura demagogia. Até podia perder, mas também podia "acordar" mais cedo e até ganhar o jogo. Isso são as normais especulações do adepto do futebol.
Concluindo, após estas considerações, que grande Superliga esta, hein?... :-D

Sem comentários: