terça-feira, novembro 30, 2004

Resumo da Jornada

Finda que está mais uma jornada desta surpreendente superliga continuamos com o FCP na frente, agora de forma isolada, depois de uma actuação sofrida perante um adversário que com todo o mérito e fruto da qualidade dos seus jogadores, se encontra bem posicionado na tabela classificativa. Disse sofrida pois o FCP não está habituado a que não seja ele a marcar o ritmo de jogo e as iniciativas de ataque. Não quero com isto dizer, bem pelo contrário, que a actuação do FCP não foi com personalidade, mas pautou-se por dar iniativa de jogo ao adversário e a saber aproveitar os erros dos atacantes para resolver as situações que pudessem levar perigo para a baliza defendida pelo Nuno, e fez isso com toda a mestria e humildade, pois viu-se durante 55 minutos, sensivelmente, em inferioridade numérica. Só por duas vezes o FCP esteve em igualdade numérica; Nos primeiros 35 minutos e, quando o Carlos Alberto entrou dentro de campo temporáriamente para se dirigir ao banco de suplentes a fim de entrar em jogo, coisa que, espantosa e peculiarmente lhe valeu um amarelo. As regras são para se cumprir, é certo, mas gostava de saber, a título de curiosidade, quantas vezes situações destas valeram a mesma punição em toda a história do futebol. De referir que nestes primeiro 35 minutos de jogo, o FCP mandou no jogo a seu belo prazer, controlando-o em todos os aspectos. Aflorando a arbitragem deste jogo, penso que o caso da expulsão do Jorge Costa é bem julgado pelo arbitro, o Bosingwa devería ter sido punido por ter empurrado o arbitro auxiliar, um penalti claríssimo por mão na bola a favor do FCP que foi escamuteado, e ainda o número elevadíssimo de faltas marcadas a favor do Setúbal, demonstrou dualidade de critérios que até roçou a conveniência para que a equipa visitada corrigisse um resultado que lhe estava a ser desfavorável. Na minha opinião, muito fraca prestação do árbitro. Penso com isto, e por a minha equipa ter ganho, que me dá alguma liberdade para falar assim.
Tal como previa, o benfica teve extremas dificuldades em se bater com o união, trazendo um resultado desfavorável às pretensões da equipa encarnada. Esta derrota assenta, na minha opinião, nalgum desiquilibrio que penso que é unânime quando se fala do plantel do benfica. O benfica tem um bom 11 base com "pedras" fundamentais nas quais assenta a sua qualidade de jogo, o que provoca, em caso de ausência de alguma delas e como se viu, a incapacidade de as substituir à altura, embora o benfica construísse lances para trazer pelo menos o empate de Leiria.
Como vaticinei também, o sporting levou o moreirense de vencida por um resultado bastante expressivo, que na minha opinião é dilatado demais para o que se passou em alvalade. É certo que o sporting tem vindo a crescer e a encontrar-se como equipa, tem marcado muitos golos e tem construído bons lances de ataque, mas parece-me que isto tem acontecido com adversários bastante inferiores, não me dando a segurança suficiente para dizer que não irá haver nenhum retrocesso na sua campanha.
Dois bons jogos foram o Belenenses-Braga e o Rio Ave-Nacional, tendo este último um resultado pouco habitual para equipas que são equiparáveis, na minha opinião. Sendo boas equipas e estando a ter boas prestações são as equipas do 1º jogo que referi, e o resultado mostra bem a incerteza da atribuição de um vencedor à partida para este jogo.
Vitória do Guimarães fora de casa, que espero que seja galvanizadora para melhores resultados e melhor classificação desta equipa, que me parece por ora, estar muito aquém das suas possibilidades. Boa vitória também do Penafiel que teima em ser das equipas mais irregulares desta superliga. Travão ao marítimo por parte do Gil Vicente, que construíu um resultado que me parece difícil de igualar. O estádio dos Barreiros será, na minha opinião, o 4º em termos de dificuldade para as equipas se deslocarem e conseguirem um bom resultado, estando atrás das deslocações aos estádios dos três clubes ditos grandes.
Não queria deixar de salientar a posição ocupada pelo Boavista, fruto das vitórias dos últimos jogos.
Feito o resumo em termos futebolísticos desta jornada, resta-me deixar uma nota de pesar pela morte de mais um adepto de futebol num estádio, querendo aproveitar esta triste ocorrência para deixar um alerta a todas as pessoas que se deslocam aos estádios, no sentido de evitarem riscos e situações horríveis quanto esta.
Nota final para o Futsal e para a excelente campanha da equipa lusa no oriente. Vamos todos apoiar a equipa amanhã, para mais um feito histórico no desporto português.
Cumprimentos a todos.

Sem comentários: