terça-feira, novembro 30, 2004

Resumo da Jornada

Finda que está mais uma jornada desta surpreendente superliga continuamos com o FCP na frente, agora de forma isolada, depois de uma actuação sofrida perante um adversário que com todo o mérito e fruto da qualidade dos seus jogadores, se encontra bem posicionado na tabela classificativa. Disse sofrida pois o FCP não está habituado a que não seja ele a marcar o ritmo de jogo e as iniciativas de ataque. Não quero com isto dizer, bem pelo contrário, que a actuação do FCP não foi com personalidade, mas pautou-se por dar iniativa de jogo ao adversário e a saber aproveitar os erros dos atacantes para resolver as situações que pudessem levar perigo para a baliza defendida pelo Nuno, e fez isso com toda a mestria e humildade, pois viu-se durante 55 minutos, sensivelmente, em inferioridade numérica. Só por duas vezes o FCP esteve em igualdade numérica; Nos primeiros 35 minutos e, quando o Carlos Alberto entrou dentro de campo temporáriamente para se dirigir ao banco de suplentes a fim de entrar em jogo, coisa que, espantosa e peculiarmente lhe valeu um amarelo. As regras são para se cumprir, é certo, mas gostava de saber, a título de curiosidade, quantas vezes situações destas valeram a mesma punição em toda a história do futebol. De referir que nestes primeiro 35 minutos de jogo, o FCP mandou no jogo a seu belo prazer, controlando-o em todos os aspectos. Aflorando a arbitragem deste jogo, penso que o caso da expulsão do Jorge Costa é bem julgado pelo arbitro, o Bosingwa devería ter sido punido por ter empurrado o arbitro auxiliar, um penalti claríssimo por mão na bola a favor do FCP que foi escamuteado, e ainda o número elevadíssimo de faltas marcadas a favor do Setúbal, demonstrou dualidade de critérios que até roçou a conveniência para que a equipa visitada corrigisse um resultado que lhe estava a ser desfavorável. Na minha opinião, muito fraca prestação do árbitro. Penso com isto, e por a minha equipa ter ganho, que me dá alguma liberdade para falar assim.
Tal como previa, o benfica teve extremas dificuldades em se bater com o união, trazendo um resultado desfavorável às pretensões da equipa encarnada. Esta derrota assenta, na minha opinião, nalgum desiquilibrio que penso que é unânime quando se fala do plantel do benfica. O benfica tem um bom 11 base com "pedras" fundamentais nas quais assenta a sua qualidade de jogo, o que provoca, em caso de ausência de alguma delas e como se viu, a incapacidade de as substituir à altura, embora o benfica construísse lances para trazer pelo menos o empate de Leiria.
Como vaticinei também, o sporting levou o moreirense de vencida por um resultado bastante expressivo, que na minha opinião é dilatado demais para o que se passou em alvalade. É certo que o sporting tem vindo a crescer e a encontrar-se como equipa, tem marcado muitos golos e tem construído bons lances de ataque, mas parece-me que isto tem acontecido com adversários bastante inferiores, não me dando a segurança suficiente para dizer que não irá haver nenhum retrocesso na sua campanha.
Dois bons jogos foram o Belenenses-Braga e o Rio Ave-Nacional, tendo este último um resultado pouco habitual para equipas que são equiparáveis, na minha opinião. Sendo boas equipas e estando a ter boas prestações são as equipas do 1º jogo que referi, e o resultado mostra bem a incerteza da atribuição de um vencedor à partida para este jogo.
Vitória do Guimarães fora de casa, que espero que seja galvanizadora para melhores resultados e melhor classificação desta equipa, que me parece por ora, estar muito aquém das suas possibilidades. Boa vitória também do Penafiel que teima em ser das equipas mais irregulares desta superliga. Travão ao marítimo por parte do Gil Vicente, que construíu um resultado que me parece difícil de igualar. O estádio dos Barreiros será, na minha opinião, o 4º em termos de dificuldade para as equipas se deslocarem e conseguirem um bom resultado, estando atrás das deslocações aos estádios dos três clubes ditos grandes.
Não queria deixar de salientar a posição ocupada pelo Boavista, fruto das vitórias dos últimos jogos.
Feito o resumo em termos futebolísticos desta jornada, resta-me deixar uma nota de pesar pela morte de mais um adepto de futebol num estádio, querendo aproveitar esta triste ocorrência para deixar um alerta a todas as pessoas que se deslocam aos estádios, no sentido de evitarem riscos e situações horríveis quanto esta.
Nota final para o Futsal e para a excelente campanha da equipa lusa no oriente. Vamos todos apoiar a equipa amanhã, para mais um feito histórico no desporto português.
Cumprimentos a todos.

12ª Jornada da Superliga

Olá a todos! Para regressar aqui aos meus comentários, nada melhor para o meu regresso que a liderança isolada do meu FCP!
Esta jornada não foi muito fértil em surpresas, tendo-se destacado essencialmente pela derrota do Benfica, em Leiria e, pela confirmação de várias equipas como capazes de tarvar uma boa luta pelos lugares cimeiros.
1) Setúbal V FC Porto - Vitória justa e muito suada dos Dragões! Os sadinos valorizaram muito o triunfo dos campeões nacionais. A 1ª parte foi inteiramente dominada pelo FCP, com destaque para a grande exibição do Quaresma, Costinha e Jorge Costa. Este último viria a ser determinante, pois marcou o único golo do jogo e, contribuiria (com a sua justa expulsão) para uma 2ª parte de total contenção por parte dos portistas. Nesse período os sadinos tudo tentaram, mas nem uma única situação de grande perigo junto da baliza de Nuno conseguiram. O árbitro foi, em meu entender, demasiado caseiro. Ficou um Penalty por assinalar contra a turma da casa (e respectiva expulsão de Hugo Alcântara), contudo na expulsou bem o capitão portista já no final da 1ª parte.
2) Sporting V Moreirense - Vitória sem grande história dos sportinguistas, merecendo destaque os bonitos golos de Pinilla (pelos vistos agora já é o maior lá para os lados de Alvalade) e Carlos Martins (grande jogador). Liedson voltou também a marcar, no entanto o tento deveria ser invalidado, pois Paíto recebeu a bola de Danny em posição irregular. Que me lembre, foi a única falha do trio de arbitragem, portanto nota positiva para o mesmo.
3) Leiria V Benfica - Resultado lisonjeiro para os da casa, pois o empate seria mais justo. Foi um espectáculo muito pobre, onde as duas equipas se equivaleram, no entanto os leirienses foram mais eficazes. O União de Leiria venceu sem ter feito um grande jogo. O árbitro errou ao não assinalar uma grande penalidade a favor dos encarnados, dado que Sokota foi levemente (é certo) empurrado por Renato, mas... caiu! Se calhar, os árbitros ao verem na televisão os outros jogos do Benfica apercebem-se facilmente da quantidade de vezes que os jogadores do Benfica, nomeadamente Karadas, Nuno Gomes e Sokota se atiram para o soalho... No entanto, desta vez o árbitro interpretou mal o lance, isso é indiscutível.
4) Boavista V Beira-Mar - Sempre disse que o Boavista se tinha reforçado muito e bem! Alvalade foi, sem dúvida, um jogo ocasional e, os panteras aí estão a dar tamanha dôr de cabeça aos grandes. Podiam jogar mais e melhor, no entanto os resultados aparecem, logo... Beira-Mar, que se passa?
5) Belenenses V Braga - Outra das confirmações desta Superliga... O SC Braga está bem e, recomenda-se! É uma equipa muito coesa, que alia essa coesão defensiva a um bom virtuosismo de jogadores bem acima da média, casos de Wender, Jaime, Vandinho e Paulo Sérgio. Venceu com sorte, é verdade, mas igualmente com mérito e contra uma boa equipa, como é a do Belenenses.
6) Marítimo V Gil Vicente - Meia surpresa. Os insulares já não ganham há quatro jornadas e, perderam a oportunidade de se juntarem mais ao grupo da frente. No Gil, a mudança de treinador parece estar a dar resultado, pois com Ulisses Morais a «tal estrelinha» voltou. Foi assim contra o Vitória de Setúbal e, foi agora contra os madeirenses.
7) Rio Ave V Nacional - Eis a melhor equipa do campeonato em futebol jogado - o Rio Ave! Futebol apoiado, bonito, rápido e eficaz. Os vilacondenses perderam Vandinho e Jaime, mas ganharam Ricardo Nascimento! Que grande jogador. Tem 29 anos e jogou, quase sempre nas divisões secundárias! Incrível! Lembro-me perfeitamente de toda a gente me dizer que estava ali um dos melhores médios criativos do nosso futebol, só que, segundo diziam, não queria nada com aquilo... Ainda veio a tempo de podermos desfrutar do perfume do seu futebol, da sua grande técnica, visão de jogo, etc... Nota grande também para o treinador Carlos Brito!
8) Estoril V Guimarães - Triunfo sofrido do Vitória. De facto, parece ser a grande desilusão desta Superliga. Tem bons jogadores, um bom treinador, no entanto vive em constante sobressalto, com muita contestação dos adeptos e, nestas alturas essa é a pior maneira para dar a volta aos resultados. Contudo, a mais valia de alguns dos seus jogadores pode fazer a diferença a qualquer momento e, Nuno Assis fê-lo. Os canarinhos, apesar de não andarem a jogar tão bem quanto já o fizeram, continuam a ter grandes razões de queixa dos postes... Contra a Académica foram 2 bolas e, contra o Guimarães outras tantas acertaram nos ferros! Neste jogo houve grande contestação dos estorilistas em relação ao trabalho do trio de arbitragem, no entanto a falta de mais e melhores imagens dos lances não me permitem dar a melhor opinião em relação ao trabalho do mesmo.
9) Penafiel V Académica - Outro clube onde a mudança de técnico está a dar frutos. Luis Castro parece gerar todo o consenso junto dos penafidelenses e, isso reflecte-se nos resultados. Wesley continua a marcar (apesar de gp) e, destaque para o regresso aos golos de um dos melhores marcadores da Liga de Honra da época passada - Roberto. O resultado parece que acabou por ser justo e, premiou a equipa mais eficaz.

Futsal e mais qualquer coisa...

Continuando a falar de futsal, Portugal vai jogar amanha com a Espanha aquele que será o jogo do ano no futsal Português!
Um empate deixa os campeões do Mundo fora das meias finais e deixa Portugal nas meias finais, mesmo uma derrota poderá servir a Portugal, caso aconteça um milagre no Republica Checa-Italia e a Italia perca.
Pessoalmente não acredito muito nas hipoteses de Portugal, mas a esperança é a ultima a morrer, e caso Portugal não perca com a Espanha, seria a primeira vez que tal aconteceria no nosso futsal, se não estou em erro.
Caso Portugal vença a Espanha teria uma oportunidade histórica de evitar o Brasil nas meias finais e disputar a grande final!
Esperemos que no dia da Restauração o futsal Portugês faça história...

Se tudo correr bem o Europeu de 2007 será organizado no Porto, a modalidade está a crescer, só falta mesmo o F.C.Porto entrar no futsal...

É uma pena que o desporto em Portugal esteja dependente dos 3 grandes para se desenvolver, um dia ouvi um comentador dizer que as pessoas em Portugal não gostam de futebol, gostam é dos seus clubes (Benfica, Sporting ou Porto). Na minha opnião não podia estar mais certo. É uma pena que as restantes modalidades extra futebol, estejam dependentes da presença, ou não, dos 3 grandes para se desenvolver, as pessoas em Portugal não gostam de desporto, não existe cultura desportiva, existe sim, cultura clubistica...
Em Espanha o futsal tem bastante sucesso e não necessitou de nenhum dos grandes para se desenvolver...
Na Alemanha, França, Inglaterra, Italia, o futebol não domina as audiências sozinho, tem a companhia de outros desportos, como o basquet, rugby, automobilismo isto já para não falar do país que para mim é um exemplo para todo o mundo a nivel de desporto, falo dos EUA claro...
Julgo que a nível de organização e gestão desportiva, os Americanos são os melhores de longe, nós só temos de aproveitar aquilo que eles inventaram.

Enfim, foram apenas alguns desabafos...

Abraços e bons ataques

segunda-feira, novembro 29, 2004

Temos campeonato!

Temos campeonato. À 12°jornada temos apenas 3 pontos a separar o primeiro do sétimo classificado. Sem duvida, a nossa superliga está ao rubro.
O Sporting volta a marcar 4 golos numa só partida. Este sporting marca muito golos mas a verdade é que não deslumbra. Quem não vê os jogos julga que esta equipa é uma máquina em movimento, mas não é assim. Vejamos: com 15 golos sofridos o sporting tem pior defesa que equipas como o guimaraes, rio ave, maritimo,setubal..... é a 8° defesa menos batida da super liga. O sporting marcou cedo por mauricio pinilla e a partir daí limitou-se a controlar o jogo. O resto dos golos vieram com naturalidade. Não jogando muito bem a equipa leonina controlava a seu belo prazer o jogo, surgindo mesmo o segundo golo, e que golo, por intermédio de carlos martins.
Na segunda parte as coisas mudaram, o moreirense acordou para o jogo. Com o resultado em dois a zero a equipa visitante quis correr atras do prejuizo. Ameaçou a baliza de ricardo duas ou tres vezes, e numa delas fez golo. O ex-leão Afonso Martins reduzia a desvantagem e punha a equipa do sporting sobre brasas. O Moreirense controlou o jogo mais alguns minutos (poucos), e quando nada o fazia prever, o sporting mata o jogo. Desta vez era Hugo Viana a marcar. Durante o resto do jogo o sporting voltou a tomar as rédeas do encontro acabando mesmo por fazer mais 1 golo, já para lá do minuto noventa atraves do inevitável Liedson.
Destaque para a boa exibição do chileno Pinilla, que parece ter ganho a confiança que lhe faltava, voltando assim às boas exibiçoes e aos golos. Parece que este homem me quer dar razao, mostrando a todos os críticos que não é nenhum pé de chumbo. Aliás, no chile, Pinilla é tido como 1 grande goleador, e essa fama nao surgiu do nada. Tem algum fundamento, ou sera que nao?Gostei de ver a juve leo gritar o seu nome! Ele merece!PINI PINI PINI PINIGOOLLL :)
O que também gostei, e muito, foi de ver o regresso do Sá Pinto. Sinceramente acho que este homem devia ser o capitão do Sporting, ele merecia mais do que qualquer outro! Mas enfim, alguem decidiu que o capitao é o Barbosa.....no coment. Aquela imagem que a sport tv mostrou, no momento em que ele é chamado pelo treinador para entrar, é 1 exemplo para muitos! A expressao de alegria, que nao conseguiu disfarçar, trouxe-me as lagrimas os olhos! É motivo de orgulho para mim, e para todos os sportinguistas(acho eu), poder dizer que temos no Sporting o unico jogador que ainda joga por amor a camisola!A exibiçao de ontem não foi das melhores, mas depois de nove meses parado nao se pode exigir muito! De toda a maneira adorei ver o camisola 10 de novo em campo!BEM VINDO SEJAS GRANDE SA PINTO!

Em Leiria, o Benfica deixou ficar mais tres pontos. E muito sinceramente, a jogar assim nao estou a ver maneira do benfica ser campeao. É verdade que o benfica criou mais oportunidades de golo que o Leiria, mas a verdade é que foi a equipa da casa a marcar o unico golo da partida, golo marcado pelo matosinhense Fangueiro. É verdade que fica 1 penaltye por marcar( mais 1....) contra o leiria, mas servirá essa grande penalidade como desculpa para a derrota do Benfica?Não! O Benfica perdeu porque nunca conseguiu controlar o Leiria! Jogadores como Paulo Almeida (quem trouxe este gajo????), Joao Pereira, Argel, Zahovic, Dos Santos não têm lugar no Benfica. São jogadores razoaveis, não são bons. E uma equipa como o Benfica não pode ter muitos jogadores desta categoria, senão está sujeito a perder mais jogos como o de ontem.
O futebol é um desporto colectivo, nao se pode viver à custa das estrelas, e esse é o caso do clube da Luz! Esta equipa assenta em 4 grandes jogadores(simao, miguel, petit, m.fernandes), ora quando 1 destes falha o benfica "abana", ontem nao falhou 1, falharam 2!Miguel e Petit, logo, seria de prever que o Benfica ia ter grandes dificuldades para ganhar o jogo. Eu até quase arrisco dizer que a única maneira de o Benfica marcar 1 golo ontem, era o Simao ter 1 momento de genio e sozinho resolver o jogo. Como esse momento nao aconteceu.... O Benfica perdeu e arrisca-se assim a ficar a 3 pontos do fcp. Será que a crise que tanto se falava há umas semanas no Sporting, "atravessou a rua" e está agora instalada nno outro lado da segunda circular??os próximos jogos o dirao.

Quem me conseguiu surpreender esta semana foi o Sporting de Braga, ao ir ganhar no restelo por 1-2. Não estava nada à espera. Aliás, nao queria nada que assim fosse, visto que o treinador que está actualmente no Beleneses é alguem que respeito, e aprecio muito. Para mim Carlos Carvalhal seria o treinador ideal para o Sporting. Mas esta semana, nem o golo de Antchouet(outro homem que muito gostava de ver no sporting....), safou o Belenenses. É futebol.

2ª Liga

Mais uma jornada da 2ª Liga, desta feita a nº12.
Na jornada 10 tivemos 7 empates, na jornada 11 tivemos 5 e nesta nao tivemos um unico empate!!! So uma equipa ganhou fora por isso temos em 9 jogos 8 vitorias das equipas visitadas!!!
A unica equipa a conseguir ganhar fora foi a equipa dos 11 jogadores atras da bola e pontape pra fente em contra-ataques rapidos, e como em casa tem de jogar ao ataque so tem dois pontos conquistados no seu campo. (0V 2E e 4D). enqt q fora (3V 1E 2D). Este tipo de "anti-jogo" ja ha muito q deveria ter sido banido do futebol, mas pelos vistos ha quem continue a explorar o nao futebol pra assim csg pontuar. Desta feita foi a Ovarense a vitima, ja tinha sido o Estrela, num dos jogos mais horriveis de presenciar, imagino o q passaram este fim de semana os adeptos vareiros, pq eu ja passei por isso, ainda pra mais qd a nossa equipa é uma equipa q pratica bom futebol, neste caso falo do Estrela e da Ovarense. Esta equipazinha do Felgueiras q anda sempre na linha de agua todos os anos e ate por duas vezes ja foi repescada, qd tinha descido normalmente ao fim de 34 jornadas. Haja sorte!!! Deve ser record do guiness.
O Estrela com esta jornada voltou ao 1º lugar da tabela em igualdade com o Maia. O Maia que perdeu em Santa Maria da Feira num jogo q deveria ter tido 94min e teve 98 va-se la saber pq. Nao deve ter nada a ver com o facto do Maia estar a perder, digo eu, mas nem com prolongamento csg empatar.
O Santa Clara voltou ás vitorias e como no jogo entre os Desportivos a vitoria surgiu para o Aves, o Chaves desceu ate ao ultimo lugar.
Olhanense 3-0 ao Alverca peca por escasso, infelizmente é mais q tempo de se habituarem a este novo Alverca, a ver se nao desce como eu vaticinei.
Destaque ainda pro jogo Naval 5-0 Portimonense, onde os de Portimao continuam a dizer-se prejudicados. Das duas uma ou se calam ou desistem do campeonato, pura e simplesmente. Nao quer dizer q nao estejam a ser prejudicados mas uma vez q ja sabemos e q pelos vistos os querem fora da Liga de Honra, façam-lhes o favor.
A proxima jornada vai ser excelente:
1º com 3º e 2º com 4º, ou seja, Estrela Amadora - Naval 1º Maio e Maia - Paços Ferreira sendo q os estao pontuados da seguinte maneira: 1º e 2º 24pts e 3º e 4º 22pts.

Nós queremos ser campeões e vocês?

Foi este o título de uma faixa apresentada ontem pela claque do Benfica em Leiria. Pareceu-me interessante para iniciar o meu comentário. Embora muitos jogadores naquela equipa suem a camisola, tenho a certeza que alguns há que não dão o máximo e que parece por vezes andam a brincar com todos nós... Há no entanto que distrinçar entre os que querem e fazem, os que não querem e ainda os que querem mas não podem porque não sabem... No primeiro caso falo obviamente de jogadores como Simão Sabrosa, Moreira, Luisão, Manuel Fernandes, Miguel e Petit. São eles a espinha dorsal do Benfica. Quando falta um, já abana de alguma forma a estrutura. Mas quando faltam 3... É metade da estrutura... Como se viu ontem, principalmente na primeira parte, sem Miguel não existe ala direita no Benfica. Foi raro o cruzamento efectuado na extrema-direita. Só aconteceu quando curiosamente Simão trocou de lado e apareceu por lá... No meio do terreno outro grande problema... Sem Petit, Manuel Fernandes acaba por ser o único a trabalhar naquele centro do terreno, fazendo com que o próprio jovem jogador pareça perdido no meio da equipa. Para finalizar, o centro da defesa. Ontem viu-se bem a falta que faz Luisão naquela defesa. Argel parece um tonto atrás da bola. Francamente... O lance do golo do Leiria é bem exemplo da incapacidade de Argel...
Pelas minhas palavras já viram quem é que eu acho que não faz, mas não é porque não quer, mas é porque não sabe... Estou a falar de Argel e Paulo Almeida... Chega a ser ridículo, principalmente neste último caso, como é que se vai contratar um jogador destes... Em Portugal temos jogadores que como trincos seriam muito melhores, e se calhar com salários mais baixos... Estou a falar por exemplo de Luís Loureiro, que já várias vezes esteve para ir para um grande, mas acabou no Braga (e bem, diga-se).
Depois há ainda os jogadores que podendo fazer, não o fazem parece porque não querem... E aqui estou a falar de Zahovic (como é que é possível ser tão displicente numa jogada daquelas), Geovanni (ontem jogou??) ou Fyssas (porque não faz mais vezes o que fez no lance da bola ao poste??)... E daí a pergunta: queremos ser campeões, e vocês??
Ah, a ser verdade o negócio por Robinho envolver a contrapartida de 3 jogadores sendo os mesmos o Roger, o Paulo Almeida e o Argel, não lhes mostrem por favor nenhuma cassete de jogos desta Superliga senão eles desistem do negócio... :-)
Nota negativa ainda para o triste acontecimento da morte de um adepto no estádio. Ao que parece por negligência do mesmo. As pessoas num campo de futebol também têm de ter calma, pois podem acontecer desgraças. Vir a correr vários lanços de escada em direcção a um varandim é uma inconsciência total... Por isso não acusem a falta de segurança no estádio pois o que me parece é que o adepto é que foi o único responsável...
Amanhã prometo falar de outras equipas neste campeonato que não apenas o meu Benfica...

sexta-feira, novembro 26, 2004

Uefa e Superliga

Relativamente à taça Uefa tenho a dizer que, embora só tenha visto os resumos dos jogos em que entraram equipas portuguesas, pareceu-me que estas não tiveram dificuldades em ultrapassar os seus adversários, criando oportunidades e jogando o suficiente para até os resultados serem mais dilatados. Por isso, parabéns às duas pelas vitórias.
Relativamente à competição que se avizinha e que nos interessa a todos, gostaría de salientar os interessantes confrontos que não envolvem o FCP, SLB e SCP, e que são o Rio Ave - Nacional e o Belenenses - Braga. Penso que serão os jogos em que teóricamente os valores dos clubes se equiparam, e por isso terão o maior interesse.
A primeira equipa a actuar dos três ditos clubes grandes é o benfica, que penso que terá a sua tarefa extremamente dificultada devido à provável ausência de algumas das suas pedras principais, perante um Leiria que parece ainda não se ter encontrado, principalmente nos jogos em casa. Sem dúvida, a não perder, não só pelo valor das equipas, mas também porque daí pode advir algum resultado que mude a tabela classificativa, nem que seja temporáriamente.
A seguir jogará o sporting, galvanizado pelos últimos resultados (excepção feita ao jogo de Aveiro), penso que não deixará cair esta oportunidade de se juntar ao grupo da frente e assim se assumir como equipa candidata aos lugares de topo.
Segunda-Feira jogará o FCP que eu espero que leve de vencida um Setúbal que joga bom futebol e que tem encarado os jogos como eles devem ser, para ganhar. Espero que a jogar assim sofra a derrota como sofreu no estádio da luz. Penso que, sobre esse jogo, o Setúbal saiu com uma pesada derrota por ter jogado de igual para igual, e aí os valores individuais do benfica fizeram a diferença. Espero que joguem da mesma forma contra o FCP, pois só assim o FCP terá mais hipóteses de ganhar. Se ficarem na defesa terão mais possibilidades de sucesso, é certo, mas espero que isso não aconteça em prol do espectáculo. O FCP irá jogar este jogo sabendo de antemão o resultados dos seus mais directos adversários, esperando com isso que, sejam eles quais forem, isso sirva de motivação para se distanciarem, ou para se igualarem. Por mim, já ficava satisfeito se o resultado do setúbal-FCP último para o campeonato se repetisse. Espero não estar a cometer nenhuma "gaffe" e que a minha memória não me engane, mas penso que ganhámos lá com um golo do Postiga, em fora de jogo por sinal.
Saudações e bom fim de semana desportivo.
P.S. Ao Nuno Cardoso, tenho a dizer que pelo meu pai e também um pouco por ti, gostava que o benfica fosse à final, mas permite-me a sinceridade, acho pouco provável...

Futsal

Agora é a minha vez de falar sobre futsal.

Portugal garantiu hoje o apuramento para a 2.ª fase do mundial a disputar em Tawian, ou em China Taipé, como quiserem, depois de ganhar por 5-0 a Cuba.

Mas ao contrário do que esperava, ficamos apenas em 2.º lugar com 6 pontos, atras da Argentina que terminou com 9 pontos. E assim, vamos jogar com Espanha, Italia e provavelmente Republica Checa na 2.ª fase. Será necessário uma selecção no seu melhor para derrotar os actuais campeões do mundo, a Espanha, e os actuais campeões europeus, a Italia, mas vamos acreditar que é possivel, apesar de nos faltar nesta selecção jogadores como o Pedro Costa e o Arnaldo, que ficaram em Portugal lesionados.
A Espanha possui uma equipa formada por jogadores que actuam no melhor campeonato do mundo, e a Italia tem uma equipa constituida na sua maioria por Brasileiros naturalizados, aliás, vai ser interessante o duelo entre Portugal e Italia, depois da polémica que existiu entre os 2 selecionadores à uns tempos atrás, com trocas de mimos na comunicação social internacional...
Em principio, a Republica Checa deve ser o adversário mais acessivel do grupo, mas é preciso atenção, a Republica Checa fez um grande Europeu, no ano passado em Italia, e apesar de estar a desiludir em termos exibicionais, pelo menos segundo as crónicas dos jornalistas, pode muito bem voltar a surpreender muito boa gente...

No outro grupo, onde esperava que estivesse Portugal, vão estar o Brasil, a Argentina, os EUA, e a Ucrânia, será uma luta entre Argentina, Ucrânia, e quem sabe, EUA, pelo 2.º lugar

Resta-me desejar a melhor das sortes à nossa selecção, e bem vai precisar...

Abraços e bons ataques!

quinta-feira, novembro 25, 2004

Fantástica campanha

Terminou há instantes mais uma jornada europeia.
Resultados excelentes para as equipas portuguesas. Três jogos, três vitórias, 7-0 em golos. Penso que há bastante tempo não tinhamos uma jornada europeia tão boa para as equipas portuguesas.
O Porto fez um jogo com grande atitude em Moscovo, lutou pelo resultado, apesar de ter tido alguma felicidade durante a primeira parte... No entanto, não há campeões sem sorte, certo?... :-)
O grande problema do Porto é precisamente que não depende apenas de si para se apurar para a próxima fase. Além de que ganhar ao Chelsea, mesmo que Mourinho opte por segundas linhas da equipa, nunca será fácil... A acrescer a isso, não acredito que o PSG desperdice a oportunidade de se conseguir apurar para a segunda fase.
Em resposta ao repto lançado pelo João, penso que a final da Champions vai ser entre Barcelona e Chelsea, se eles não se encontrarem entretanto.
Na Taça Uefa, o Sporting passeou pela Geórgia frente a uma equipa bastante fraca. Pensei que tivessem mais dificuldades, mas a equipa apresentou-se com profissionalismo e tornou fácil o que nunca seria muito difícil... Penso que o apuramento está quase garantido, embora pense também que vai ser muito complicado ficarem em primeiro lugar no seu grupo pois não me parece que ganhem em Newcastle. A ser assim (ficar em 2º lugar) jogarão nos oitavos-de-final com um dos vencedores desta fase de grupos pelo que a tarefa não será fácil. Há no entanto que dar o devido valor ao José Peseiro, uma vez que é o primeiro treinador de há uns anos a esta parte, a conseguir apurar o Sporting para uma fase tão avançada das competições europeias.
Quanto ao Benfica, resolveu rapidamente a questão, sem grandes problemas, mesmo perdendo Petit logo aos 10 minutos. O Simão Sabrosa mostrou que está a passar um excelente momento de forma e foi claramente o melhor jogador em campo. Falharam-se bastantes golos e em alguns lances verificou-se alguma ansiedade que não se admite numa equipa como a do Benfica. Apesar disso o Benfica está também com um pé na próxima fase e pelo resultado de hoje do Estugarda, ainda pode sonhar em ser 1º, embora me pareça que seja complicado, uma vez que era necessário ganhar na Bélgica e torcer por um empate ou derrota deles em casa com o Dínamo de Zagreb... Pelo que vimos hoje... Estamos conversados...
Para o ranking foi uma excelente campanha e esperemos que assim continuem as equipas portuguesas ainda presentes. Eu por mim já vou comprar bilhete para a final de Alvalade amanhã, uma vez que os bilhetes vão ser postos à venda... E meu caro João, respondendo à tua provocação, e que tal uma final Benfica-Sporting?... :-D

Bom resultado

Bom resultado este que o sporting conseguiu esta tarde frente ao Dinamo de Tiblissi. Quatro golos sem resposta, contra 1 adversário sem argumentos para fazer frente à equipa de Alvalade.
O Sporting entrou bem no jogo, e marcou logo aos 5 minutos pelo inevitável Liedson, jogador que acabaria o jogo com um hat-trick. O quarto golo seria marcado pelo Hugo Viana, que esteve um pouco apagado durante todo o jogo.
Mas este resultado é enganoso para quem nao viu o jogo, apesar dos 4 golos o sporting não deslumbrou. Jogou o suficiente só isso, os golos apareceram devido ao pouco valor do adversário, como fica provado no segundo golo do sporting, que nasce de um erro incrível do jogador georgiano. No geral o jogo foi bastante fraco, sem grandes ocasiões de golo.
Na segunda parte fiquei bastante desiludido. Quando contava ver o regresso do Sá Pinto aos relvados...o Peseiro resolve meter o Tinga...nem queria acreditar.....Sinceramente, o Sà merecia ter jogado. Ao fim de nove meses e meio de ausência por lesão, seria bom ver de novo este homem em campo. Nem que fosse só por alguns minutos, teria dado muita força anímica a um jogador, que é muito importante no balneário do clube! E depois, o Sá Pinto é um jogador querido pela massa associativa do Sporting, logo os adeptos ficariam contentes por vê-lo em campo, apesar do jogo não ser em alvalade. Paciência...fica para a próxima....quem sabe não é já na próxima jornada da Superliga, contra o Moreirense que vemos de novo o camisola 10 passear a sua classe pelo relvado...esperemos que sim!
Destaco a importãncia que o Carlos Martins vai ganhando na equipa. O jovem internacional sub-21 joga e faz jogar. Corre kilómetros! Faz passes de génio, tem 1 pontapé temível, uma força e garra invejável! Sinceramente acho que temos ali mais 1 jogador de quem a europa do futebol ainda vai falar muito. Tenho a impressão que este "miúdo" não vai estar muito tempo em Portugal....
O árbitro esteve bem. Não mostrou muitos amarelos, e quando o fez esteve bem. Pareceme que no terceiro golo do Sporting o Liedson beneficia de posiçao irregular.
Este jogo teve direito a uma transmissão televisiva à última da hora lá resolveram. Mas será, que não podiam fazer 1 ligação à Antena 1 ou à TSF? É que os comentadores televisivos são no mínimo.... comicos.....é que não dão 1 certa! E já nem sequer é só o nosso Gabriel Alves, agora parece moda! São todos iguais! Em todos os jogos ouvimos "toneladas" de asneiras ditas por esses senhores!Peço a esses senhores que quando não sabem do que falam estejam calados!É o melhor que têm a fazer, assim sempre evitam as figuras tristes que fazem!

Liga dos Campeões - Parte 2

Benvindos sejam os novos "bloggistas",
Foi com grande alegria que vi a vitória do FCP, como é óbvio. No entanto, superado que está este jogo, não posso deixar de lamentar a fraca prestação do FCP até agora. Num grupo em que dos dois candidatos que eram anunciados à partida, somente um efectivou a candidatura, penso que o FCP irá pagar a factura de ter empatado em casa com o PSG e CSKA, por muito que me custe. No entanto, mantenho a esperança no último jogo, pois é com as maiores pressões que a equipa do FCP se dá melhor, em prejuízo do coração dos seus adeptos...Espero que o apuramento ainda seja conseguido à boa maneira portuguesa, ou seja, no fim, quando não há mais tempo e à pressa.
Quero desde já desejar boa sorte aos outros clubes na taça Uefa, e que "rezem" para que o FCP não vá para lá, passo a amigável provocação.
Saudações


Liga dos Campeoes

Ontem completou-se a 5ª jornada, e em 8 jogos 5 empates.
Surpresas, pra mim, no Chelsea 0-0 Paris St. Germain e Barcelona 1-1 Celtic, qual deles a maior surperesa.
Ontem o FCPorto manteve a esperança, q de certeza era maior qd acabou o jogo de Moscovo do q qd acabou o jogo de Londres. Assim na ultima jornada tem q fazer sempre melhor q o Paris S.G. e se perder esperar q o CSKA nao ganhe ou entao ficará em ultimo no grupo.

Entao depois dos jogos de ontem temos q:

Grupo E: PSV ja apurado pra continuar na Liga!!! E Rosenborg ja afastado das competiçoes europeias.

Grupo F: Milan e Barcelona apurados, algo q ja todos sabiamos qd sairam os sorteios dos grupos.

Grupo G: Inter ja apurado pra continuar na Liga!!! E um ultimo jogo Valencia - Werder Bremen onde o Valencia basta ganhar 1-0 para ser apurado. Grupo este q seria o do Benfica e duvido q estivesse muito diferente do q esta o Anderlecht com 5 jogos e 5 derrotas.

Grupo H: Chelsea ja estava apurado desde a ronda anterior. E o Paris S.G. q so precisa de fazer um resultado igual ao do FCPorto pra continuar na Liga dos Campeoes. O FCPorto ao ganhar ontem deixou as 3 hipoteses em aberto, ou continua na Liga ou vai a Taça Uefa ou nao joga mais na Europa esta epoca.

Portugueses na Europa

Hoje vão jogar Benfica e Sporting, não são nem de perto nem de longe jogos decisivos no que diz respeito ao apuramento para a fase seguinte, serão talvez jogos decisivos no que respeita a um futuro a longo prazo na taça UEFA deste ano, ou seja um adversário forte na próxima eliminatória em Março...
Olhando para as classificações da taça UEFA e Liga dos Campeões, aquilo que me entristece mais, é que paises aos quais nós nos julgamos superiores estão a ter prestações europeias bem melhores que nós...
A França com 6 clubes em prova, 3 na champeons, e com boas perspectivas de estarem os 3 apurados para 2.ª fase da champeons e outros 3 na UEFA também com boas perspectivas de ainda estarem em prova em Março.
A Holanda tem neste momento 6 clubes a competir, 1 deles já apurado para a 2.ª fase da liga dos campeões, outro vai da champeons para a taça UEFA provavelmente. E ainda têm mais 4 clubes em prova na taça UEFA, destes 4 pelo menos 2 estão em condições de continuar em prova.
A Grécia tem 5 clubes em prova, 2 na liga dos campeões em boas condições de se apurarem para 2.ª fase, pelo menos a taça UEFA já têm os 2 garantido. E têm mais 3 clubes na UEFA, aqui com resultados não muito famosos, mas pelo menos o AEK deve conseguir o apuramento.
A Ucrania, tem 1 clube próximo da 2.ª fase da champeons, outro na champeons a lutar por 1 lugar na UEFA e mais 1 na UEFA com apuramento para 2.ª fase praticamente garantido...

Enfim, e nós apenas temos o Porto na champeons, com bastante dificuldade em garantir o apuramento para 2.ª fase, e Sporting e Benfica na UEFA, e pelo menos o Benfica já disse adeus ao 1.º lugar do grupo, e com isso, muito provavelmente à continuidade em prova depois de Março...
Com a agravante de os pontos ganhos pelas 3 equipas Portuguesas serem a dividir por 6 equipas.

É uma perspectiva um pouco pessimista, porque se compararmos com a época anterior que tinhamos apenas 2 equipas a competir em Março, este ano provavelmente teremos 3 equipas em Março.

Para concluir, de referir que para mim este novo modelo da taça UEFA está a ser uma desilusão. Na maioria dos grupos existem 2 equipas favoritas e que mesmo assim são todas de 2.º/3.º nivel europeu, e depois as restantes a lutar pelo 3.º lugar.
Seria preferivel continuarem as eliminatórias e apenas em Março, já com as equipas da champeons fazerem uma fase de grupos com menos equipas.
Ou então, o que me parece mais lógico, era existir apenas uma competição europeia, uma espécie de campeonato europeu de clubes paralelo aos campeonatos nacionais...

Boa sorte para Benfica e Sporting
Abraços e bons ataques

quarta-feira, novembro 24, 2004

O sporting e a europa....

O Sporting parte para a Georgia em busca de mais uma vitória nesta Taça Uefa, vitória essa, que é exigida pelos adeptos, exigida, com todo o direito, visto o valor teoricamente inferior do adversário. Como é óbvio, o peso das camisolas não ganha jogos como prova a eliminaçao do clube de alvalade por um certo Viking ou por uns gregos de nome esquisito....
A verdade é que o sporting não se tem aguentado muito tempo nas competições europeias.....
E desta vez será diferente? Até onde pode ir este sporting?
A meu ver não vai ser diferente. O Sporting de Peseiro é uma equipa muito irregular. Uma equipa capaz do melhor e do pior. Uma equipa desnivelada, uma equipa mal orientada, uma equipa sem confiança no treinador que tem. E para provar a falta de confiança da equipa no Peseiro, basta ver o que disse o Rochemback e mais recentemente o que disse/fez o Pedro Barbosa.
Este Sporting é uma equipa que não joga, vai jogando.Uma equipa lenta, uma equipa que nao é capaz de praticar bom futebol(à excepçao do jogo com o boavista....).
Para mim este sporting, tem o destino traçado na taça uefa, passa esta eliminatoria, ficando atras do newcastle e a seguir leva com 1 clube do seu nível vindo da "champions", e fica aí pelo caminho. Não digo isto com agrado, visto que sou sportinguista, mas infelizmente vejo um futuro bastante negro para a equipa de Alvalade.
E se por acaso, o sporting vacilar e perder o jogo de amanhã? Como fica o Peseiro?Será que se junta à já longa lista de desempregados? Duvido....
Na convocatória para este jogo, há duas surpresas, uma é o Ricardo Sá Pinto, outra é o Rodrigo Tello. O primeiro é para mim um jogador que faz falta ao sporting. É um jogador que tem 1 coisa que nos dias de hoje ja não há muito, que é o amor à camisola que enverga. Para mim este homem devia ser o capitão de equipa e tinha lugar em todas as convocatórias. É um homem que mesmo que não jogue é importante no balneário. Um homem que a equipa respeita. Um homem que mais do que 1 jogador, é um adepto do sporting. Por isto tudo, bem vindo Sá!Depois temos o tello, 1 eterno incompreendido, um jogador que custou 1 fortuna ao clube, um jogador que nunca foi 1 aposta regular, mas que para mim é um bom jogador. Não é o extremo que o sporting precisa, mas pode ser útil à equipa.Fiquei surpreso também, ao saber que o outro chileno, Pinilla, não foi convocado. O homem marca 1 golo, começa a ganhar confiança, precisa de jogar....mas o treinador resolve deixá-lo de fora.... já não estranho, vindo do Peseiro..... e para quem critica o pinilla, aconselho uma visita rápida à sua página pessoal,vejam o numero de golos que marcou no chile....e quem sabe nunca esquece. Tempo e jogos nas pernas, é o que este homem precisa!
FORÇA SPORTING
FORçA RICARDO SA PINTO

Liga dos Campeoes

A grande surpresa dos jogos de ontem, a meu ver, nos 4 grupos q jogaram foi a derrota do Liverpool (pensei q ganhasse) em frança ou a vitoria do Manchester United (pensei q empatasse), mesmo tendo jogado em casa.

Nao surpresas para quem esta dentro dos jogos q as equipas teem vindo a efectuar nos campeonatos e na propria Champeons: Real 1-1 Bayer (aqui pensei q o Bayer ganhasse) e Sparta 0-1 Fenerbahçe (aqui pensei q ficasse 0-2).

Entao o que podemos deduzir mesmo com uma jornada para se completarem os jogos nestes 4 grupos?!

Grupo A - Depor fora das competiçoes europeias esta epoca!!! Olympiakos em Inglaterra mesmo perdendo estará apurado desde q o Monaco nao ganhe. Liverpool tem de ganhar por 2 golos e tb se apura directamente ou entao q o Monaco nao ganhe ou empate. Se houver uma vitoria inglesa por um golo e um empate em Espanha temos 3 equipas com 10 pts. Acho q neste jogo vamos ter 22 jogadores mais interessados em saber o resultado de Espanha do q no proprio jogo.

Grupo B - Real Madrid a ter que q fazer melhor resultado que o Bayer Leverkusen para continuar na Liga, sendo q o Real vai a Roma e o Bayer recebe o Dinamo. Acho q temos um Real na Taça Uefa.

Grupo C - Juventus 5 jogos 5 vitorias 5-0 em golos (todas as vitorias por 1-0!!!) sendo q é uma equipa tb 5 estrelas. Bayern Munique tambem apurado pra 2ª fase e em principio o Ajax irá á Taça Uefa, pq o Maccabi fora de casa... enfim.

Grupo D - Tudo decidido, faltando saber a posiçao final dos dois 1ºs. Fenerbahçe na Uefa.

Futsal

Aqui tambem se ataca, futebolisticamente falando!!!

Ja foi realizado o sorteio da 2ªEliminatoria da Taça de Portugal de Futsal.

O Estrela Amadora recebe o Vila Verde da 2ªDivisao SerieB, e as principais equipas da 1ª Divisao tiveram sorteio muito, diria ate demasiado, acessivel. Entao temos q:

Estrela da Amadora-Vila Verde (2ª Divisao Serie B)
Benfica-Aldeia Velha (3ª Divisao Serie C)
Os Torpedos (3ª DIvisao Serie D)-Sporting
Hóquei Flaviense (3ª Divisao Serie A)-Freixieiro
Fundação Jorge Antunes-Sto António Grijo (3ª Divisao Serie B)

Sendo q os restantes encontros sao:

Atlético Clube Odivelas-Núcleo Sport. Leiria
Boa Esperança-Atlético
1º Maio (Barreiro)-União Cernache
AM Portela-Rio de Mouro
Belenenses-Fundão
Núcleo Sport. Tires-Odivelas
Pederneirense-Santos Venda Nova
Piedense-S.L. Olivais
Modicus-Gandra
Santa Susana e Pobral-Ereira e Benfica
Castelo-Sassoeiros
Fontainhas-AMSAC
Académica de Leça-Abel Botelho Tabuaço
Sporting de Braga-Moc. Arrábida
Valadares-UTAD
Alpendorada-Famalicense
Boavista-Lameirinhas
Piratas de Creixomil-Académica de Coimbra
Académico Mogadouro-Junqueira
Rio Ave-UD Tocha
Gafanha-Sporting de Pombal
Macedense-Amanhã da Criança
Alcaria-Nogueirense
Nogueiró-ARC Assistência

Competições Europeias

Inicia-se hoje mais uma jornada europeia das equipas portuguesas.
O F.C.Porto tem, a meu ver, um teste muito complicado de ser ultrapassado. Apesar do que disse o seu presidente, de que a neve dá sorte, ele esquece-se que os russos estão muito habituados a este clima, que é hostil para as equipas do sul da Europa. Ainda por cima o Porto joga com a pressão de ter de ganhar o jogo, o que é muito mais complicado. Isto porque não acredito que um empate vá ajudar muito no que se refere à passagem à próxima fase. Ainda por cima sabendo dos problemas físicos de alguns jogadores, como por exemplo o Diego, não sei como conseguirão dar a volta à situação.
Quanto ao Sporting, é amplamente favorito na deslocação à Geórgia, no entanto não se esqueçam que a equipa leonina consegue muitas vezes transformar o fácil em complicado... Por isso há que jogar com cautela e não facilitar.
Por fim o Benfica, apesar de também parecer ter uma tarefa facilitada há que jogar com humildade pois muitas vezes os seus jogadores gostam de complicar o que é fácil. Sabendo que ainda por cima Trapattoni vai fazer descansar alguns jogadores por precaução, como por exemplo o Petit, as coisas poderão não ser tão fáceis como parecem.
Só faço votos sinceramente que todos consigam ganhar por forma a que Portugal melhore no ranking europeu.

Liga do Campeões - Parte 1

Conforme as minhas previsões, as equipas que jogaram em casa saíram vitoriosas, com as devidas excepções feitas ao real Madrid e fenerbahçe, causando este último uma surpresa.
Como disse também no meu último comentário, há equipas que teimam em fazer fracas prestações esta época e assim arredarem-se de lugares a que estão habituadas. Falo de deportivo, Liverpool, Roma e quem sabe do real Madrid, tendo este último a vida dificultada com a deslocação à capital italiana.
Bom, acima de tudo espero que o FCP consiga demonstrar um pouco do brilho que rodeia o campeão europeu e leve de vencida o spartak Moscovo. Boa sorte FCP.
Gostaría de propor a todos os atacantes deste blog a previsão das equipas que vão estar na final desta edição da liga dos campeões. É um desafio que vos proponho e que me lembrei por ora, e, não sabendo como as equipas se cruzarão a partir da fase de grupos, eu deixo desde já a minha previsão, reservando-me o direito de a mudar única e exclusivamente se estas duas equipas se defrontarem antes da final:
Juventus - Barcelona

terça-feira, novembro 23, 2004

Treinadores e Seguidores

Relativamente ao assunto levantado hoje pelo Nuno, a minha opinião está de acordo com as suas palavras. No entanto, quero acrescentar que existe uma mentalidade em todos nós amantes de futebol, jogadores, treinadores e dirigentes que é por demais evidente, e que assenta na critica, no saber fazer e, como se não bastasse, no saber fazer melhor ainda. Quem de nós nunca se viu na situação de dizer: «Até eu marcava aquele golo, até eu fazia melhor, eu contratava este ou aquele, eu punha-os a jogar de maneira diferente e fazia esta ou aquela substituição que resultaria em pleno». Isto está presente em todos os agentes do futebol, desde os simples adeptos até aos presidentes dos mais diversos clubes.
A atitude ganhadora está em todos nós, mas a forma de ganhar assenta num conjunto de factores que, quer se queira quer não, têm a ver com as pessoas que as executam. No entanto, isto não é condição única e suficiente para ganhar, pois, como em quase tudo na nossa vida, estamos dependentes de terceiros. Quero com isto dizer que a direcção de qualquer entidade, mesmo que tenha a capacidade de fazer passar a mensagem do sucesso com êxito, no sentido descendente da pirâmide de funções precisa de se munir de profissionais que entendam essa mensagem e a divulguem de, no mínimo, igual maneira, até à mais baixa posição dentro dessa mesma entidade, daí que os recursos humanos são fundamentais em qualquer área da nossa sociedade.
Transportando o que acabei de dizer para o futebol, não basta ter dinheiro e comprar bons executantes se eles não souberem qual o seu papel dentro da organização, dos objectivos dessa organização e se não tiverem a capacidade de se moldar a ela.
Em suma, é minha opinião que mais do que ter bons jogadores, bons treinadores e bons dirigentes, é preciso que todos eles estejam motivados e motiváveis.
Óbviamente que uma equipa de menor valia técnica terá menos probabilidades de ganhar muitos jogos a equipas melhores se tentar jogar de igual para igual , mas se não jogar assim, a vitória, a surgir, será um mero golpe de sorte. É uma questão de mentalidade dos treinadores, ou jogam para tentar não perder, ou então jogam para discutir o jogo, sabendo que provávelmente assim correm mais riscos, mas que ao mesmo tempo podem causar sensação e reconhecimento do seu mérito.

Nova geração

Não me apetece falar hoje de competições europeias. Farei a minha análise à jornada europeia que se avizinha no meu artigo de amanhã, até porque é o dia em que a primeira equipa portuguesa entra em acção.
Hoje apetece-me falar da nova geração de treinadores portugueses que vai surgindo na nossa Superliga. Desde já um facto indesmentível: esta está a ser a mais competitiva Superliga dos últimos anos. Como é referido hoje no Jornal Record, “Numa análise comparativa com os considerados cinco melhores campeonatos da Europa, o português está à frente no que diz respeito ao equilíbrio entre as equipas de topo. O nivelamento que se verifica ao fim de 11 jornadas não é por baixo, como os eternos velhos do Restelo anunciam, mas à custa de bom futebol, de muitos golos e emoção.(…) Mesmo considerando que em Portugal se jogaram 11 jornadas, a SuperLiga assume-se como uma prova com muitos golos. Em Portugal os sete primeiros já marcaram 118 golos, enquanto em Espanha, com mais uma jornada, os sete primeiros só marcaram 112 golos.”
É significativo do campeonato que temos. A meu ver há um factor essencial para este sucesso: a nova mentalidade incutida pelos treinadores portugueses. Jovens, ambiciosos, com um discurso cativante, por vezes mais idealista do que realista, treinadores como José Couceiro, Mariano Barreto, José Carlos Pereira, Carvalhal, Vítor Pontes, Litos, Carlos Brito ou Luís Castro têm uma grande quota-parte de responsabilidade nesta competitividade. Quer por um lado pelo seu discurso “olhos nos olhos” como dizia Carlos Brito antes de fazer uma gracinha em pleno Estádio da Luz, como pela mentalidade incutida nos seus jogadores, conseguindo mentalizá-los que tudo é possível atingir. Este tipo de discurso pode ser considerado um pouco a cópia de José Mourinho, mas, se é uma fórmula de sucesso, porque não se deve utilizar a mesma??... O lendário Johan Cruiff quando era treinador do Barcelona dizia que preferia jogar e empatar 4-4 do que jogar e empatar 0-0. É um pouco esta a mentalidade que hoje em dia muitos tentam incutir. É claro que há sempre a tentação de jogar em casa do adversário a pensar no pontinho. Mas não deixa de ser verdade que é mais fácil jogar “olhos nos olhos” e conseguir empatar ou ganhar do que jogar com “o autocarro à frente da área” e conseguir o mesmo resultado. É óbvio que muitos dirão que estes Srs. são neste momento românticos do futebol. Mas para mim eles são visionários. A meu ver será este o futuro do desporto-rei. Se pensarmos no que era o futebol há 10 anos atrás, os clubes não tinham as infra-estruturas que têm hoje, os seus jogadores não tinham a preparação física que têm hoje, e também não tinham a cultura desportiva que têm hoje. Cada vez mais os jogos decidem-se pelo talento dos seus jogadores e pela mentalidade que lhes é incutida. E é aí que estes jovens que começam a despontar ganham pontos no panorama futebolístico.
E não se admirem que depois do êxodo maciço de jogadores de futebol portugueses, comecemos a assistir à aquisição de treinadores portugueses jovens para os grandes do futebol europeu… Para mim José Mourinho é apenas o primeiro…

2ª Divisao B

Zona Norte
A divisao em que ninguém se chateia porque de antemão ja se sabe quem sobe, por isso resta lutar para não descer.
Esta época a equipa que teoricamente mais se apetrechou foi o Dragões Sandinenses, com jogadores de 1ª Liga e tudo. No entanto encontra-se num ridículo 5º lugar a 6 pontos do 1º e com um goal-average de 5 golos positivos apenas. Tem quase metade dos golos marcados do que o líder Vizela, sendo que é o 11º melhor ataque desta zona!!!
Aqui o Salgueiros vai para onde foi o Tirsense, passear até a Distrital do Porto e depois de recomposto voltará a III Divisao. O União Lamas tende a fazer o mesmo que outras equipas e fecha as portas.
Os 4 últimos que descem já estão a 5 pontos da equipa mais próxima, uma vez que já temos dois lugares reservadospara estas duas equipas acima, acho que um outro já se pode reservar para o Valenciano.

Zona Centro
A divisão em que quando há Sp.Covilha não há mais ninguém.
Esta época o Sporting mais conhecido daqui anda a dar pontos em casa a quem quizer, coisa que não é nada comum na serra. Não admira que queiram voltar ao antigo estádio, superstições talvez.
Aqui se encontra a equipa mais estranha das divisões nacionais, Tourizense, um lugar com 170 habitantes joga num escalão semi-profissional e pro ano se calhar joga num escalão completamente profissional. O quê ou quem está por trás deste projecto e porquê? Uma equipa feita com jogadores emprestados de equipas como o FCPorto, Estrela Amadora e Académica por exemplo, para rodar??? Nao havia equipas mais perto? De onde vem o patrocínio ($$$$) desta equipa? E se subir ao escalao profissional de onde vira o mesmo $$$$ para a inscriçao? Temos um Abramovich português? O que quer dizer o presidente quando diz que tem boas relaçoes com as principais equipas portuguesas? Muitas outras nao têm? Ou é atirar areia pros olhos, para esconder outro tipo de negocios? Apesar de tudo nao desgosto da equipa, va-se la saber porquê...
Temos um CDFatima a apostar forte e um Mafra com uma boa equipa, assim como o Académico de Viseu, mas não se aguentarão até ao fim, nem que para isso haja "ajudas" externas para os prejudicar.
Por outro lado o presidente feminino do Caldas começa a dar resultados num mundo vinculadamente masculino (último lugar) e o Vilafranquense será outro Campomaiorense e Alcains, fecho de portas em seniores.

Zona Sul
A divisao em que os favoritos sao sempre os madeirenses, que sao mais que as maes, todos os anos.
O Uniao da Madeira já está no local onde vai acabar o campeonato.
O Barreirense insiste em enganar os sócios, todos os anos, em que teimam dizer que vão subir quando se sabe que se subirem rebentam financeiramente e depois é sempre a descer.
O Casa Pia tem uma boa equipa, muito equilibrados, onde ninguém se destaca, nem o Varela do Sporting.
O Olivais e Moscavide é o clube do tenta todos os anos, bem tenta subir até treinadores de nome vai buscar mas quase no fim fraquejam, principalmente nos confrontos directos com os rivais da subida.
O Odivelas nem com SAD nem com Paulo Sousa, III divisão, juntamente com Vasco Gama e Amora e possivelmente o Atlético.
Bons dias,
Finalizada que está esta jornada da superliga e tendo já tecido a minha opinião sobre ela mesmo sem o jogo que se realizou ontem, resta-me voltar os olhos para as competições europeias, nomeadamente, Liga dos Campeões e taça Uefa, deixando esta última para mais tarde, em virtude de só se disputar nesta quinta-feira.
Penso que todas as equipas visitadas estarão em vantagem e com mais ou menos dificuldades, irão levar de vencida as equipas que as visitam, esperando eu que isso não aconteça no jogo do FCP, e fazendo a exclusão ao jogo PSV-Arsenal. Isto, essencialmente pela fraca prestação exibicional este ano de equipas como Deportivo, Liverpool, Roma e Valência. Tenho muitas reticências à equipa do Inter de Milão, apesar de ter dos melhores jogadores de futebol no seu plantel.
Acima de tudo vou torcer para que o FCP consiga ganhar num terreno com muitas adversidades. O valor da equipa do Spartak, o imenso frio e o facto da equipa do FCP ainda estar muito longe daquilo que julgo que pode vir a fazer, poderão ditar um resultado negativo, que mais uma vez, eu espero que não aconteça e que de uma vez por todas nesta edição da liga dos campeões, o FCP mostre porque foi campeão na edição anterior. Tenho simpatia por algumas equipas estrangeiras em virtude de ter crescido a ouvir falar de grandes potências do futebol, dos grandes jogadores e dos inúmeros títulos conquistados por elas, o que, não acontecendo relativamente a esta, eu vou ser obrigado a torcer também para que o Chelsea ganhe ao PSG, pois disso também depende o futuro do FCP nas ligas europeias. Não só por isso, também por estarem lá portugueses a actuar e por dizerem bastante ao meu clube em particular.
Boa sorte a todos e saudações desportivas.

segunda-feira, novembro 22, 2004

1.º terço de campeonato

Boas,
Cá vou eu estrear-me neste Blog, espero que seja um sucesso, que tenha muitas participações diariamente, e que acima de tudo, todos respeitem as diferenças de cada um...

Para começar :

1.º Sou adepto do Benfica
2.º Não me identifico em nada, com a actual direcção, mas é a direcção do meu clube, que posso eu fazer...
3.º Os dirigentes, em geral, do futebol Português, são na minha opnião o pior do futebol!
4.º Vou tentar falar o menos possivel de arbitragens, pelo menos nunca justificarei uma derrota do meu clube com erros de arbitragem...

Falando do 1.º terço do campeonato que está praticamente concluido, sinal mais para Setubal, Maritimo, Braga e Boavista.
Sinal menos para Gil Vicente, Guimarães e Sporting. Isto olhando apenas para a classificação, pois se olharmos para as exibições, talvez os destaques n sejam bem estes...
A minha opnião sobre o Benfica, é que possui um plantel muito curto, e quando as lesões aparecem, nota-se logo nas exibições da equipa.
Quanto ao Porto, parece-me que é um gigante que anda à procura de acordar, mas continuo a pensar que o grande problema do Porto este ano vai ser a defesa, a falta do Ricardo Carvalho e do Paulo Ferreira, e acima de tudo do mestre Mourinho, vai fazer com que este ano o Porto tenha uma defesa de qualidade, pelo menos, idêntica á dos outros 2 grandes...
Quanto ao Sporting, tem na minha opnião um óptimo plantel, n tem extremos, mas tem 2 avançados muito móveis, e tem 3 excelentes centrais e um dos melhores meio campos em portugal. Mas é uma equipa muito jovem, e tem um treinador que ainda n conseguiu provar nada, e tal como aconteceu no ano passado, julgo que este ano n aguentará a pressão dos jogos decisivos...
Uma nota final para o espectacular campeonato que está a ser em termos de competitividade, temos campeões europeus, vice campeões europeus, campeões do mundo, internacionais brasileiros, enfim, temos qualidade tanto a nivel de jogadores como de treinadores, só faltam mesmo os dirigentes...

Abraços e bons ataques!

2ª Liga

Bom uma vez q o meu primeiro comentario "desapareceu" misteriosamente, assim como a paciencia de quem ta a escrever um comentario detalhado sobre a 2ª liga e as 18 equipas, durante mais de uma hora!!! vai resumido.
O Estrela continua a jogar mal e a pontuar, valha-nos isso.
O Maia continua a nao se distanciar.
5 empates em 9 jogos, (na jornada anterior foram 7 os empates).
Nesta jornada dos 5 primeiros so a Ovarense ganhou, (na anterior nenhum dos 10 primeiros tinha ganho).
Candidatos de subida - Estrela Amadora e Paços Ferreira (nao necesariamente por esta ordem), seguidos de Maia, Naval, Desp. Aves e Leixoes.
Candidatos de descida - Felgueiras, Alverca, Gondomar, Feirense e Espinho.
Surpresas positivas - Marco e Olhanense.
Surpresas negativas - Chaves e Santa Clara.
Nao surpresas mas com bom campeonato - Ovarense.
Nao surpresas mas com mau campeonato - Portimonense e Varzim.
Equipas a q nao se deve dar ouvidos pela subida - Ovarense, Marco e Olhanense.

Resumo

Não tendo visto o jogo do benfica, apenas o resumo, fico com a imensa sensação de que o Rio Ave devería ter saído da luz com uma vitória, mas posso estar a cometer alguma injustiça pelas poucas imagens que vi. Parabéns ao Carlos Brito, treinador que aprecio, mas também aos jogadores o Rio Ave.
O sporting não soube aguentar a vitória e já perto do final deixou-se empatar pelo Beira-Mar, julgando eu, que com esse golo, se deu justiça ao resultado. Mais uma vez o cajuda não consegue ganhar em casa, mas se calhar este não sería o melhor jogo para lhe exigir a vitória.
Não fosse o reultado do Setúbal, e teríamos outro comandante da superliga.
Gostaría de deixar aqui bem claro que o único clube que me interessa é o FCP e os resultados deste, beneficiando assim para o meu humor em relação ao futebol. Quero com isto dizer, e com o que disse no meu comentário anterior, que estou conformado com o resultado do ultimo jogo, é obvio que fiquei triste com ele e não pela exibição e querer demonstrados pelos jogadores do FCP. Com esta introdução, não posso deixar passar em claro que o golo do boavista é precedido de fora de jogo não assinalado, assim com um dos golos do benfica, ou seja, ainda assim nesta jornada, teríamos aumentado a vantagem relativamente ao benfica.
Saudações

Que grande Superliga

Sem dúvida nenhuma um campeonato ao rubro...
As minhas previsões não se confirmaram, muito por culpa do valor de algumas equipas que por aqui andam... Tá visto que não há jogos fáceis.
Começando pelo jogo de sábado, vimos um Boavista voltando a jogar à imagem do seu treinador. De qualquer forma, apesar de alguma dureza, se atendermos às estatísticas o Boavista fez "apenas" 24 faltas, o que para os axadrezados até não é mau... :-)
O Porto foi superior na maior parte do tempo, mas se pensarmos bem foi mais com o coração do que com talento. Ao contrário do que acontecia nos outros anos, o Porto é hoje bastante mais vulnerável a lesões, castigos, etc. Ainda por cima o McCarthy fez o favor de ajudar à festa e o Boavista aproveitou. Penso que com esta derrota mostra-se que este Porto este ano é vulnerável e é apenas para consumo interno. Penso inclusivé que, infelizmente para nós portugueses, dificilmente o Porto conseguirá ainda estar a jogar nas competições europeias em Março próximo. Quanto à arbitragem (infelizmente esta semana terei de falar nela em todos os jogos), quanto a mim há apenas uma certeza: o Sr. Lucílio Baptista é muito mau árbitro. Quanto aos lances em concreto, na minha sincera opinião, esteve bem apenas na expulsão do McCarthy. Nos amarelos teve um critério que ninguém percebeu, principalmente a prejudicar o FC Porto. No lance do eventual penalty que os portistas reclamam, para mim não é sequer falta, mas a marcá-la terá de ser penalty. Quanto aos foras de jogo é o Boavista que se pode queixar mais pois há 2 foras de jogo tirados ao Zé Manel e ao Cafu que são inacreditáveis. Ah, esqueci-me de um lance em que o fiscal de linha esteve bem: o do golo anulado ao Boavista. Foi o único lance em que acertou. No entanto penso que os portistas não podem vir dizer que perderam pelo árbitro. Perderam mas foi por falta de talento.
Quanto ao Sporting, um empate fora de horas, num jogo morno. Tenho dificuldade em falar desta equipa do Sporting. São capazes do melhor e do pior. Continuo a afirmar que o Sporting não tem equipa para lutar pelo título. E apenas ainda está onde está porque Benfica e Porto fartam-se de desperdiçar oportunidades de se distanciar. Além do mais o treinador é para mim o pior dos três grandes... Neste jogo a arbitragem também teve um erro clamoroso. Penalty não assinalado contra o Sporting por derrube a Tanque Silva... Onde anda, Sr. Dias da Cunha??
Na Luz, a desilusão total. Não entendo porque é que os jogadores do Benfica não conseguem resistir a uma mera pressão de ganhar um jogo em casa, para passar para líderes da classificação. É já a 3ª vez que não conseguem aproveitar perdas de pontos do Porto, em jogos após o término dos jogos dos dragões. Que tal sermos obrigados a jogar sempre em primeiro lugar na jornada??... Talvez assim fosse mais fácil. O que eu vi foi um Rio Ave quase sempre superior em jogo jogado, com bom toque de bola, e um Benfica que na primeira parte se limitou a aproveitar 3 lances para se balancear para a vitória, e que depois na segunda parte ficou a dormir, à espera que os vilacondenses chegassem à igualdade. Um candidato ao título não pode sofrer um golo como o terceiro golo do Rio Ave... Na marcação de um canto, a ganhar 3-2, com o jogo tremido, sofre-se um golo assim em contra-ataque???... Meninos, acordem!!!!... Quanto a opções do mister Trapattoni, penso que cometeu o erro de arriscar no Miguel quando se viu perfeitamente que ele não está ainda nem sequer a 50%...
Quanto à arbitragem (esta semana isto foi realmente uma desgraça), erro clamoroso no lance do segundo golo do Benfica visto que o Simão estava em claro fora de jogo. De qualquer forma, não se pode vir agora tirar conclusões que se o golo fosse anulado o Benfica perderia 3-2... Isso é pura demagogia. Até podia perder, mas também podia "acordar" mais cedo e até ganhar o jogo. Isso são as normais especulações do adepto do futebol.
Concluindo, após estas considerações, que grande Superliga esta, hein?... :-D

domingo, novembro 21, 2004

Dragão Não Invicto

Boa tarde a todos,
Todas as atenções estão viradas para o jogo do Benfica e para ver se há mais uma vez alternância no topo da superliga.
Parece-me que, mesmo eu apreciando o trabalho do treinador e o valor de alguns jogadores do Rio Ave, o Benfica não vai ter grandes dificuldades em ultrapassar este adversário e assim retornar ao comando.
Relativamente ao jogo do meu clube, e sendo eu da opinião de que na maior parte das vezes as melhores equipas ganham, a derrota sabe tão mal nestas circunstâncias...
De facto, o FCP foi a melhor equipa, foi a única a querer ganhar o jogo, foi a única a mostrar essa vontade. Por mera sorte, o Boavista ganhou o jogo, num lance a terminar o jogo e a cair como um imenso balde de água fria.
O futebol é isto, não tem resultados antecipados e qualquer resultado pode acontecer.
Parabéns à equipa do FCP e aos seus jogadores em particular, por cada vez mais começarem a mostrar a todos os adeptos e sócios como eu, que estão ali para lutar pela camisola que envergam.
Fiquei mais triste com empates do FCP do que com esta derrota. Nomeadamente com o Estoril e Leiria, onde não se via fio de jogo, mas acima de tudo não se via querer, coisa que ontem já se vislumbrou.
Sem ter influência no resultado (pelo menos foi isso que me pareceu no estádio, sem repetições), este árbitro é a maior fraude que existe com apito na mão, ou seja, tem nome na Europa, vai a Europeus e mais não sei o quê, e é capaz de ser o árbitro mais fraco que emos a actuar na superliga. Uma vergonha...
Bom teste para o FCP, vai ser o jogo da próxima semana, Setubal fora.
Saudações desportivas.

Superliga ao rubro

Enfim, ao fim de mais de um ano do magnífico estádio que temos, eis que surge a primeira derrota no mesmo e de todo inesperada. E foi mesmo cruel o que aconteceu ao meu FCP! Após a expulsão (justa, diga-se) de Benni McCarthy e, a jogar com 10 elementos, foi sempre superior ao Boavista que nada fez para vencer a partida e, por fim aos 93 minutos, quando nada o fazia prever, chegou mesmo à vitória, através de um golo de Cafú (em posição irregular). O futebol é mesmo assim, como diria, uma caixinha de surpresas.
Pelo meio, assistimos a uma boa actuação do FCP, que apenas pecou na finalização. De facto Derlei, apesar de muito esforçado, ainda não está matador como nos habituou e, o jovem Hugo Almeida, que entrou muitíssimo bem no jogo, falhou na concretização. Paciência, perdemos. Contudo a equipa e, concretamente os seus jogadores, foram muito dignos, esforçados e solidários!
Não quero deixar de falar no árbitro - Lucílio Baptista. Detesto-o!! Neste jogo errou para os dois lados. Houve um penalty transformado em livre directo fora da área, um golo mal anulado, um outro golo mal validado, permitiu muito anti-jogo aos jogadores do Boavista, etc... Contudo, quero aqui referir que não nos pudemos agarrar às péssimas actuações deste Sr para justificar as nossas derrotas. Simplesmente queria referir que, na minha opinião, é dos piores árbitros que conheço a apitar em Portugal.
Não se esqueçam é de uma coisa, apenas perdemos um jogo e, acreditem que saí do Dragão com mais confiança na equipa do que em muitas outras ocasiões esta mesma época.
Então vamos lá: "EU CANTAREI POR TIIII, MESMO QUE A VOZ ME DOAAAAA, CONTIGO EM TODO O LADO, DURANTE TODO O ANO, SÓ PORQUE EU TE AMOOOO!! PORTOOO!!!!"

sexta-feira, novembro 19, 2004

2ª Liga

Estrela em Portimao, vamos ver...

Empate no «derby» Madeirense

Ora aí está o início da 11ª jornada da Superliga 2004-05 e, a 1ª do nosso Futebol de Ataque!
Na Madeira deu empate entre o Nacional e o Marítimo. Um resultado algo lisonjeiro para os «verde-rubros», dado que na última meia hora os da casa desfrutaram de variadíssimas ocasiões para fazer o tão desejado golo da vitória. Contudo, a falta de eficácia dos seus jogadores e a grande exibição do guardião Marcos do Marítimo, impediram a vitória dos «alvi-negros». Obviamente que terá de ser dito que até aos 60 minutos (altura da expulsão do Alan) o Marítimo foi a melhor equipa em campo, dando plena razão ao galardão de equipa sensação desta Superliga. Até aí destaque para o grande "frango" do Hilário, que permitiu ao Manduca fazer o merecido golo (já o merecia desde a jornada passada...!) e, para o grande "paio" do Ávalos (será que alguém poderia acreditar que um jogador como ele faria intencionalmente um golo daqueles?!?). Portanto, bem vistas as coisas a divisão de pontos acaba por ser o resultado mais justo!
Nota muito negativa para o (na minha opinião) bom árbitro Pedro Henriques. Penalty por assinalar contra o Nacional e a expulsão muito forçada do Alan (o 1º amarelo advém do tal lance passível de Grande Penalidade).

11ª Jornada

Começa hoje à noite a 11ª jornada da Superliga.
Na minha opinião vai começar com um empate no derby regional da Madeira. O Nacional este ano tem desiludido e se tivesse de apostar na vitória de alguém até seria na do Marítimo.
Quanto aos jogos dos grandes penso que o Benfica e o Sporting não vão ter grandes dificuldades em vencer os jogos frente a Beira Mar e Rio Ave, respectivamente. No entanto penso que o Porto vai ter bastantes dificuldades perante o Boavista e não é pela goleada sofrida em Alvalade que os axadrezados são menos perigosos, ou mais frágeis... Na minha opinião, muito pelo contrário... Mas a ver vamos se temos nova reviravolta na liderança... Espero que sim... :-D
Espero também que o Penafiel vá ganhar a Moreira de Cónegos para conseguir respirar um bocadinho melhor...
Bem, bom fim de semana pra todos!...

quinta-feira, novembro 18, 2004

Benvindos

Cabe-me a mim fazer as honras da casa e dar as boas vindas a todos os que visitarem este nosso blog.
Este projecto nasceu através do site de futebol zerozero.pt, a quem desde já envio os meus parabéns pela excelência de informação que o mesmo contém. Foi através desse site que os responsáveis deste blog que hoje se inicia se "conheceram". Trocando ideias, por vezes trocando "mimos", uma vez que são de clubes antagónicos, surgiu uma interessante troca de opiniões que queremos manter, fazendo com que agora essas mesmas opiniões sejam transcritas neste blog que esperemos seja bastante visitado.
O corpo editorial deste blog é constituído por adeptos comuns, do futebol em geral, mas com a sua cor clubística assumida. Pretendemos uma opinião plural, em que todas as vozes são ouvidas. Esperemos que goste. Apareça por cá. Visite-nos.
Saudações Desportivas

quarta-feira, novembro 10, 2004

Associação dos Blogs Atacantes

A nossa Associaçao engloba qualquer tipo de blog seja de futebol, gastronomia, religião, politica, sexo, banda desenhada, generalista, etc.

Objectivos:

- Fomentar a interacção e criar cinergias entre blogs e publicitármo-nos mútuamente, para uma maior expansão.

- Troca de informações ou posts ou de qualquer tipo de benefício que alguém tenha na sua vida profissional ou pessoal e que possa disponibilizar aos demais.

- Troca ou criação de banners e ajuda geral ao nivel do blog. Exemplos: Radio no blog, musica no blog, horas, tempo, contadores de acessos, contadores online, etc etc.

- Semanalmente ou quinzenalmente o Futebol de Ataque publicará uma rubrica dedicada à Associação, onde dará a conhecer um dos sites associados.

- Os associados da A.B.A. terão importantes vantagens em futuras iniciativas que o Futebol de Ataque apresente, nomeadamente ao nível de passatempos, prémios, torneios, etc.

- No futuro pretende-se com esta associação a criação de iniciativas conjuntas de impacto junto da blogosfera nacional


Quem pode aderir?

Aberto a todos os blogs e/ou sites que quiserem participar.


Pessoas a quem podem perguntar e/ou pedir e/ou tirar duvidas:

Estrela do blog Futebol de Ataque: gusestrelasirius@sapo.pt. (mail e msn) adicionem.

Nuno Cardoso (NSC) do blog Futebol de Ataque: nunosoutocardoso@gmail.com. (mail) e nuncard@hotmail.com. (msn) adicionem.

Ou para o proprio Futebol de Ataque em correio.de.ataque@gmail.com.

ABA - Associaçao dos Blogs Atacantes