terça-feira, agosto 28, 2007

Formação Atacante

Ranking da Formação

Com o início da época vamos iniciar no Futebol de Ataque o ranking da formação, um ranking com base nas classificações dos nacionais de Iniciados, Juvenis e Juniores, e nas convocatórias das selecções nacionais de Sub 15, Sub 16, Sub 17, Sub 18 e Sub 19.

As regras são as seguintes:

- Cada ponto conquistado nos seguintes nacionais vale:


*nota: por existirem séries com diferente número de clubes, no final da época serão eliminados os jogos frente aos últimos classificados das séries que tenham mais clubes.

- Um jogador convocado para um estágio, jogo, ou torneio não oficial representa mais 0.5 pontos para o respectivo clube, mas é apenas considerada a melhor convocatória não oficial durante a época de cada um dos clubes, para cada um dos diferentes escalões.

- Um jogador convocado para um jogo ou torneio oficial (apuramento e fase final do Europeu) representa mais 1 ponto para o respectivo clube. Nesta situação consideramos todas as convocatórias e não apenas as melhores.

*nota: são apenas consideradas as convocatórias para selecções de Portugal, e no caso de existirem jogadores convocados do Padroense ou Pasteleira são considerados jogadores do Porto ou Boavista respectivamente. Nos outros casos de jogadores emprestados é sempre considerado o clube que o jogador representa esta época.
São também ignoradas todas as alterações que venham a surgir à primeira convocatória, seja por motivos de lesão ou indisponibilidade dos jogadores.

- Uma vez que os clubes dos arquipélagos da Madeira e Açores não participam na fase regular dos nacionais de Iniciados e Juvenis, estes clubes não são considerados neste ranking.

Após a primeira jornada dos nacionais de juniores e juvenis e a primeira convocatória para um estágio de obsevação da selecção nacional de Sub 19, o ranking desta primeira semana está assim ordenado:

Destaque para a liderança do Benfica após as 2 vitórias frente ao Odivelas em juniores e juvenis e a presença de 5 jovens encarnados no primeiro estágio da selecção Sub 19. Logo atrás segue a surpreendente Académica que se estreou com 2 vitórias este fim-de-semana e colocou Cristiano Araujo na selecção Sub 19. O Porto com o adiamento do jogo da primeira jornada de juvenis foi relegado para a 3.ª posição, e o Sporting que empatou em Massamá na 1.ª jornada do nacional de Juniores está num modesto 9.º lugar apesar da prometedora estreia da equipa de juvenis, 10-2 ao SL Marinha...
Outros destaques vão para a presença de clubes como o Barreirense, Estoril, Leixões ou Naval no top ten do Ranking da Formação!

Jogador da Semana

André Carvalhas

Numa altura em que muito se fala na formação do Benfica, hoje vou falar naquele que é seguramente o jogador mais espectacular desta geração Sub 19 dos encarnados, falo do pequeno genial André Carvalhas, um avançado móvel que pode desempenhar funções numa das alas ou mesmo a de organizador do jogo ofensivo da equipa.
Carvalhas evidência uma técnica individual notável, desde o primeiro toque na bola até ao último espalha perfume com a bola nos pés! Exímio na recepção de bola, com uma simples recepção de bola deixa invariavelmente o seu marcador directo para trás, senhor de uma finta curta a fazer lembrar um jogador de futsal, baixinho mas não frágil, inteligente com a bola nos pés, protagonizou algumas das assistências para golo mais espectaculares da época passada, por exemplo a assistência para o golo de Sami diante do Porto no Seixal.
Apesar de toda a sua qualidade técnica, Carvalhas apresenta um problema, a sua estatura demasiado baixa (1.66m de altura) será certamente grande condicionante na sua adaptação ao futebol de alto nível, no entanto convém não esquecer o êxito que têm pequenos grandes jogadores no futebol nacional e mundial como João Moutinho, Miccoli, Romário, Leo, etc etc...
Que Carvalhas consiga demonstrar nos grandes palcos do futebol aquilo que já mostrou a todos aqueles que seguem o futebol de formação em Portugal...

Nome: André Filipe da Silva Carvalhas
Idade: 18 anos (07/03/1989)
Nacionalidade: Portuguesa
Peso: 63 Kg
Altura: 1.66 cm

Sem comentários: