terça-feira, agosto 28, 2007

Xadrez confuso 0-2 Leões do Atlântico


Local: Estádio do Bessa, no Porto
Assistência: cerca de 2 mil pessoas
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)

Boavista
Carlos; Gilberto, Ricardo Silva, Hugo Pinheiro e Mário Silva (Edgar, 23m); Olufemi; Bosancic (Bangoura, 45m), Fleurival e Grzelak; Laionel e Fary (Ivan Santos, 67m).

Marítimo
Marcos; Ricardo Esteves, Ediglê, Antoine e Evaldo; Olberdam; Marcinho, Bruno e Fábio Felício (Luís Olim, 87m); Kanu (Márcio Mossoró, 71m) e Makukula

Disciplina - Cartões amarelos para Fábio Felício aos, Ricardo Esteves aos 39 e Kanu aos 56 do Marítimo; e para Edgar aos 42 e aos 81, e Bruno Pinheiro 52 do Boavista. O boavisteiro Edgar foi expulso aos 81m por acumulação de «amarelos»

Ao intervalo: 0-2

Golos – 0-1 Kanu aos 2, 0-2 Kanu aos 20

Opinião do adepto Axadrezado, por The Revolution

E mais uma derrota, frente a um adversário bastante mais forte, com mais poder fisico e com mais garra, que em 20 minutos resolveu o encontro. Depois foi só gerir, e dá a sensação que se o Boavista marcasse dois o Maritimo marcava cinco.

Nós ainda somos uma equipa fraca, como disse a pior equipa portuguesa neste momento: Bangoura, Tambussi, Mateus, Moisés, Olufemi não fizeram pré-epoca, tal como Bosancic que esteve na selecção, Edgar está gordo, e outros jogadores falta-lhes qualidade.

O treinador voltou a demonstrar que anda perdido, e errou nas substituições quando tirou o único médio que poderia organizar o ataque, decidindo por mais um avançado. Só deu Laionel no ataque, e destaque para Gilberto e Fleurival que fizeram um bom jogo. Só temos de esperar mais 2 ou 3 meses, até lá para nós ainda é pré-época, e rezar pelos empates, e para que em Dezembro Loureiro e seu amante querido Pacheco, deixem o Boavista de vez.

Melhor em campo:

Laionel - foi o melhor homem da equipa do Bessa, sempre a tentar algo mais, sempre solto a encher o ataque de velocidade saindo dos pés delea maior oportunidade do Boavista que Marcos Defendeu... um contra a onze.

Árbitro:

Má arbitragem deste senhor, mas é apenas mais um. Ora bem, na primeira parte existe uma grande penalidade nítida sobre Fary. Eu posso assegurar, pois estava mesmo atrás do lance na bancada Sul cá em baixo. Foi mais que óbvio que o Fary foi varrido.
Sobre o Edgar, fico com mais dúvidas pois estava do lado oposto do campo. Na televisão vê-se que ele deixa a perna para trás. Os jornais dizem que é penalty, eu fico na dúvida.
Mas eu até posso ser de desconfiar, por ser boavisteiro, mas graças ao Apito Dourado o Boavista tem sido sistematicamente prejudicado. Eu lanço um desafio aos caros leitores: procurem o último jogo em que foi assinalada uma grande penalidade a nosso favor. E lembro o jogo com o Paços época passada, em que o Linz fica com a camisola rasgada.

Pontos Positivos:

Futebol do Marítimo, muito bom mesmo, gostei muito de os ver jogar, Felicio, Makukula e Kanu.

Finalmente há protestos contra esse pseudo-treinador Jaime Pacheco, que faz o que quer graças às nossas finanças, que outro homem causou.

Adeptos do Maritimo - são poucos, mas muito bons: boa musica a acompanhar o jogo e

Pontos Negativos:

Não percebi o anti-jogo do Marítimo. Uma equipa que joga bem, nao devia fazer aquilo e felizmente só o fez na primeira parte. Vergonhoso, falo principalmente de Evaldo e do brinca na areia Marcinho, este já é profissional.

Pouco público, o que é normal, eram bastantes as pessoas que já sabiam que o Marítimo ia ganhar.

Mário Silva - maior culpado da derrota, sem dúvidas.


OPINIÃO DO ADEPTO VERDE-RUBRO, POR MIGUEL PEREIRA

Dois jogos, outras tantas vitórias, e o Marítimo já é líder da Liga Bwin. Mais uma vez, os comandados de Sebastião Lazaroni voltaram a vencer e a convencer, o que só deixa os exigentes adeptos verde-rubros felizes.

Marcar cedo, controlar, gerir, de modo a vencer o jogo. Foi esta a tónica dos verde-rubra, no jogo que se disputou no Bessa. Perante um adversário que já teve melhores dias, o Marítimo demonstrou segurança e coesão, a meu ver.
Um autêntico banho de bola, alegria dentro de campo, um tipo de futebol que o adepto gosta de ver. Este Marítimo de Lazaroni parece estar bem e recomendar-se. Disputa os jogos com inteligência e com serenidade, fruto da qualidade dos seus jogadores e da experiência do treinador.

Em minha opinião, a arbitragem não esteve ao nível do bom jogo. Pareceu ficar por assinalar duas grandes penalidades a favor do Boavista. Para compensar, ou não, foi mal assinalado um fora de jogo a Makukula – quando este ia isolado para a baliza –, e houve algum exagero quando considerou que Marcos demorou a repor a bola em jogo.

Muitos sugeriram Kanu como melhor em campo, pelos dois golos marcados. Contudo, sou da opinião que a exibição de Fábio Felício foi mais vistosa, por todo o seu esforço pelo flanco esquerdo. Rápido, trabalhador, o extremo português tem demonstrado muita sede de bola, o que é uma mais valia para a sua equipa. Demonstra um excelente entendimento com Evaldo, compensando por várias vezes as subidas deste.

Marítimo volta a vencer e a convencer ante um Boavista apático e irreconhecível. Lidera o campeonato em igualdade pontual com o FC Porto. Uma posição que muito improvavelmente o Marítimo consolidará até final do campeonato, no entanto estes primeiros pontos serão sempre úteis numa obtenção de um lugar europeu. Falta ainda muito campeonato, porém …

Sem comentários: