quarta-feira, agosto 22, 2007

Portugal 3-0 Malta





Local: Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
Assistência: 2 mil pessoas
Árbitro: Rui Silva (Portugal)

Portugal
Ricardo Batista (Rui Patrício, 46), Gilberto Silva (Vítor Gomes, 46), Nuno André Coelho, Vasco Fernandes, Antunes (Gonçalo Brandão, 66), Stélvio Cruz, Paulo Machado (João Coimbra, 46), Bruno Pereirinha (Yannick Djaló, 58) Vieirinha (Daniel Carriço, 82), Nani (Hélder Barbosa, 66) e João Moreira

Treinador: Rui Caçador

Malta
Michael Montefort, Steve Borg, Andre Agius, Tyron Farrugia, Clayton Failla, Edmond Agius (Clofford Baldacchino, 86), Paul Fenech, Mathew Bartolo (Steve Meilaq, 65), Dyson Falzon, Edward Herrera (Ryan Fenech, 85) e Angus Buhagiar (Ian Zammit, 46)

Treinador: Mark Miller

Acção disciplinar: nada a assinalar

Golos: 1-0 por João Moreira (13); 2-0 por João Coimbra (58); 3-0 por Nuno Coelho (69)

A nova era da Selecção Nacional de Sub-21, sob a égide de Rui Caçador, começou com um teste positivo.


Como era de esperar, a Selecção Nacional foi aquela que entrou mais determinada no jogo e o minuto treze foi de sorte para João Moreira, que correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Vieirinha. Após o golo, Portugal continuou com a mesma toada, com Vieirinha em plano de destaque. A equipa maltesa era quase inofensiva e quando dava um ar da sua graça, o lance era resolvido pela defensiva lusa. Pouco antes do intervalo, Nani cabeceia à barra e João Moreira não consegue a recarga, num lance em que se ficou a reclamar mão do jogador da Malta.
Na segunda parte, apesar de Rui Caçador ter utilizado todos os jogadores que se encontravam no banco, a atitude dos jovens portugueses foi a mesma, ou seja, continuaram a atacar, enquanto que os malteses defendiam como podiam. Como água-mole-em-pedra-dura-tanto-bate-até-que-fura, a equipa das quinas acabaria por chegar ao 2-0, através de um remate cheio de oportunidade de João Coimbra. Não muito depois, Nuno Coelho marca o terceiro, na cobrança de um livre directo.
Até final, o resultado não se alterou, muito por culpa do guarda-redes da Selecção da Malta, que esteve em bom plano na parte final do encontro.



Melhor em campo:
Vieirinha – o jovem extremo foi uma autêntica dor de cabeça para a defensiva maltesa. O jogador do Leixões tem demonstrado estar em excelente forma neste início de época. Assistiu João Moreira para o primeiro golo e no terceiro golo simulou que ia marcar o livre antes de Nuno Coelho o fazer.

Arbitragem:
Não foi um jogo difícil de arbitrar e o trabalho do juiz português acabou por ser positivo. No entanto, Rui Silva deixou-se levar pelo supostamente amigável e foi permissivo a algumas entradas mais duras durante o jogo. Parece ter ficado um penalty por assinalar no fim da primeira parte.

Pontos positivos:
● bom teste
● boa atitude dos jovens jogadores lusos
● os três golos

Pontos negativos:
● fraca moldura humana
● a fraca qualidade de Selecção da Malta




Conclusão:
Este foi o primeiro confronto da Selecção Nacional de Sub-21, com Rui Caçador ao leme. É, no entanto, o único teste que a jovem equipa lusa vai efectuar antes da qualificação dos jogos de qualificação para o Playoff de acesso ao Europeu de 2009. Recorde-se que a Inglaterra, República da Irlanda, Bulgária e Montenegro, são as selecções que fazem parte do grupo de Portugal, sendo que a Selecção Nacional entra em acção na Irlanda, dia 7 de Setembro, e recebe o Montenegro dia 11.

Sem comentários: