sexta-feira, fevereiro 11, 2005

A aquecer!...

Talvez pelo facto de estarmos perante uma campanha eleitoral bastante acalorada, tal facto estendeu-se ao clima do futebol nacional, colhendo todos com relativa surpresa. Sim, porque até já nos costumávamos a habituar a alguma paz (se calhar podre), uma vez que não havia grandes provocações nos jornais, nem no final dos jogos, quer por erros de arbitragem, quer por castigos.
Eis que após os famosos "sumaríssimos" ao jogadores do FC Porto o caldo entornou. Vou dar a minha opinião sobre tudo isto:
- Em primeiro lugar acho justíssimo que qualquer jogador, seja de que clube for, seja castigado por actos inqualificáveis entre companheiros de profissão. Mesmo que se corra o risco de nem sempre se ser justo pois há transmissões televisivas que não conseguem apanhar certos casos. Mas nos casos em que existe evidência os mesmos devem ser punidos.
- Nenhum dirigente desportivo tem legitimidade para vir defender um jogador quando este agride um colega.
- As instâncias da Liga e da Federação são há muitos anos do pior que existe no futebol português, a par dos dirigentes dos clubes.
- Os recursos, os prazos, etc, etc, são das situações mais ridículas que existem no futebol, ao nível mundial.

Posto isto, tenho a dizer que concordo que o Sr. MCarthy seja suspenso por 3 jogos (se calhar deveria ter levado mais por ser reincidente), que o Fabiano fosse punido, que o Seitaridis também o seja, que o Petit o tivesse sido, que o Rochemback também. Concordo inteiramente que houve casos em que a disciplina foi mal aplicada. O que não concordo é que se tente colar um erro com outro erro, ou seja, por os jogadores não terem sido punidos agora o McCarthy era ilibado do soco que deu ao Danilo da Académica????... Era só o que faltava.
A par disto tudo, agora a SAD azul e branca decretou black-out, uma das famosas medidas que o clube sempre toma em situações destas. Talvez por vergonha de algumas afirmações que o Sr. Pinto da Costa vem proferindo e assim evitem que se digam mais asneiras. Sabem quem é que perde mais com o black-out? São os próprios adeptos do FCP, uma vez que a mim tanto se me dá se não se sabem informações do clube. A mim e a todos os adeptos de outros clubes.
Só espero que os dirigentes tanto do Porto como do Benfica comecem a ganhar juízo antes do derby do Dragão. Vem aí um grande jogo, entre dois claros candidatos ao título (para mim os principais) e que desperta ódios entre os adeptos. Um clima de crispação em nada ajuda o futebol.

À margem de tudo isto, aproxima-se provavelmente a jornada mais quente dos últimos tempos (o título é mesmo adequado). Algum apostador afoito poderá ter certezas em algum dos jogos???... O Benfica desloca-se a Braga, onde terá de demonstrar se é mesmo candidato ao título ou se mais vale esquecer e dedicarem-se ao voleibol; O Porto tem um difícil teste em casa (só ainda ganhou 4 em 10 jogos!) frente ao Guimarães, antes de se deslocar a Belém...; o Sporting recebe uma das equipas que melhor futebol joga na Superliga, o Rio Ave; O Boavista recebe um Marítimo moralizado pela goleada imposta aos leões nos Barreiros. Alguém arrisca um prognóstico??...

Bom fim de semana!

Sem comentários: