terça-feira, fevereiro 01, 2005

Errata

Relativamente ao jogo que presenciei ao vivo no estádio do Dragão nesta última jornada, fiquei com a sensação de que o Maniche não tinha feito falta nem para amarelo, quanto mais para vermelho, pois é, parece que errei redondamente. Ao visionar as imagens penso que o castigo foi ajustado. Faço aqui esta correcção.
Relativamente às últimas movimentações no meu clube, penso que o que escrevi ontem parecia antever uma situação destas. É que em Abril é muito tarde para ter aspirações ao título. Pode ser que o próximo treinador seja o melhor reforço de Inverno, para desespero dos nossos adversários. Treinador que venha, tem de adaptar as contratações ao futuro e pedir à sad mais dois ou três reforços para equilibrar o plantel. Treinador que venha, tem que organizar e planear a próxima época, mais do que esta, já que esta nova adaptação o iliba da pressão de resultados.
Treinador que venha, tem de unir os jogadores e moralizá-los. Boa sorte ao treinador que venha, lá estarei para o receber, se Deus quiser.
Já ontem se falava que era inédita esta situação, que Pinto da Costa iria apoiar até ao fim este treinador, que era pouco usual o FCP enganar-se duas vezes seguidas e mais coisas para encher jornais, telejornais e outras coisas tais...Desenganem-se, essa política de "bota-abaixo" a que o FCP já está habituado a receber pela imprensa falada e escrita não influencía e espero que nunca influencie as decisões. O clube está primeiro, e se de facto é inédita a segunda mudança de treinador numa época, mais inédito era que ninguém tentasse mudar fosse o que fosse. É esta a diferença entre a administração do meu clube e do resto dos clubes. A diferença também reside nos sócios e adeptos que se deslocam ao estádio. Se confiamos na liderança do clube, damos o benefício da dúvida a quem escolhe, mas o mau futebol praticado era por demais evidente e já se arrastava há muito tempo, aliás, desde o início da temporada, salvo raras excepções. Os poucos lenços brancos que se viram no estádio do Dragão neste Domingo último, dos quais eu não participei, é o acumular do que descrevi anteriormente, mas é também um sinal claro que se deu à direcção que alguma coisa tinha de ser mudada. Esperemos para ver se era o treinador ou se é a política de contratações que foi feita ultimamente, da qual eu fico boquiaberto.
O FCP ganhou quase tudo o que havia para ganhar nos anos transactos, em Portugal, na Europa e no mundo, mas quer, pelo menos, tentar repetir certos feitos e não adormecer à sombra do que conquistou no passado. Esta é a mentalidade desta direcção, dos adeptos do FCP, do caso particular dos sócios como eu, e no fundo, das pessoas do Norte. Nós não nos acomodamos, queremos mais, sempre mais. E isto é tudo culpa de nos terem habituado a ganhar. É tudo culpa de um conjunto de pessoas que teve, tem e terá no seu comando o actual presidente do clube.
Este treinador podia ser muito bom ou muito mau, não o discuto, mas ao que me parece ele era mau em cativar os jogadores, em ter pulso neles e a educá-los. Contudo, obrigado Fernandez pelo carinho demonstrado, pela elegância no trato, pela educação e nível demonstrados ao serviço do meu clube. Pelos vistos não é disso que o FCP precisa, e muito menos os nossos adversários que não o sabem reconhecer.
Saudações.

Sem comentários: