quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Clubes a descobrir I

Inicio hoje uma rubrica que me vai levar a falar sobre alguns clubes menos conhecidos a nivel nacional, mas que pelo excelente trabalho que têm desenvolvido merecem mais reconhecimento da nossa parte.
Começo com o Real Sport Clube de Massamá.

O Real Sport Clube foi criado em 1 de Agosto de 1995, resultado da fusão dos clubes já existentes nas freguesias de Queluz e Massamá, o Grupo Desportivo de Queluz fundado em 25 de Dezembro de 1951 e o Clube Desportivo e Recreativo de Massamá, fundado em 9 de Abril de 1950.

Futebol Sénior
logo após a sua criação, na época 95/96, obteve o 2º lugar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão de Honra; essa classificação permitiu a subida de divisão e assim a disputa do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, onde permaneceu até á época de 97/98; tendo nessa época descido para o Campeonato Distrital, que disputou na época 98/99, onde se tornou novamente Campeão com uma diferença de 19 pontos sobre o segundo classificado. Actualmente disputa o Campeonato Nacional da 3ª Divisão.

Futebol Juvenil
integra os escalões de Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas, movimentando cerca de 150 atletas, a disputar os respectivos quadros competitivos oficiais da A.F.L. e F.P.F. Na época 1997/1998, a equipa de Juvenis foi Campeã da I Divisão da A.F.L. na sua categoria e nas épocas de 1999-2000 e 2003-2004 a equipa de Juniores foi respectivamente Campeã da I Divisão da A.F.L. e Campeã da I Divisão Honra da A.F.L.. O escalão de Juvenis já disputou por duas vezes o Campeonato Nacional e o escalão de Juniores por três vezes, tendo mesmo alcançado na época 2000-2001 o 5º lugar da série C na primeira vez que disputou este campeonato. Este resultado é, até hoje, o melhor que alguma vez uma equipa do concelho de Sintra tenha alcançado neste escalão.

O Complexo Desportivo inclui três campos, dois de futebol de 11, sendo o principal com relva natural, com pista de tartan e com bancadas com capacidade para 1200 pessoas sentadas, neste momento existe a possibilidade de fechar o estadio com a construção de uma bacada à volta de de todo o campo, já foi entregue junto da Câmara de Sintra o pedido para efectuar a obra.
O segundo campo tem relvado sintético e o terceiro,destinado à prática do futebol sete, tem também relva sintética.

É talvez o clube que melhores condições tem para a pratica desportiva no concelho de Sintra (que é o 3.º maior do país com mais de 500 mil habitantes).
Ganhou alguma projecção nacional nos últimos anos, especialmente na época transacta, quando Camacho elegeu o conplexo desportivo do clube para realizar os treinos da equipa sénior do Benfica. Já esta época recebeu o Maritimo para a taça de Portugal, e apenas quebrou nos últimos minutos de jogo, perdendo por 5-0, no entanto foi um jogo muito dificil para o Maritimo, que apenas nos últimos minutos da partida centenciou o jogo com 4 golos de rajada.

Neste momento encontra-se em 2.º lugar na serie E da 3.ª divisão nacional, e arrisca-se a ser o 2.º clube do concelho de Sintra a disputar a 2.ª divisão B, depois do Sintrense.

No próximo dia 13 de Fevereiro o Real vai receber no seu complexo desportivo o actual lider da serie E, o Benfica B, é uma boa oportunidade para ver os jovens do Benfica em acção e fazer uma visita ao excelente complexo desportivo que este clube possui actualmente, de fazer inveja a muitos clubes...

Abraços e bons ataques!


Sem comentários: