sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Futebol, adeptos, é uma pena...

É uma pena q as pessoas estejam sempre a batalhar na mesma tecla qd falam de futebol.

É uma pena q sintam odio por outros adeptos e equipas.
Aqui no meu trabalho assisti a uma qs luta fisica entre dois colegas, um benfiquista outro sportinguista, depois desse tal jogo a meio da semana. Ouvi o sportinguista a queixar-se de ter perdido por causa do arbitro e "pior de tudo é ter perdido contra uma equipa tao má". Os olhos dele brilhavam de odio qd falava do Benfica, so faltou mesmo espumar de raiva.
Vale a pena isto tudo?

É uma pena q os jogadores, quiça influenciados pela turbe de adeptos energumenos q fazem do futebol um escape para as frustraçoes diarias, embarquem numa onda de violencia fisica e verbal.
"É assim mesmo", "da-lhe outra", "mete-o no estaleiro", "mata esse filho...", "havias de morrer c...", etc etc...
É assim q veem ou sentem futebol? É mau...

É uma pena q os adeptos nao condenem e ate aplaudam estes actos de barbarie q teem minado os campos todas as semanas.

É uma pena q hoje em dia nao se possa ir ao futebol como um simples adepto q gosta de futebol, e eu sendo adepto de uma equipa pequena, sinto receio de ir a certos campos apoiar a minha equipa como gostaria, muitas e muitas vezes tenho de ir em forma de anonimato, passando por mais um q veio ver a bola e q embora nao conhecido pensem q seja da "familia" uma vez q nao trago "adereços" clubisticos nenhuns.

É uma pena ate entre equipas pequenas uma pessoa se sinta mal ou em vias de "levar porrada" por estar, por exemplo, com um cachecol do clube visitante. E isto refere-se a um facto ocorrido em Setubal ha uns anos em q eu e um colega meu fomos abordados, por 7 ou 8 individuos (energumenos), do Vitoria e q se dirigiram a nos, em particular a ele dizendo. "Tens um cachecol muito bonito, palhaço." Por sorte a coisa decorreu mesmo ao lado do estadio e na altura da saida do jogo, com imensa gente, e a coisa acabou por ficar por ali, com o simples resultado de ficarmos com menos um "adereço" tricolor.

E por isto tudo é uma pena q eu esteja sempre a ouvir falar e ler do mesmo e sobre o mesmo, post atras de post, blog atras de blog.
Estou farto de ler q o arbitro x no jogo y, de "ha 200 anos atras", prejudicou "a minha equipa", pq expulsou mal, pq nao marcou o penalty, pq estava fora-de-jogo.
Ou q o Benfica é o melhor pq tem mais titulos.
Ou q o FCPorto nao ganhava nada pq o Salazar nao deixava?! (por acaso ate ganharam).
Ou, segundo Dias da Cunha, o sistema isto, o sistema aquilo (num tempo em q ate ganharam 2 titulos de campeao).
Falem dos jogos q ai veem, falem do futuro, falem do prazer q é ver futebol (bom futebol).

Começo a cansar-me de estar sempre a ler as mesmas coisas, assim como eu milhares de pessoas tb estarao.
Falem de coisas positivas q o vosso clube tenha feito ou faça (ou do futebol), pq dos outros (clubes) será dificil sairem essas palavras e compreende-se, em parte.
Sejam positivistas a falar acerca do q gostam (neste caso é futebol). Ele ja é tao mau q nao vale a pena estar a relembrar as coisas más, para isso basta ligar a televisao ou ler jornais e ver os comentarios falaciosos dos mais diversos intervenientes.
Tenho a certeza q as pessoas preferem ouvir/ler coisas agradaveis, e terao mais interesse em saber q o seu clube (e o futebol em geral) tem feito de bom e de coisas q ate desconhecem.
A ver se mudamos um pouco as mentalidades futebolisticas, no bom sentido.

Sem comentários: