domingo, fevereiro 20, 2005

Belenenses - FC Porto

Noite muito fria no Restelo, na passada 6ª feira. Se me dizem que o nosso Dragão é frio, que poderei eu dizer de estádios como aquele ou como o de Braga. Não me refiro ao de Alvalade, nem ao da Luz porque infelizmente os dirigentes dos 3 clubes grandes são o que são e quem acaba sempre por pagar são os verdadeiros adeptos dos clubes que querem sempre muito acompanhar as suas equipas, no entanto não têm bilhete para o fazer.
O referido jogo do Restelo foi igualmente gélido. A superioridade do FCP face ao seu opositor foi clara, no entanto, nunca se traduziu em oportunidades flagrantes de golo. Falta criatividade, imaginação e jogadores que, face a este deserto de ideias atacantes, se imponham de vez e tragam alguma magia para o relvado.
Com a entrada do José Couceiro o FCP ganhou até ao momento duas coisas fundamentais para uma base de sucesso. Ganhou mais e melhor ATITUDE dos seus profissionais e notam-se progressos claros ao nível TÁCTICO. Contudo, o futebol continua a ser muito morno e sem grande emoção. Os nortenhos dominaram claramente durente 80 minutos e justificaram o sofrido truiunfo. Nota positiva para IBSON que, ou muito me engano, ou é o brasileiro commelhores características para o nosso futebol, no entanto ainda não aguenta os 90 minutos e, por fim, mais uma palavra para o "velhinho" BAÍA, sem dúvida alguma o verdadeiro nº 1 de Portugal! Quando é preciso ele aparece!
O BELENENSES fez um jogo abaixo dos níveis que nos habituou. Foi uma equipa sem grande ambição e, pareceu muito receosa durante quase todo o jogo. Apenas e só, após a entrada de NECA os "azuis celeste" pareceram acreditar nas suas potencialidades e, em menos de 10 minutos, criaram duas situações perigosas para a baliza portista. Carlos Carvalhal não cumpriu com o prometido! Afinal a sua equipa, ao contrário do que disse o seu técnico antes da partida, foi uma equipa inofensiva. É a velha história: eles falam, falam...
Carlos Xistra teve um jogo muito fácil de dirigir. Os jogadores foram quase sempre correctos e não lhe causaram grandes problemas. Contudo, a sua actuação ficou marcada pela não marcação de uma g.p. contra o FCP, já perto do fim. No estádio, atrás da baliza de Baía, fiquei sem perceber o que estariam os jogadores do BELENENSES a protestar, chegando mesmo a pensar que teria sido um eventual atraso de bola do Ricardo Costa para o seu Guarda-Redes. Afinal, houve mesmo penalty por assinalar! Lourenço foi mesmo tocado, ao de leve é certo, mas foi! Logo a arbitragem até ali muito positiva do árbitro passou a ter uma nota francamente negativa, o que é pena.
No fim disto tudo é francamente muito engraçada a postura de muitos dos "profissionais" dos orgãos de comunicação social. Se antes deste jogo a justificação para o facto do FCP não conseguir vencer os seus jogos em casa era o facto de ter sido iniciado o processo "APITO DOURADO", ao ponto de muitas vezes o FCP ter vindo a ser muito prejudicado pelas arbitargens, as mesmas pessoas dizem agora que está tudo igual, etc... Por favor, PAREM COM ISSO! Já vimos que os árbitros erram, é indesmentível! Contudo, com a devida isenção, sabemos ver que todos têm razão de queixa. Ora uma semana é um, ora é outro. Está errado, no entanto é perfeitamente absurdo estarem constantemente a ter uma dualidade de critérios gritante aquando do julgamento dos diversos casos! É exactamente isso, que eu e toda a nação portista se queixa (com razão), no âmbito dos processos sumaríssimos! Merecem ser castigados, mas têm é de ser todos!

Sem comentários: