sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Política e Futebol

Impresionante! É assim que eu classifico o debate ocorrido, ontem à noite, entre Santana Lopes e José Sócrates. Foi absolutamente incrível o trabalho de promoção gerado pelos Media à volta deste frente-a-frente, bem ao nível de um jogo entre FC Porto, Benfica ou Sporting!
As semelhanças foram muitas:
1) O duelo foi vivido intensamente pelos dois protagonistas, no qual não conseguiram disfarçar o muito nervosismo, próprio dos grandes derbies da Superliga;
2) A cobertura televisiva e radiofónica foi, igualmente, grande! Aí também houve a habitual "luta" pela exclusividade da difusão do referido "jogo".
3) Os comentários ao debate foram uma autêntica clonagem daquilo que estamos habituados a assistir nos jogos de futebol. Referiram variadíssimas vezes termos como "jogou em contra-ataque", "fase inicial de estudo entre os dois", "bolas ao poste", "penalties", enfim tudo servia colar o debate ao futebol! Mais, conseguiram sempre ver aquilo que nenhum de nós viu!
4) Para finalizar em beleza o trabalho de igaular o futebol, puseram duas linhas ao serviço dos telespectadores para votarem no candidato que achassem que havia ganho o duelo. Resultado, 80% votou Santana Lopes, ao contrário dos próprios comentadores que quase todos concordavam que Sócrates foi o vencedor... Sem dúvida que isto já nos é familiar!!
De facto, as semelhanças com tudo aquilo que nós presenciamos semana após semana através do Futebol foram mais que muitas, o que só me faz pensar cada vez mais na crescente promiscuidade entre a POLÍTICA e o FUTEBOL. Só que agora, cada vez mais temos certeza de uma coisa: são os mais os políticos interessados em aproveitar-se dos clubes do que o contrário!

Sem comentários: