quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Entrudo e entradas com tudo!

Na primeira festa global do ano, mais modificações no topo da superliga, como já está a ser costume!
FCP ascende mais uma vez a 1º, fruto de uma vitória suada frente ao Estoril. Noutros tempos, este campo era de muito má recordação para o FCP, dividido entre empates e derrotas maioritáriamente. Pois bem, muitos anos depois e fruto de uma primeira parte muito trabalhada, com alguma inspiração e felicidade nos golos, o FCP construiu o resultado que lhe permitiu vencer um jogo importante para os jogadores, treinadores, sócios e adeptos, que espero que seja motivadora e galvanizadora para o futuro. De salientar que o FCP entrou a pressionar, a criar desiquilibrios, a lateralizar o jogo e a dominá-lo claramente, e tudo isto com um brasileiro, um sul africano, um grego e o resto portugueses. O FCP e a sua última política de contratações não me agradou, mas provávelmente ficou aqui um sinal para todos os jogadores se cuidarem e trabalharem, porque há quem ganhe menos, esteja há mais tempo no clube, sinta o clube de outra forma, não seja estrangeiro, mas tem igualmente valor para jogar e fazer parte de uma equipa que se quer ganhadora. De realçar o bom regresso de Nuno Valente, faltando apenas atingir mais ritmo e mais velocidade. Nas "barbas" ou bigode neste caso, de Scolari, fica também por enaltecer a excelente exibição de Vitor Baía, que com um trio de excelentes defesas conseguiu manter a resultado favorável. Como chamou Ricardo Costa à pressa, era uma boa altura para repor a verdade dos factos e chamar o guarda redes do FCP, mas como todos sabemos está proibido pela federação, e pelo maior "tachista" do futebol português e que é o presidente daquela instituição pública. Sr. Scolari, não minta mais e diga de uma vez por todas por que razão não o convoca, só assim acaba com a indignação da injustiça e ajuda a que o presidente da FPF vá para o sítio que merece, a rua!
Relativamente a outros jogos, e do pouco que vi, fiquei com a ideia que o Braga devería ter feito mais para manter a liderança, o Boavista ganhou um ponto em Setúbal, a Académica vai para a liga de honra e o Manuel Vingada vai para o Zamalek ou outro clube com o nome tão esquisito quanto longínquo, o sporting, para quem reclama que é a equipa a jogar melhor futebol devería retratar-se nestas exibições. Boa vitória do Nacional, do Leiria frente ao Belenenses e do Rio Ave frente ao Penafiel. Luís Campos recebe mais uma derrota, desta feita contra a equipa do clube cuja direcção foi inteligente, e anteviu que podería acontecer-lhes o que este treinador vai fazer ao Beira-Mar se lá permanecer, ou seja, mandá-lo para a liga de honra.
As últimas palavras deste meu comentário vão para os castigos a McCarthy e a Pedro Emanuel. Pedro Emanuel é um jogador que jogava muito duro e que fazia muitas faltas no Boavista. Quando se transferiu para o FCP penso que melhorou bastante, mas este ano está a descambar outra vez. Não o desculpando de nada, eu gostaría que alguém me dissesse quais são os lances em que os jogadores ao disputar a bola de cabeça não levantam os cotovelos. Se a intenção era atingir o adversário, e provavélmente foi, não o discuto, o castigo é bem aplicado e até pecará por escasso, mas a conclusão que eu tiro disto, é que mesmo que não haja intenção, estes lances são sempre disputados da mesma maneira, abrindo assim mais um precedente.
Relativamente ao McCharty, já aqui disse tudo o que pensava em comentários anteriores, só tenho pena, fico triste e desconfiado, quando um ineficaz grupo de juízes julga este caso com 3 semanas de atraso, e lhe dê uma pena que o impossibilita de jogar e quiçá repetir o estrondoso golo que marcou na 1ª volta contra o Benfica. São casos recorrentes a mais, convenhamos, e que têm ajudado só um clube. Foi o Jorge Costa quando foi castigado a par de Costinha e Maniche que também não pôde defrontar o Benfica, foi o Jardel no Sporting aquando mostrou a publicidade, agora este castigo!
Em suma, eu digo peremptóriamente que os castigos são correctos ou até escassos, agora digo da mesma forma que é escolhida criteriosamente a data para a execução dos mesmos, e o país assiste impávido e sereno por motivos de vendas de jornais ou protagonismo televisivo.
A equipa do FCP tem-se portado muito mal disciplinarmente, mas dizer que neste último jogo o Seitaridis agrediu o adversário, é próprio de quem nunca jogou futebol e que não se apercebe que é um lance normalíssimo de acontecer. Se jogou futebol, é porque era guarda-redes. Vejam na repetição a atitude do próprio Seitaridis quando tomou conta que atingiu o adversário.
Para quem está a pensar: "pois é, o FCP até joga mal, o Benfica tem marcado muitos golos e ganho, está na frente do campeonato a par do FCP e estes já estão com medo", desenganem-se, eu confio que o FCP só tem a melhorar, ao contrário dos outros candidatos, mesmo estando em primeiro. Mas para esses eu também digo: "Há jogadores do Braga que não vão poder defrontar o Benfica e um deles foi expulso depois do jogo ter acabado".
Saudações

Sem comentários: