segunda-feira, janeiro 10, 2005

2005 começa com mudanças

Entrado o ano novo, após um jejum inexplicável de jogos da nossa superliga, apenas aproveitado pelos jornais devido à novela dos jogadores atrasados para trabalhar, eis que voltamos a apoiar as nossas equipas, ou talvez não...
Mudança no topo da superliga devida a dois factores; o sporting tem vindo a fazer bons resultados, leia-se vitórias, dando continuidade às últimas jornadas em que a equipa se apresenta moralizada e, a meu ver, no topo da sua forma. O segundo factor é, óbviamente, o empate do FCP frente ao Rio-Ave.
Começando pelo primeiro, e do pouco que vi do jogo, pareceu-me uma vitória que assenta bem à equipa visitada, não pelo que fez, mas pelo que a equipa visitante deixou, ou não soube fazer. Apesar de ter preferido um empate, o vencedor é justo pelo que já referi. Infelizmente tenho de falar na arbitragem desse jogo, pois pareceu-me de baixíssimo nível. Expulsão de Rui Jorge é, a meu ver incorrecta, apesar do arbitro estar em posição pouco previligiada para ajuizar o lance. O grave não é esta expulsão, mas sim a necessidade que o árbitro teve de equilibrar as coisas, salvando assim a sua "pele" de críticas de qualquer lado, o que revela bem o estado da arbitragem em Portugal e a falta de personalidade deste "amadores". A expulsão do Alcides é reveladora do que acabei de escrever, mas também a adjectivo de farsa e de injusta. Como já tive oportunidade de dizer, após a expulsão directa de Hélder Postiga em Guimarães por palavras dirigidas ao árbitro assistente, iria estar atento a casos similares. Beto é prova mais do que provada que as regras cumprem-se dependendo do critério de cada árbitro, e não da regra, ou lei do jogo. No jogo de sábado ele não foi o único a ter esta postura, pelo que me faz crer que existe uma necessidade gritante de aplicar penas isoladas e marcantes a jogadores de outras equipas, neste caso o FCP que eu defendo, já para não falar em castigos por imagens televisivas. Resta-me dizer sobre este jogo que o Petit devería ter sido expulso no lance com o Sá Pinto, porque apesar do vôo deste, é certo e comprovável por imagens que o primeiro faz falta quando o último seguia isolado para a baliza, e que em termos disciplinares o árbitro foi um fracasso.
Falando agora do jogo que eu presenciei no estadio e que me diz respeito, tenho a dizer que o resultado foi injusto, porque a haver vencedor, esse tería de ser o Rio Ave, não pelas oportunidades criadas, mas como sendo um castigo pesado para as hostes azuis e brancas, pelo empenho, pelo querer e qualidade demonstradas. A juntar a isto, penso que existe um pénaltie claro contra o FCP, ainda o resultado estava em 0-1, já que estava eu de frente para o lance. De facto, saídos que estão jogadores que entravam no esquema da equipa e que eram importantes pelo seu rendimento, qualidade e vontade (Derlei e Carlos Alberto por venda, Nuno Valente e Maniche por lesão) é tempo e necessário ir ás compras, visto que Quaresma, Hugo Leal, César Peixoto, entre outros, não demonstram uma ou mais caracteristicas daqueles que referi anteriormente. Penso que o treinador tem uma quota parte de culpa por se demonstrar muito "amigo" dos jogadores, e de não usar a hierarquia para os pôr na ordem.
Quería deixar um comentário a alguns jogos desta jornada, começando pelo jogo de sexta-feira em que foi bastante fraco, tendo o Estoril marcado um golo e ganho por 2-1, o Boavista ganhou em descontos imerecidamente, a meu ver, e cuidado que já não é a primeira vez. Grande estreia para Luís Campos. Gostava de ter ouvido o que ele disse aos seus jogadores ao intervalo depois de estar a ganhar por 1-0, já que depois, em 10 minutos sofreu os 4 golos que lhe ditaram a derrota. Vitória do Nacional fora de portas, é caso para dizer, já ganham fora? Próximo jogo é em casa com o novo líder da superliga, a ver vamos. Vitória tambem no reduto do adversário, desta feita pelo Gil Vicente, que teima na sua grande recuperação, fazendo sua vitima uma das melhores equipas desta superliga, Belenenses. Leiria não ganha e afasta-se de lugares outrora atingidos, será crise?
Ultima palavra para comportamento díspar dos clubes no que respeita à disciplina dos jogadores. O FCP manda embora um dos seus jogadores mais influentes dos ultimos 2 anos, Derlei, manda também Carlos Alberto, jovem promessa e melhor contratação de 2004 segundo a FIFA, relega para a equipa B Pepe, Diego e Quaresma por condutas impróprias, que no caso deste último deve retomar esse castigo, e empata o jogo com o Rio-Ave logo a seguir. Quero eu dizer com isto e com estes factos uma coisa que todos nós sabemos, quando se ganha está tudo bem e ninguém questiona nada. Não quero dizer com isto que não ache bem a postura do FCP em manter as regras, a ordem e os interesses do clube, mas vejamos o caso de Liedson, faz o que quer, brinca com o sporting, chega, joga, marca e o sporting ganha, ninguém questiona e já está tudo bem por aquelas bandas. Em suma, prefiro empatar ou perder, do que andem a brincar com a minha cara e com o meu dinheiro das quotas. Internamente, o sporting é bem capaz de sofrer com as benesses dadas e o FCP deve manter a sua conduta e excluir quem não tenha a vontade e a capacidade de representar o clube campeão do mundo.
Saudações desportivas.


Sem comentários: