quinta-feira, janeiro 27, 2005

O futebol é tão bonito

Porque será que chamam ao espectáculo futebol o desporto-rei, o melhor espectáculo do mundo?... Eu sei porquê. Porque ainda há jogos como o de ontem à noite.
Fantástico, vibrante, emotivo, enfim, tem como resumo que foi um grande jogo de futebol. Tal como disse o José Peseiro na conferência de imprensa, também há grandes jogos de futebol em Portugal e não só em Inglaterra e em Espanha. Só há um problema... Por cá há muito poucos jogos assim. Não me lembro de muitos nos últimos anos.
Não entendo porque é que os adeptos do Sporting preferem falar da arbitragem do que do magnífico espectáculo de futebol. E não concordo em nada que só o Sporting é que jogou e o Benfica foi dominado no jogo todo. Para mim foi assim que vi o jogo:
O Benfica começa praticamente a ganhar com um golo no seguimento de um livre (é claramente falta sobre o Nuno Gomes, que tenta fugir ao nigeriano do Sporting e este joga às pernas do Nuno) superiormente marcado pelo Simão, defendido pelo Tiago, e Geovanni na recarga (finalmente recargam os lances de bola parada!).
Excelente reacção do Sporting. Assumiu o jogo, começou a controlar o mesmo, a dominar principalmente no miolo do terreno. Por isso não espantou que chegasse ao empate num livre superiormente marcado pelo Hugo Viana (um dos melhores em campo), sem hipótese para Quim.
No minuto seguinte, distracção da equipa do Benfica, Liedson recebe a bola (em fora de jogo, mesmo sendo por pouco, é fora de jogo!) que remata fortíssimo. Excelente golo.
Estamos com 16 minutos de jogo. Parece que já tivemos uma hora a ver futebol tal o ritmo imposto.
O Sporting continua a liderar o meio campo e o Benfica pouco faz para chegar ao empate. Conquista uma falta (indiscutível) sobre o Bruno Aguiar. Claramente foi jogo perigoso do defesa do Sporting, e o árbitro António Costa marcou (e bem) livre indirecto contra o Sporting. A bola é colocada a uns bons 30 metros da baliza, mas Petit arranca brilhantemente para a bola, Tiago defende com dificuldade e Geovanni novamente na recarga iguala a partida.
Restante primeira parte dividida, após de algum domínio ao nível de posse de bola do Sporting, e se pensarmos bem em termos de ocasiões de golo só houve mais duas: uma em que a defesa do Benfica anda aos papéis e que o Polga remata por cima (após Sá Pinto dar com o braço na bola), e outra em que o Simão se desmarca perigosamente pela direita, e Tiago faz uma excelente defesa.
Pufff, acabou a primeira parte... Que barrigada de jogo.
Começa a segunda parte menos intensa, mas continua com emoção e oportunidades de golo. O Benfica recomeça melhor e os primeiros 15 minutos são da equipa encarnada. Melhor oportunidade de golo neste período, um remate de Nuno Gomes após uma jogada toda ao primeiro toque, com excelente defesa de Tiago.
Após este 15 minutos o Sporting equilibra novamente o jogo. Entre os 59 e os 60 minutos, tal como dizia Álvaro Braga Júnior ontem à noite na RTPN, o lance que pode caracterizar o brilhante jogo a que asisstimos: Rochemback remata violentamente à barra, na recarga Sá Pinto remata e Quim defende por instinto com o pé, o Benfica recupera a bola, lança Geovanni que se isola pela esquerda e remata ao lado. Ainda no mesmo minuto, nova jogada de ataque do Benfica, Nuno Gomes isola-se e Tiago faz uma defesa enorme!!!... Que grande jogo realmente...
No livre a favor do Sporting dizem que o Bruno Aguiar devia ter sido expulso. Andamos a brincar ou quê?... Como é lógico é falta para amarelo. O Liedson não se ia a isolar, tinha vários adversários ainda no caminho para a baliza. Como o Sr. António Costa felizmente não é o Sr. que apitou o jogo em Alvalade (que expulsou erradamente o Alcides) mostrou e bem o amarelo.
No resto da 2ª parte o jogo cai um pouco de ritmo e não há muitas oportunidades de golo.
Chegamos ao prolongamento. O Benfica começa muito melhor, talvez porque fisicamente teve mais um dia para descansar do que o Sporting, e naquela que foi a jogada mais bonita do encontro, após jogada de magia de Fyssas (quem diria, hein?!), e boa jogada de entendimento com Nuno Gomes, Simão e Carlitos este último faz um remate potente que bate incrivelmente na barra, no poste, e vem pra fora...
Passado algum tempo João Pereira sofre uma entrada perigosa de Hugo Viana (talvez para amarelo), mas resolve inventar e já no chão e após um leve toque do Hugo Viana, começa a rebolar pelo relvado. Expulsão injusta para o jogador do Sporting.
110 minutos: Carlitos perde a bola infantilmente, Paíto corre pelo corredor esquerdo fora, João Pereira não quer ser expulso e não faz falta, Paíto chega à área, faz um túnel(!!) a Luisão e remata colocado. Que grande golo... Sem comentários mesmo...
Estava a pensar eu com os meus botões, é impressionante como perdemos este jogo assim, não pode ser, o Simão como sempre nos grandes jogos não assume as responsabilidades, e... 115 minutos... Grande capitão... recebe a bola... e digo eu: "remata a merda da bola"... e não é que é um golo fantástico????... Um golo de raiva, de verdadeiro capitão!... Obrigado, era o que diziam todos os benfiquistas. E eu também!... :-)
Mais um apontamento final antes dos penalties para algo que ninguém fala. Já repararam que o António Costa acabou o jogo quando ainda estavam 119minutos e 40 segundos, numa jogada perigosa de ataque do Benfica??... Estranho...
Quanto aos penalties, penso que o árbitro esteve mal ao deixar o Quim pressionar em quase todos os pontapés os jogadores do Sporting, no entanto, já repararam que foi precisamente no único penalty marcado sem essa fantochada criada pelo Quim que o Miguel Garcia falhou??... Há razões que a própria razão desconhece... :-)
Resumo final: Grande espectáculo de futebol, seria injusto perder qualquer que fosse a equipa. Em termos de oportunidades de golo as equipas acabaram por se equivaler. Em termos de futebol jogado, mais rendilhado, claramente o Sporting é melhor, mas isso não quer dizer que seja uma equipa mais objectiva ou que me mereça por isso ganhar. Quanto à arbitragem penso que errou claramente para os dois lados, conforme demonstrei no que acabei de escrever, por isso não faz sentido falarmos de árbitros quando assistimos todos ontem àquele que foi provavelmente o melhor jogo de futebol em Portugal dos últimos anos e que infelizmente não vamos ver muito nos próximos tempos.
Bons ataques



Sem comentários: