segunda-feira, janeiro 24, 2005

Vira a volta...e toca o mesmo!

Das posições cimeiras ocupadas na superliga, aquele que parece ter um futuro mais promissor é o Sporting, sem dúvida. Não me espanta nada o jogo feito por Ricardo Sá Pinto, aquele que eu considero um jogador em que a "raça" prevalece à técnica, se bem que usufrui da suficiente para ser um jogador, não de selecção, mas de um clube grande. Parabéns pela exibição que, pelos vistos fizeste, e benvindo sejas aos nossos relvados. Sem ter visto amiúde o jogo entre o Gil e o Sporting, achei o resultado exagerado, não pelo que se passou no pouco que vi, mas por me parecer que o sporting defrontava uma equipa rejuvenescida com este treinador, para além do resultado do ano passado ser um estigma para os visitados.
Dividida que esteve a minha atenção entre o jogo do FCP e outros afazeres, vi a melhor primeira parte disputada pelo FCP neste campeonato. Pressão, sem espaços para o adversário e com oportunidades suficientes e exageradas para ter construído um resultado avolumado ainda na primeira parte. Continuou na senda de outros jogos, ou seja, a falhar oportunidades claras de golo, para além de que os guarda redes das equipas adversárias têm estado inspiradíssimos, ou não fossem "lançados" nos jogos contra o FCP, quando não são os habituais titulares. Fruto dessa falta de inspiração no momento de fazer golo, acabou o jogo a defender como pôde, tendo mesmo aos 88 minutos, culminado com a defesa de Baía a segurar o resultado, depois de um remate do perigoso Edson, dando seguimento a uma falta vista pelo árbitro, pelo Paulo Sérgio da Sporttv e por outro qualquer inventor. Já era tempo de a Sporttv arranjar relatadores de jeito e imparciais, coisa que ficou bem demonstrada ontem e no seguimento do relato Benfica-Boavista, que este indivíduo não o é. Aliás, há poucos desses, mas até hoje ainda continuo a achar que o João Rosado, também na Sporttv, é um bom exemplo.
Quanto à indisciplina dos jogadores do FCP, nas agressões vistas por câmaras ou pelo árbitro, eu acho que é bem também revelador do estado em que está o futebol profissional do FCP, ou seja, sem pulso, sem ordem e com pouco respeito pelo clube. Contudo, tenho algumas considerações sobre o que se tem passado e que vão no sentido de que nenhum jogador do FCP deve ser castigado pelo CD da liga, enquanto outras situações similares não abranjam outros jogadores de outros tantos clubes infractores. Sei que os adeptos dos outros clubes que não o FCP até podem ficar resignados, mas situações similares acontecem em muitos jogos, ainda no fim de semana passado ou até há dois, em que os intervenientes foram outros e o castigo pelas imagens onde está? Deve ter voado como o dito DVD pela janela fora, só que desta vez da liga. Quem nunca errou que atire a primeira pedra, só o que se vê é que todos erram, mas só alguns é que levam com as pedras. Hipócrisia é o que eu lhe chamo, e desafio alguém a provar-me o contrário. Eu também gostava de estar na posição confortável de ver os jogadores do meu clube a agredirem e saber de antemão que não lhes são instaurados processos "sumaríssimos", que lindo nome!
Bom, relativamente ao Benfica e à derrota, eu só vi a 1ª parte do jogo, e o Beira-Mar dominou o contra-ataque por completo, criando 3 situações claríssimas de golo contra apenas uma do Benfica. Como não vi nada da segunda parte, o resultado ao intervalo pareceu-me justo, e se pecasse era por escasso. Os jogadores do Beira-Mar e o seu treinador dizem que fizeram uma exibição a roçar o perfeito, ora, na minha opinião, se isto é perfeito vão defender até ao fim do campenato para tentar ficar na superliga.
Parabéns ao Braga pelo triunfo, e espero que no próximo fim de semana descansem de conquistar qualquer ponto. Parabéns também ao Boavista que continua a fazer o que deve ser feito, ganhar às equipas que são do campeonato dele, e assim aproxima-se e ultrapassa equipas que lutam por algo mais. Parabéns também ao Rio Ave e ao trabalho de Carlos Brito, e parabéns ao Setúbal e aos reforços emprestados pelo FCP.
Deixo para último as palavras do Nuno relativamente ao Fernandez. Nuno, todos nós temos dias mais felizes do que outros, mais ou menos competentes, mais ou menos conseguidos e mais ou menos preenchidos, e se aceito e percebo que as declarações do treinador do FCP possam ter causado algum mau estar nas hostes benfiquistas, é de uma total incúria dizeres que este senhor não é humilde, ou que não tem uma postura correcta no futebol, ou que é desilegante ou mal educado. Digo-te ainda que dos treinadores estrangeiros que passaram por Portugal, só talvez o Erickson fosse tão bem educado como este, mesmo estando no gume da navalha, como está. Se este não é humilde, Mourinho o que era? E isto não sou só eu que digo, como homem, como portista e como sócio do FCP, mas é dito por muita gente que o reconhece mesmo não partilhando de outras opiniões minhas.

Sem comentários: