terça-feira, janeiro 18, 2005

31, número ímpar, primo e nunca antes visto.

Finalizada que está a 1ª volta da superliga, temos uma liderança repartida pelos três clubes ditos grandes, engraçado e talvez inédito, diga-se. Fazendo uma pequena aritmética vemos que os líderes têm uma média de 1.82 pontos conquistados por jogo, o que se revela muito pouco para qualquer um dos candidatos ao título, não fosse a média repartida por todos e já teríamos faixas encomendadas a quem estivesse destacado. Como assim não é, veremos o que esta segunda volta nos reserva e veremos no fim quem conseguiu subir a média, por forma a tornar-se campeão com o menor número de pontos, é o que se avizinha.
Excelente campeonato tem feito o Boavista, não haja dúvidas. Sabido que o campeonato não se ganha apenas por vitórias conquistadas aos clubes ditos grandes, o que só lhes aconteceu com o FCP, consegue manter-se nos lugares cimeiros, fruto dos resultados com as outras 13 equipas.
Grande primeira volta de Braga, Rio Ave e Setúbal, que se apresentam bastante fortes no seu reduto, dificultando e muito a vida aos visitantes. Uma palavra ao bom trabalho de Carlos Carvalhal no Belenenses, que com os reforços de Janeiro poderá chegar a posições ainda mais cimeiras e ao lugar destinado a este histórico do nosso campeonato. Parece-me que há uma subida de forma e de enaltecer no Gil Vicente, Moreirense e Nacional, ao contrário de Marítimo, Académica, Leiria e Beira Mar. Parece-me claramente que Luís Campos está a mais no futebol português, pelo menos ao nível da superliga, e parece-me também que não vai demorar muito a vir à praça pública queixar-se das arbitragens para ver se salva a sua pele, a manterem-se os resultados obtidos (3 jogos: duas derrotas na superliga e uma vitória em penalties para a taça de Portugal com uma equipa de escalão inferior e em casa).
Tem-se dito por aqui, por ali, na imprensa, nos cafés e talvez até na lua, que este campeonato está mais equilibrado, não por as equipas que neste momento lideram a superliga estarem mais fracas, mas sim por as outras equipas estarem mais fortes. Parece-me a mim, que isso é tapar o sol com a peneira e não admitir que FCP, Sporting e Benfica estão muitos furos abaixo do que o usual, senão vejamos: fez manchete num jornal no dia de ontem que este era, por esta altura, o pior resultado do FCP na era Pinto da Costa, revelador do que eu disse, mas acrescento que se este facto é verdade, porque não aproveitam os outros dois candidatos ao título? Não lhes apetece, não estão para isso? Ou também estão mal? Penso ser óbvio que este ano vamos todos penar com as exibições dos clubes ditos grandes, iremos estar sempre "com o credo na boca", à espera que quando um resultado for favorável o jogo acabe depressa.
Posto isto, para mim, as arbitragens "moram ao lado", e não vale a pena andar a reclamar de um lance neste ou naquele jogo, bem revelador do empobrecimento da qualidade do futebol deste ano, quando estas equipas, e perdoem-me a imodéstia, a minha, tem por obrigação criar dezenas de lances por jogo que lhe permita concretizar em golo e na vitória.
O ano começou como acabou o transacto, ou seja, pobre, pálido e pontualmente desfavorável, pelo menos para o meu FCP, e espero que se não for antes, que ainda tenhamos tempo de mudar apanhando a embalagem das eleições legislativas.
Saudações.

Sem comentários: