segunda-feira, janeiro 10, 2005

Ano Novo, Vida velha

É engraçado que passadas 3 semanas de pausa a Superliga continua praticamente na mesma, ou seja, sem possibilidade de fazer prognósticos... Aqui vão os meus comentários aos jogos e resultados deste fim de semana:
Estoril-Setúbal: Jogo muito fraco, fraquinho, que me deu vontade de dormir. A equipa da Linha foi muito feliz e acabou por conseguir ganhar o jogo. No entanto o Setúbal não merecia.
Boavista-Guimarães: Outro jogo fraco. Só não me deu vontade de dormir porque fui ao estádio e estava muito frio. O Boavista mais uma vez ganhou nos descontos e não mereceu. Não foi superior ao Guimarães e segundo as crónicas foi beneficiado pela arbitragem. No estádio pareceu-me penalty a favor do Boavista e não me pareceu que o golo fosse em fora de jogo...
Penafiel-Nacional: Mais um fraquíssimo jogo de futebol que tive o desprazer de ver ao vivo (eu este fim de semana realmente acertei em cheio), com vitória injusta do Nacional que marcou no único! remate que fez à baliza. De qualquer forma o Penafiel desiludiu-me, uma vez que andava a praticar um bom futebol, principalmente em casa, o que não aconteceu desta vez.
Moreirense-Académica: Um jogo de aflitos, após chicotada psicológica na equipa dos estudantes que pelos vistos de nada valeu. A Académica está a afundar-se aos poucos e na próxima semana recebe o Porto... O Moreirense que para mim é das equipas mais fracas (senão a mais fraca) da Superliga lá vai lutando com as armas que pode.
Beira Mar-Braga: Mais uma chicotada psicológica de que nada valeu. E o Braga goleou. Este Braga começa a ser um caso sério na Superliga. Já ultrapassou o Benfica, vai a dois pontos da liderança e daqui a três jogos terá um sério teste na casa do Dragão. Será professor Jesualdo que vai fazer história no futebol português?
Belenenses-Gil Vicente: Este Belenenses é um mistério. É a equipa que mais vezes vai dos 8 aos 80 nesta Superliga. Depois da retumbante vitória frente ao Benfica, numa altura em que à partida se iria moralizar rumo a uma posição na tabela mais condizente com a aposta que fez para a época, surpreende tudo e todos ao perder com o Gil Vicente em casa. Há que notar no entanto que o Gil Vicente tem muito mérito nisto, e principalmente o Ulisses Morais que pegou numa equipa completamente destroçada para já a ter classificada em 10º lugar. No mínimo impressionante!...
Leiria-Maritimo: Mais um jogo que apenas vi a espaços e que me pareceu fraco. O Leiria teima em não ganhar jogos em casa e com isso não consegue ter uma classificação mais próxima dos lugares da frente. Um nulo que me pareceu que castigou as duas equipas por alguma ineficácia atacante e por alguma falta de ideias.
Porto-Rio Ave: Tal como eu preconizava na passada 6ª feira, um jogo que era difícil para os dragões e que não ultrapassaram. Para mim se tivesse que haver um vencedor teria mesmo de ser o Rio Ave. Equipa extremamente bem organizada, a trocar bem a bola, teve as melhores oportunidades de golo do jogo e só com uma infelicidade do guarda-redes (aquela saída não lembra a ninguém) é que o Porto conseguiu a igualdade. O Porto continua a ser uma equipa sem chama e sem alguém que mande. Ainda por cima sem o Maniche perde em capacidade de fazer pressão, e quando aparece uma equipa a trocar bem a bola como o Rio Ave, torna-se muito complicado conseguir vencer o jogo. E, tal como depois do jogo na Luz, tenho de endereçar os meus parabéns ao Carlos Brito!... Que grande equipa formou...
Sporting-Benfica: O grande jogo para o fim. Vitória leonina sem contestação, principalmente pela falta de atitude demonstrada pelo Benfica. Não se admite que uma equipa que está a jogar contra 10 tente andar a jogar para manter o empate. Após o intervalo a equipa do Benfica tinha mais é de partir para cima do adversário e ganhar o jogo. Ao invés, foi o Sporting que com menos um jogador foi criando oportunidades (apesar de não muitas) e, após mais uma grande fita do Sr Liedson (é de facto um óptimo actor, além de grande jogador), que fez expulsar o Alcides injustamente, lá ganharam o jogo. Para o Benfica a única coisa positiva deste jogo para mim foi a estreia do Mantorras, que me pareceu finalmente recuperado. Espero que sim pois é uma mais valia enorme para o Benfica. Quanto ao Sporting, de facto com tantos tiros no pé dos seus adversários, começa a ser candidato ao título... Mas conforme está este campeonato tudo é possível...
Abraço pra todos e bons ataques

Sem comentários: