sexta-feira, janeiro 21, 2005

Mais uma volta, mais um campeão!

Começa hoje mais uma jornada da nossa superliga, com um encontro entre os 4º e 18º classificados. O jogo não é muito importante, mas poder-se-á tornar pois o Braga tem feito um excelente campeonato, mantem-se numa posição muito boa a 1 ponto dos líderes, pode deste modo assumir o comando mesmo que temporário da superliga e para a semana defronta o FCP.
Depois, teremos o dérbie dos dérbies, não em termos de público ou história, mas em termos de rivalidade de claques e de populações, e que é o Guimarães-Moreirense. Nestes confrontos, parece-me que nos últimos anos o Moreirense tem levado vantagem, ainda me lembro do ano em que subiu à 1ª divisão ter eliminado para a taça aquele seu rival por 4-3, ou 3-2, não me lembro bem, mas sei que foi um resultado preenchido. Curioso que "um bom filho à casa volta", e é o que acontece com Manuel Machado, que teimou em fazer bons resultados frente ao clube que prescindiu dos seus trabalhos, para não dizer mais. Curioso também, é que mesmo antes da polémica à volta de Pimenta Machado que o levou a abandonar o clube, Domingos Magalhães já tinha dito que iría ser presidente do seu clube vizinho. Ironia do destino ou não, o que é certo é que estes factos existem. Só espero que este jogo seja falado pelo futebol, por estas curiosidades e não pela rivalidade de claques e populações afectas aos clubes.
Penso que o Benfica não dará grandes chances ao Beira-Mar, que na época Luís Campos irá levar para casa, certamente, a sua terceira derrota. O que para mim há a observar neste jogo, visto que conto com uma vitória certa do Benfica, será o "flash-interview" ou a conferência de imprensa de Luís Campos, já que este é o jogo certo para ele acusar árbitros e defender-se de maus resultados, dado o mediatismo do mesmo.
Jogo com algum interesse será o Nacional-Boavista, não só pelo valor equilibrado das equipas, mas por ver como reagem a resultados diferentes na ronda passada, com dois dos líderes da superliga. De recordar que o Nacional joga em casa e o Boavista fora, tal como na semana passada, ou seja, mudam-se os adversários, mantêm-se as viagens, e o resultado qual será? Será que na semana passada a despedida de Casimiro Mior vai ser encarada da mesma forma que a recepção ao novo treinador?
Jogo a não perder, parece-me que irá ser o Gil Vicente-Sporting, embora o Gil tenha perdido em casa com o modesto Penafiel na anterior jornada, penso que este treinador está a fazer um bom trabalho e poderá conseguir um bom resultado naquele que penso ser o melhor estádio de futebol em Portugal, para uma equipa como o Gil Vicente. Nada megalómano, adequado à dimensão do clube, bem localizado, num sítio amplo mas pecando um pouco nos acessos. Equipas como o Leiria, a Académica e Beira-mar deviam ter estádios como este, já para não falar no do Algarve. Já agora digo que num estudo muito recente foi constatado que a média de pessoas que se dirigem aos estádios novos não aumentou e está nos pouco mais de dez mil espectadores por jogo, o que, tirando os clubes ditos grandes, essa média baixa para quase metade. Acho melhor demolirem os estádios e cultivarem lá qualquer coisa.
Voltando à jornada, dois jogos interessantes pelo desempenho da jornada anterior e pelo equilibrio entre as equipas. Marítimo-Belenenses, em que ambos ganharam nas mesmas condições de visita, tal como Setúbal - Penafiel, em que o 1º perdeu e o segundo ganhou.
A equipa em que eu arrisco uma vitória inequívoca neste fim de semana, a par do Benfica, é o Rio Ave. Admiro o trabalho daquele treinador e o seu estar no futebol.
Deixo para último o jogo que me diz respeito, uma visita do FCP a Leiria para defrontar a união desportiva local. Espero que o FCP ganhe, mas nos tempos que correm não se avizinha nada fácil, até a julgar pela última deslocação à região centro e que aconteceu na, bem presente na memória, semana passada. Vou, pela 1ª vez aqui no blog, arriscar a equipa que eu punha a jogar:
Vitor Baía, claro; Seitaridis (e jogares como no europeu, não? avançares no terreno, também não?), Jorge (bicho) Costa, Pedro Emanuel (pensando bem até punha o Ricardo Costa) e a 1ª titularidade a Leandro (Nuno Valente, eu avisei para não ires à selecção); ministro (vestido às riscas, mas bem na mesma), Bosingwa (joga pela certa miúdo, não falhes passes, e corre, corre!) e (lá terá de ser e até acho que entrou bem contra a académica) Léo Lima; cigano (não inventes e passa mais a bola), Luís Fabiano ( "Cif" ou "Xampa", já que de fabuloso tem mostrado pouco ou nada) e (por favor faz um golo, só um, por favor) Hélder Postiga. Ufa! Isto de ser treinador de bancada cansa imenso, mas posso fazer as asneiras e ter as minhas opiniões que ninguém me despede desse cargo, eheh, afinal é este gosto e estas opiniões que fazem com que o futebol seja o desporto rei.
Bom fim de semana desportivo e pessoal para todos.

Sem comentários: