quinta-feira, janeiro 27, 2005

Mérito, Taça e Disciplina.

Mérito

Os sete pecados de Mourinho:
Gula – (s.f. o.m.q. glutonaria, avidez, gulodice, excesso de comida e bebida) Neste caso por vitórias.
Inveja – (s.f. o.m.q. glutonaria, avidez, gulodice, excesso de comida e bebida) Neste caso dos títulos que outros têm, e que ele quer conquistar também.
Ira – (s.f. o.m.q. cólera, zanga, indignação, raiva, desejo de vingança) Neste caso quando não atinge o objectivo ou sucesso pretendidos.
Luxúria – (s.f. o.m.q. libertinagem, sensualidade, lascívia) Neste caso quando atinge o objectivo ou sucesso pretendidos, e vê-se no olhar e no sorriso.
Preguiça – (s.f. o.m.q. aversão ao trabalho, tendência viciosa para não trabalhar, negligência, indolência) Neste caso qualquer semelhança com a realidade é pura ficção, a mim costuma dar-me ao fim de semana e em épocas festivas…Existe ainda o significado zoológico do termo e que é um mamífero desdentado do Brasil, que não creio compadecer-se com a fisionomia do homem.
Orgulho – (s.m. o.m.q. exagerado conceito que alguém faz de si próprio, sentimento elevado da sua dignidade pessoal, soberba, pundonor, brio, empáfia) Neste caso, tendo conquistado o que conquistou em tão pouco tempo e saído do anonimato, é caso para dizer: “orgulho-me de ter tido um treinador orgulhoso!”
Deixo para o fim a Avareza, porque o homem é bastante avarento e isso irrita-me, então não é que ele ao serviço do FCP perdeu uma final da taça de Portugal, não alcançando desta forma o mesmo número de títulos, ao serviço do FCP, que os seus pecados. Por amor de Deus, Sr. Mourinho, não seja mesquinho e sovina no seu futuro.
Parabéns e obrigado Mourinho, por todo o trabalho realizado, por todos os títulos conquistados, por todas as alegrias dadas, por todo o entusiasmo posto, pela dedicação, pelo trabalho, pelo carinho demonstrado, pelo profissionalismo, pela escolha, motivação, educação e treino dos jogadores, pela responsabilidade que tiveste nas minhas inúmeras deslocações à avenida dos aliados e a Sevilha, pelo serviço prestado ao clube pelo qual torço e sou sócio, e pelo qual fizeste com que se transformasse num ícone do futebol europeu e mundial. Por tudo isto, o meu obrigado. Aproveito este assunto, para mais uma vez dar o meu voto de confiança a esta direcção, a esta administração, que ao contrário de muitas outras, percebem muito, mas mesmo muito de futebol, apesar de estarmos a atravessar um período menos bom, talvez sinónimo do que eu já escrevi no início da temporada, ou seja, de adaptação, de um novo ciclo do reerguer da chama do Dragão.

Taça

Relativamente à taça de Portugal que ontem e anteontem se realizou, destaque para a segunda vitória do Boavista no campo do Nacional no espaço de 4 dias. Destaque também para a vitória do Setúbal sobre o Guimarães com os reforços do FCP a fazerem estragos mais uma vez, levando à demissão do técnico vimaranense. Destaque também para a vitória do clube aqui do nosso amigo Estrela, sobre o primo – divisionário Penafiel.
Deixei para último o clássico Benfica – Sporting pela dimensão e mediatismo do jogo. Contrariamente a muitas opiniões que tenho ouvido e lido, quer na imprensa falada quer na escrita, eu não achei um grande jogo de futebol jogado. Um espectáculo de futebol necessita de golos, de emotividade, de indecisão no resultado, “de calafrios” na barriga dos adeptos, de alegria e de tristeza, e isso sim, este jogo teve e foi isso que aconteceu, espectáculo. Agora de futebol bem jogado penso que este jogo foi parco. Quatro golos em 22 minutos, tendo sido três deles obtidos pela cobrança de livres e um em fora de jogo, dá-me sustentação ao que acabei de dizer. Agora os outros dois golos, principalmente o do Paíto, depois de correr 80 metros fazer aquela maldade ao Luisão, tem que se lhe diga…
Parabéns ao Benfica e aos seus adeptos, mesmo àqueles que já se tinham ido embora e tiveram de voltar para trás para verem os penalties, pela vitória e pela passagem à nova eliminatória da taça de Portugal.

Disciplina

Gostaria de deixar aqui uma consideração sobre o que se tem passado ultimamente no FCP, e em questões disciplinares e de agressões. Fiquem desde já com a ideia que, para mim, a violência entre adeptos, jogadores, árbitros ou outro qualquer interveniente num jogo, é reprovável e punível, como o é na sociedade em geral. Por isso, os jogadores do FCP que tiveram, têm ou que virão a ter atitudes destas, devem ser punidos e multados, não só pelo clube mas por quem de direito. Agora, eu acho que os jogadores do FCP em questão, apesar de deverem ser punidos e multados como disse, não o podem ser, visto que situações similares foram deixadas ao abandono, abrindo assim um precedente. Mais, gostaria de ver punidos, multados e criticados, todos aqueles que tentam enganar o árbitro, os adeptos, os clubes e o espectáculo futebol, simulando e fingindo lances. Acreditem numa coisa, mete-me mais nojo um jogador simular do que uma agressão, e dou um desses exemplos, a suposta cuspidela de Pepe a João Paulo é criticável e condenável, mais uma vez, mas João Paulo estava no chão agarrado à cara, a contorcer-se de dores, parecia que o mundo ia acabar, mas mal sentiu a dita acção de Pepe, parecia que ia com a bola isolado para a baliza em forma do jogador do FCP para efectivar o lance. Uma vergonha! Ontem aconteceu um caso desses, com um desfecho muito mau para Hugo Viana, a expulsão, por alegada agressão ao pequenino João Pereira.
Queria deixar aqui uma ideia que deve ser nova, pelo menos para aqueles que não são apoiantes do FCP, e que é a seguinte: Que tal criticarmos os jogadores de futebol do nosso clube quando estes nos tentam enganar num jogo em que participam? Eu já fiz a minha parte, e pelo menos uma das duas novas dispensas do FCP vão nesse sentido, concretamente o enganador César Peixoto. Rua com ele! Apesar de eu o achar bom jogador…
Um abraço,
João

Sem comentários: