segunda-feira, janeiro 31, 2005

(Alguma) Reflexão

Treze horas já passaram após tudo o que presenciei ontem à noite no Lindo Estádio do Dragão, já dormi (mal, mas enfim...), tive algum tempo para reflectir sobre tudo que se passou ontem e, sobretudo até ao momento nesta época com o «meu» clube.
Estou certo que esta deve ser a primeira coisa que todos os portistas deveriam fazer, incluindo obviamente toda a direcção do clube e da SAD, dado ser ela a que tem nas mãos a responsabilidade de resolver os problemas para os quais eles próprios contribuiram de sobremaneira.
O TREINADOR, Victor Fernandez, pediu, pede e, certamente irá continuar a pedir tempo. Contudo já lá vão cerca de 6 meses e não se vislumbram melhorias no rendimento, nas atitudes e, claro está, nos resultados da equipa. Passa-se exactamente o inverso. Como principal responsável pelo conjunto tem as suas grandes responsabilidades no que está a suceder. Infelizmente, eu que sou contra as chicotadas psicológicas, creio que nesta altura o FCP faria muito bem em contratar um novo treinador, desde que ele seja português e, o ideal seria fazer tal e qual como aconteceu recentemente com outro treinador, ou seja, recuperar a equipa para a próxima época! Sim, é mesmo isso, esta época so por mero acaso é que o FCP conseguirá superar todas as adversidades que ele próprio criou!
Os jogadores são bons, ninguém duvide disso. Dou aqui o exemplo de um, o Diego. Tem uma técnica individual como poucos no Mundo, recebe quase sempre bem a bola, protege-a como ninguém e remata bem (mas pouco). Tudo parece perfeito, não é? Que lhe falta então? A resposta é muito simples. Na minha opinião, falta-lhe um Professor! Um treinador que lhe diga que eu, todos os restantes adeptos do FCP e os colegas dele não vamos ao Dragão, nem aos outros Estádios todos onde a equipa se desloca para o ver jogar a ele, mas sim ao nosso clube e respectiva equipa! Não me lembro de ver o nosso suposto "número 10" a fazer uma assistência para golo, com aqueles passes que rasgam as defesas, não me lembro de o ver a pôr os extremos a correr. O Quaresma anda ali descansadinho porque não o põem a usar a sua velocidade. Na primeira parte em Leiria, o nosso 10 foi o Leo Lima que deu outra objectividade ao jogo da equipa. O resultado foi que o FCP fez uns belos 45 minutos, nos quais o Quaresma e o McCarthy se fartaram de correr e estavam sempre em jogo, apenas e só porque havia ali alguém que os punha constantemente a criar desequilíbrios!
A verdadeira questão é que dá a nítida sensação que actualmente há jogadores que, independentemente da sua forma, têm de jogar sempre! É isto que está a dar cabo disto tudo! Acaba o espírito de grupo, acaba a sinergia com o público, enfim termina tudo aquilo que nos fazia diferentes de todos!
Só para terminar, não quero com este comentário menosprezar toda a justiça que o SC Braga teve no triunfo de ontem à noite no Dragão. Como se vê, pelo trabalho realizado por Jesualdo Ferreira, é possível ter jogadores com boa capacidade técnica (Jaime, Wender) a jogarem em prol de um conjunto! Parabéns ao Braga.

Sem comentários: