sábado, janeiro 22, 2005

ESTA SEMANA

Esta semana que se inicia é decisiva em muitos aspectos. O campeonato está emocionante, bem disputado, independentemente da qualidade dos espectaculos não ser por aí além, a verdade é que a incerteza nos resultados, e a perca de pontos pelas equipas ditas "grandes", tem sido o "tempero" essencial, para a afirmação das outras equipas de plano intermédio.
Esta semana ainda vai ser decisiva para Benfica e Sporting, quanto ás aspirações dos dois na conquista da Taça de Portugal, que nos ultimos anos (direi na ultima decada) perdeu a importãncia que já teve em tempos.
Com o devido respeito pelas chamadas equipas pequenas, não me parece que o prestigio da conquista da taça de Portugal, seja hoje o mesmo de outrora.
Uma coisa é quando uma vez sem exemplo, uma equipa pequena chega longe na Taça, outra coisa é, quando a final se disputa entre o Estrela da Amadora e o Farense, ou o Porto joga contra o U. Leiria, o Sporting contra o Leixões.
Quanto a mim, a taça devia ser disputada de moldes diferentes, com os jogos até aos oitavos/quartos final a serem disputados no campo da equipa da divisão inferior, e a partir daí, deveriam ser jogados em duas mãos.
Tambem esta semana, termina o prazo de transferencias, e tambem por aí, se verá quem melhores negocios fez, e quais as equipas que melhor apetrechadas estão, para fazer face á segunda parte do campeonato.
A surpresa maior está para vir! E essa, diz respeito à actual situação fiscal dos clubes. Contra todas as expectativas, a liga de clubes e a federação, serviram de "escudo de protecção" aos clubes, apresentando garantias ao governo, quanto ao cumprimento do Totonegócio. passados todos estes anos, os clubes não só, acabaram por não pagar a divida, com parece que agora dizem que não tem dinheiro, e tudo isto parece-me um contrasenso, sobretudo quando assistimos diariamente á chegada de novos jogadores, os chamados reforços.
Aguardo ansiosamente os novos desenvolvimentos deste caso, porque independentemente de gostar de futebol e de ser sportinguista, entendo que as obrigaçoes fiscais são para todos por igual para serem cumpridas,e que não podem (devem) haver excepções.
O rigor e a verdade são fundamentais para o desenvolvimento do futebol em Portugal, pois só assim, algum dia os chamados clubes pequenos poderão discutir os campeonatos em que vão participando, deixando de ser meras figuras decorativas.
Boa semana desportiva, sem casos e muito bom futebol

Sem comentários: