segunda-feira, janeiro 31, 2005

93 Anos depois!

Desloquei-me ontem ao estádio do Dragão para meu infortúnio. Sexta-feira tinha chegado a vinheta correspondente ao pagamento das quotas de sócio. Estava frio mas achei que iría valer a pena deslocar-me lá. Enfim, não pudería estar mais enganado. Algo vai mal, muito mal no meu clube. Já aqui disse várias vezes que sintoma disso é contratar-se um jogador que se conhece mal e pô-lo logo a jogar. Passou-se ontem com o Cláudio, e não quero dizer com isto que ele esteve mal, porque até mostrou algo de interessante, já se tinha passado com o Leo Lima, que esteve bastante bem nesse jogo, mas passar-se-á sempre que houver desnorte. O FCP entrou em campo com dois jogadores titulares indiscutiveis da época passada, dois! Vitor Baía e Costinha, já que Pedro Emanuel era minoritáriamente titular, assim como Bosingwa. De resto, conte-se 5 brasileiros, 6 com a entrada de Cláudio, um grego e o resto portugueses.
Uma das leis de Murphy diz que se algo tem tendência para correr mal, então vai correr mal de certeza. O FCP já devería estar consciente do ciclo que se fechou na época transacta, pela dimensão dos feitos, pela adequabilidade da equipa aos mesmos, e, quanto mais não seja, pela ausência de técnicos e jogadores que permitiram que eles fossem atingidos. O que se vê nesta altura, não é nada mais nada menos do que ausência da capacidade de ultrapassar este periodo de mudança. Algo falhou no início e que se está a tentar remendar à força com a contratação de jogadores. Ou então algo muito pior, está muita gente a encher os bolsos ao mesmo tempo que os sócios ficam incrédulos. Já se sabe que anda muito dinheiro no futebol e nos seus meandros nem se fala, só que antes, quem ganhava o dinheiro estava minimamente preocupado com o sucesso do clube. Agora é o que se vê! Fala-se de similaridades com o ano em que Octávio Machado foi treinador do FCP e que antecedeu a vinda de Mourinho, depois de termos perdido no Bessa, pois bem, nesse ano pareceu-me que os jogadores estavam literalmente a "fazer a cama" ao treinador, coisa que este ano não me parece. Se acham que o treinador não serve, que se mande embora o mais rápidamente possível. O que me parece é que hoje em dia muita gente manda, muita gente tem opinião e interesses.
Não me venham dizer que o campeonato está nivelado por cima, porque a exibição de ontem do FCP esteve demasiados furos abaixo, que qualquer equipa que jogasse alguma coisa de jeito, arrancava pontos. Beira-Mar e Boavista conquistaram 3 pontos no Dragão e eu pergunto: O Beira-Mar joga bem? O Boavista joga bem? O FCP não joga, ou não jogou, rigorosamente nada! O Braga tem o mérito de ter imposto uma pesada derrota ao FCP, e de assumir as despesas do próprio jogo, ou seja, não veio cá para empatar, veio jogar de "peito aberto", e aí sim, reside o seu sucesso! Se olharmos para anos passados, vemos equipas como o Braga ou outras que estão a fazer um bom campeonato, com plantéis tão bons ou melhores do que este ano, por isso, não é nelas que reside a diferença, mantenho. O FCP é, actualmente uma equipa banal, do meio da tabela!
Ainda sobre o jogo, há um ditado brasileiro que diz que "pão de pobre cai com a manteiga virada para o chão". Quero com isto dizer que, para além do FCP não jogar nadinha e merecer tantas derrotas quantas as necessárias para se reerguer, o segundo golo surge de um fora de jogo escandaloso, o 1º e 3º golos nascem de infantilidades de dois jogadores do FCP e no estádio pareceu-me, que a expulsão do Maniche é tão adequada como sería uma vitória do FCP neste jogo.
Parabéns ao Braga, aos seus adeptos que se deslocaram ao estádio, e foram muitos, ao seu treinador e aos seus jogadores.
O título do meu comentário faz referência ao ano em que o Titanic também bateu no fundo, só espero que não seja no mesmo mês, porque para o FCP será tarde de mais, se quiser manter aspirações ao título e/ou lugares de acesso à liga dos campeões esta época.
O meu clube foi, é e será sempre o FCP! Nos bons e maus momentos!

Sem comentários: