segunda-feira, março 14, 2005

As razões do sucesso (até agora) do SLB na Superliga

Depois de um fim de semana simplesmente maravilhoso para um adepto benfiquista, quero deixar a minha opinião pelo aparente sucesso que o meu clube começa a ter na Superliga, apesar do mesmo poder ser efémero face ao equilíbrio da mesma até agora. Então aqui vai, de trás para a frente como deve ser construída uma equipa:
- Regresso de Miguel: Apesar de ainda não estar ao nível do Euro 2004 ou do início desta época, está em claro crescendo de forma e vai ser uma peça muito importante para o final da Superliga. É claramente o melhor defesa direito a actuar em Portugal, pois é rápido, tem técnica e apoia como nenhum outro o flanco direito da sua equipa no ataque.
- Consistência dos Centrais: Por mais que se queira criticar a dupla Luisão/Ricardo Rocha, o Benfica está a beneficiar e em muito o ter uma dupla de centrais estável, que já joga junta há 1 ano, e que se conhece como ninguém.
- Dos Santos: Para mim é uma das surpresas do actual Benfica. Pensava que Fyssas ia ser muito mais importante do que este cabo-verdiano, mas a verdade é que Dos Santos tem sido sempre melhor do que Fyssas (que só tem complicado quando joga) e além disso Simão ganha também um apoio no seu flanco com a presença do ex-Marselha.
- Melhor dupla de médios-centro da Superliga: Por muito que doa aos adeptos do Porto ou do Sporting, têm de concordar que a dupla Petit/Manuel Fernandes é a mais consistente da Superliga. Ainda por cima depois das ausências em alguns jogos de um ou de outro, temos conseguido em vários jogos seguidos contar com os 2 atletas e as vantagens são óbvias. Ainda neste último jogo, o grande golo de Mantorras foi depois de um roubo de bola fantástico e arranque de 30 metros do Manuel Fernandes. Em quase todos os últimos jogos do Benfica, os melhores jogadores da equipa são estes dois Srs. Mais um problema saudável para o Sr. Scolari. Faz sentido colocar Maniche na Selecção quando neste momento Manuel Fernandes está muito superior a ele, tanto em termos físicos como psicológicos??
- Nuno Assis: Para mim é o factor principal de sucesso do SLB. Se repararem bem, coincidência ou não, desde que veio para o Benfica, ainda não perdemos um único jogo na Superliga. Com ele o Benfica ganha capacidade criativa, defende melhor, liberta Simão e Geovanni, e serve melhor os seus Pontas de Lança. Se verificarem, em confronto com os outros rivais, é claramente a melhor contratação de Inverno de qualquer um dos clubes. E espero que nos continue a ajudar rumo ao título.

Uma última palavra para Pedro Mantorras. Que saudades tinha eu como benfiquista, bem como muitos como desportistas, de ver este menino encantar a plateia com um grande golo. Aquele grito que deu após o golo pareceu um golo misto de alegria, confiança e raiva, de um menino que aquilo que quer é jogar à bola, marcar golos e vencer. Bem vindo Pedro!!!

Sem comentários: