segunda-feira, março 14, 2005

O Mundo do Futsal

O mundo do futsal anda ao rubro, grandes eventos estão para acontecer e as fases decisivas da época aproximam-se...
Primeiro vou pedir desculpa por uma opinião irreflectida, depois de ler este artigo no Futsal Portugal, sou obrigado a admitir que estava errado quando critiquei a prestação da selecção nacional nos últimos grandes torneios internacionais, Europeu e Mundial. Julgo que é importante sabermos admitir quando erramos, isto não quer dizer que deixei de ter ambição para ver a minha selecção chegar mais longe, mas tenho de ser realista...
Parabéns ao Sr. Pedro Catita pelo excelente artigo.

Durante a semana passada disputaram-se os oitavos de final da taça de Portugal, em que a grande surpresa foi a eliminação do actual 4.º classificado do nacional da 1.ª divisão (Olivais) pelo Belenenses, líder incontestado da serie B da 2.ª Divisão. De destacar as vitórias do Freixeiro sobre o Sporting por 5-3 (tal como na época passada) e do Boavista em Mondim de Basto sobre o Modicus por 5-3 após prolongamento.
Nos quartos de final vão estar 3 equipas da 2.ª divisão (Belenenses, Sporting de Braga e Vila Verde) e 5 equipas da 1.ª divisão (Benfica, Freixeiro, Sporting de Pombal, Fundação Jorge Antunes e Boavista).

No campeonato nacional aproxima-se a fase decisiva da época, os play offs, Benfica e Sporting discutem os 2 primeiros lugares da primeira fase, com alguma vantagem para o Benfica que parece estar em melhor forma, o 3.º lugar parece ser do Freixieiro, e Olivais, Sporting de Pombal e Fundação Jorge Antunes devem lutar pelo 4.º lugar. Famalicense, Sassoeiros, Alpendorada, Estrela da Amadora e Modicus lutam por 2 lugares nos play offs.
Na minha opinião vamos ter nos quartos de final dos play offs os seguintes confrontos : Benfica-Sassoeiros, Sporting-Famalicense, Freixieiro-Sporting de Pombal e Fundação Jorge Antunes-Olivais.
Mas ainda faltam 7 jornadas para o fim da primeira fase...

Começa hoje a 2.ª fase da UEFA futsal Cup, o representante Português é o Sporting, que irá medir forças com os Belgas do Action 21 Charleroi (anfitriões), Boomerang Interviu (campeão europeu) e Svea Lesna (campeão Esloveno e eliminou o campeão Italiano). Os jogos vão ser transmitidos pela Sport TV.
Tarefa muito difícil para o Sporting, mas a esperança é a última a morrer, e pode ser que os campeões europeus, que nem estão a fazer uma grande época (estão em 3.º lugar a 10 pontos do 1.º na Liga Espanhola) se encontrem num dia não...

Para finalizar uma grande notícia para o futsal Português, vamos ser anfitriões do próximo Euro 2007, vai se realizar na zona do Porto, no pavilhão Rosa Mota e no pavilhão dos congressos de Matosinhos, espera-se que seja um sucesso, tal como nos temos habituado nos últimos grandes eventos que organizámos.

Abraços e bons ataques!

Sem comentários: