quarta-feira, março 09, 2005

Chelsea "In", Barcelona "Fuera"

Sinceramente acho que passou a equipa que mais quis ganhar. Houve imensas oportunidades para ambos os lados, embora eu ache que teve mais sorte a equipa que passou e na inspiração do seu guarda-redes. Se o Chelsea entrou muito bem no jogo e fez muito cedo aquilo que lhe competia, ou seja, marcar e ficar em vantagem na eliminatória, o Barcelona ficou apático a ver jogar e com o descrédito natural de quem sofre 3 golos em 20 minutos. Acho também que há excesso de zelo do Colina ao marcar o penaltie, mas o que é certo é que isso trouxe outro ânimo ao jogo, e logo a seguir o Barcelona faz o segundo golo pelo jogador mais criativo do mundo, logo a seguir de uma jogada fenomenal do mesmo. Penso que os papéis se inverteram na segunda parte. Embora o Barcelona estivesse já em vantagem na eliminatória, foi a equipa que mais dominou e que mais situações de perigo criou. Veja-se as substituições de Mourinho, que a meu ver testemunha o que referi anteriormente: Paulo Ferreira sai, talvez por problemas físicos mas também por ter apanhado à frente os piores adversários possíveis: Ronaldinho e também Eto'o, e ou estava bem fisicamente e inspirado, ou então era melhor esquecer, foi o que aconteceu; Sai Gudjonhsen e entra Tiago logo a seguir ao golo, numa clara tentativa de parar as incursões do meio campo catalão, começando a defender o resultado; Dando resposta à entrada de Maxi Lopez, manda entrar o gigante alemão Huth para a sua função de central. O que quero com isto dizer é que não critico minimamente as opções tácticas de Mourinho, mas ao mesmo tempo digo que estranhei a falta de mudanças de jogadores na equipa e mais cedo. E isso traduz-se no respeito e medo de perder o jogo. Recordando o último jogo da Premiership, ao ver a sua equipa sofrer um golo e empatar esse jogo, Mourinho de imediato mandou entrar dois jogadores e com alguma sorte merecida, marcou logo a seguir. Quando há muito equilibrio entre o valor das equipas, os jogos são decididos muitas vezes por erros dos adversários O jogo, como todos vimos, foi decidido por um lance de bola parada, que advém de um erro de marcação, mas penso que o Ricardo Carvalho faz falta sobre o guarda-redes Valdez.Em suma, pela atitude demonstrada, pelo querer marcar e ganhar, pela motivação e empenho da 1ª parte, acho que seguiu em frente a equipa que mereceu, mas não a melhor e mais perigosa. Sem dúvida que a defesa do Barcelona não está ao nível dos atacantes que tem. Eto'o é uma "máquina" de jogar futebol, Ronaldinho é uma "máquina" de pensar e inventar (no bom sentido) futebol e Deco é o maestro de serviço que fecha este triangulo maravilhoso de ataque.Eu sou um adepto fervoroso dos treinadores Mourinho, Silvino e Baltemar, do preparador fisico Rui Faria, dos jogadores Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Tiago, não só por serem portugueses, mas por serem bons jogadores que tantas alegrias deram ao serviço do meu clube no passado (excepção feita ao Tiago neste último caso), mas penso que no cômputo geral o Barcelona merecía seguir em frente. Eu estava a torcer para que fosse um bom jogo e não há dúvida que o foi. Tratando-se de duas equipas estrangeiras, e sendo eu adepto só do meu clube, a minha simpatia e desejo era que o Barcelona passasse a eliminatória, porque tem o Deco que diz muito ao meu clube, porque tem outros jogadores que admiro muito, por ter uma história colossal em quase todas as modalidades e por ter sido a melhor equipa e a que mais mereceu passar. Contudo, espero que daqui para a frente tenham muita sorte, que ganhem a premiership e se possível que se encontrem com o meu FCP na final...

Sem comentários: