terça-feira, março 15, 2005

O fenómeno Mourinho


Mourinho é realmente no momento o maior fenómeno no futebol mundial. Como sabem eu admiro tanto as suas qualidades como treinador como condeno a sua personalidade arrogante que demonstra, mesmo sabendo que isso faz parte do "jogo" que ele cria para motivar os seus jogadores, os seus dirigentes e os seus adeptos.
O que não compreendo é esta recente vaga de fundo europeia contra as afirmações do José Mourinho, dizendo que fomentam a violência e que é inimigo do futebol. Se assim é, onde estavam os grandes Srs. do futebol europeu quando o mesmo árbitro que agora se retira por ameaças foi barbaramente agredido em pleno Olímpico de Roma perante os adeptos do Roma?... Onde estavam os grandes Srs. do futebol quando o Wenger e o Ferguson em Janeiro andaram a esgrimir violentos argumentos antes de um Arsenal-Manchester?... Onde estão os grandes Srs. quando os treinadores falam mal da arbitragem?... É que infelizmente isto não se passa só em Portugal como o caso do passado fim de semana (o Jorge Regadas se o Mourinho é mau para o futebol, devia ser banido do país...), mas em toda a Europa. Depois do grande jogo de futebol que vimos faz hoje 8 dias, os jogadores do Barcelona disseram que foram roubados, falaram de racismo, envolveram-se em confusões. E alguém disse que eles tiveram mau perder, que incitaram à violência, que são maus para o futebol??...
O que eu acho sinceramente é que o José Mourinho está a começar a incomodar muita gente no futebol a nível europeu, pois começa a ganhar muita coisa, e como tem aquilo estilo arrogante isso irrita muita gente. Agora, não entendo é o que é que ele tem a ver com ameaças de morte recebidas por um árbitro. Se por acaso um adepto romano (um dos que o agrediu em Roma) aproveitasse o momento para o ameaçar de morte a culpa agora era do Mourinho?... Onde estavam os árbitros europeus aquando dos incidentes de Roma para fazerem uma greve???
Concluindo, não sou a favor que se culpe os árbitros pelas derrotas do nosso clube, mas daí a defender que o Mourinho é o culpado de todos os males e que queixar-se de arbitragem é incitar à violência, é um exagero. Além disso, Mourinho é responsável por muito do espectáculo futebolístico mundial de hoje em dia. Sendo assim, não está a mais no futebol. Se calhar até há Mourinho a menos no futebol. Com menos arrogância, claro... :-)

Sem comentários: