quinta-feira, março 17, 2005

Clubes atacantes a descobrir III

Estou de volta com a 3.ª parte da rubrica “clubes atacantes a descobrir”, desta vez apresento-vos aquele que até à pouco tempo era o principal clube do concelho de Sintra, o Sport União Sintrense.

A data oficial da sua fundação, é de 7 de Outubro de 1911, surge pela vontade e espírito empreendedor de um grupo de jovens da Escola Primária José Domingos Morais.
Tudo começa com um grupo de operários Lisboetas que se encontravam em Sintra a realizar as obras de restauro do Palácio Real da Vila, isto em 1908. Foram estes operários os responsáveis por incutir nos jovens Sintrenses o gosto por este novo desporto que estava a dar os primeiros passos em Portugal, o futebol. Estes operários aproveitavam as suas horas de lazer para fazer umas “peladinhas” no terreiro fronteiro ao Palácio, os jovens Sintrenses que aqui tiveram a sua primeira aproximação a este novo jogo, depressa ganharam o gosto pelo futebol. Os jovens, mais firmes nas suas convicções e dispondo de mais tempo e maior espírito organizador, fundam o clube a que deram o nome de Sport União Sintrense.
Depois de alguns anos a fazer as delícias das gentes de Sintra com os emocionantes duelos com o Sintra Futebol Clube e o S. Pedro Futebol Clube, que proporcionaram grandes tardes emocionantes de futebol, o Sintrense é o único destes 3 clubes que consegue resistir (o S. Pedro F.C. é hoje o 1.º Dezembro) e sempre foi o clube que conseguiu ser mais organizado e persistente na sua luta pela promoção do futebol em Sintra.
Em 1930, consegue o seu parque de jogos, na Portela de Sintra, momento histórico para o clube.
34 anos depois, em 1964 o Sintrense volta a fazer história, ascendeu à II Divisão Nacional, onde esteve durante 14 anos sucessivos.
Até hoje o clube tem oscilado entre a 2.ª divisão B e a 3.ª divisão nacional, a falta de verbas não permite ao clube arriscar o profissionalismo.
De destacar que o actual Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, foi aluno da escola primária que funcionou durante muitos anos na sede do clube.

O clube acabou de concluir uma importante obra, houve associados que chegaram mesmo a afirmar que já morriam descansados depois de ver a nova bancada do parque de jogos da Portela de Sintra erguida. É uma bancada que está na origem de alguns problemas para o clube, o objectivo era arrendar a parte de baixo da bancada de forma a proporcionar mais uma fonte de receitas ao clube, mas por uma razão ou outra, ainda não foi possível fazê-lo.
Para além do campo principal relvado, o parque de jogos tem ainda um campo sintético adjacente, com uma excelente bancada coberta que tem capacidade para cerca de 2000 pessoas.
Actualmente o clube ocupa uma decepcionante 11.ª posição na serie E da 3.ª divisão nacional, está a ser uma época desastrosa a nível desportivo, mas a ambição mantém-se, e para o ano o objectivo é subir à 2.ª divisão B novamente.

Grande abraço e Bons ataques!!

Sem comentários: